Projetos‎ > ‎

Comunicação Digital







O Projeto Comunicação Digital - PCD foi criado em novembro de 2006, por mim e meus amigos: Edilza Detmering, Fernando Brandão, Flávio Ribeiro, Leandro Almeida e Pedro Gustavo.

No início, o PCD tinha o objetivo de difundir o uso do Software Livre entre os outros alunos e funcionários do Institituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB, antigo CEFET-PB. Para isso, a gente realizou as seguintes ações:
  • Gravação e distribuição gratuita GNU/Linux;
  • A organização anual de um evento para a divulgação de outros projetos, apresentações de trabalhos acadêmicos e difusão das tecnologias de Sofwares Livres utilizadas nas empresas e universidades da Paraíba e Estados vizinhos.
  • E a realização das oficinas de Introdução ao GNU/Linux (Eu e Leandro Almeida), Programação em Python (Flávio Ribeiro e Igor Sobreira) e Montagem e Manutenção de Computadores (Fernando Brandão e Ramon Leonn).



Felizmente, o projeto cresceu e em Abril de 2007, durante o I Encontro Comunicação Digital - ECD tornou-se o Núcleo Comunicação Digital -NCD do IFPB.


Depois disso, alguns membros da equipe saíram e outros vieram para continuar o trabalho. Novas ações foram realizadas como: a oficina de Cabeamento Estruturado em Redes de Computadores (Bruno Cavalcanti), o Grupo de Estudos para Certificação Linux Professional Institute GREC-LPI (Antônio Flávio) e o II ECD.



Mas em julho de 2008 o NCD foi totalmente reestruturado, sendo sub-dividido da seguinte maneira:

        |- Setor de Difusão de Tecnologias Livres
        |------ Marketing\Promoção de Eventos\Administração Financeira
        |- Setor de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Livres
        |------ Projetos de P&D


O núcleo também mudou de nome e passou a se chamar Núcleo Comunicação Digital de Difusão e Desenvolvimento de Tecnologias Livres - Cefet/PB. Na prática ele continua sendo conhecido por Núcleo Comunicação Digital - NCD. Mas esse nome formaliza os objetivos e define que o NCD apoia a difusão e o desenvolvimento de Tecnologias Livres.


As novidades mais interessantes foram a criação dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D:

  • Slim Editor: uma suíte a ser desenvolvida em Python que terá várias ferramentas para visualização e/ou edição de arquivos ODF em dispositivos móveis, nas plataformas Symbian e Maemo. O Slim será desenvolvido por mim, Danilo Lucena, Flávio Ribeiro, Igor Gadelha, Janaina Militão, Jean Zee Liee, Jonatha Silva e Rafael Tavares.
  • SACI - Sistema de Auditoria Computacional Inteligente: uma ferramenta empregada na área de forense computacional. O SACI é desen volvido por Leandro Almeida e Rosana Bezerra, sob orientação do Prof. Elionildo Menezes. Para mais informações acesse: http://saci.comunicacaodigital.org

  • Gerenciador de Oficinas: Uma ferramenta Web desenvolvida por Vinícius Martins, usando Django, que irá automatizar o processo de inscrição e seleção dos alunos das oficinas a serem promovidas pelo NCD.
  • Mobile Group IFPB: Um grupo de estudo formado por alunos e ex-alunos do  IFPB, com objetivo de estudar as tecnologias de hardware e de software dominates nos dispositivos móveis. Para mais informações acesse: http://ifpbmobile.rg3.net
Visite o portal do NCD para conhecer as ações, os eventos, as oficinas e os projetos de P&D que estão sendo desenvolvidos, além de saber como contribuir com o nosso trabalho.