Distinções ADL


REGULAMENTO DISTINÇÕES ADL

“Distinções ADL” é um evento organizado anualmente pela Associação para o Desenvolvimento Local da Lourinhã, para premiar com um galardão de mérito por categorias, instituições, empresas, associações e personalidades do concelho da Lourinhã, que tiveram um desempenho relevante na comunidade, durante o ano anterior.

1. Objetivo

Promover a excelência e a qualidade no concelho da Lourinhã.

Divulgar agentes de desenvolvimento do concelho da Lourinhã.

Reconhecer e premiar o desempenho extraordinário de entidades e personalidades, que se destacam na sua área de atividade.

Homenagear entidades e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do concelho da Lourinhã.

2. Metodologia

2.1 Categorias e entidades parceiras

A ADL define as categorias de acordo com as áreas mais relevantes no concelho, e de modo a reflectir a dinâmica da comunidade local.

Para cada categoria, e em cada ano, a ADL escolhe uma entidade parceira que será a responsável pelas nomeações. As entidades parceiras podem ser associações e instituições públicas ou privadas, do concelho ou com presença no concelho, e que são escolhidas pela sua atividade, experiência ou conhecimento em cada categoria.

É da responsabilidade da Direcção da ADL as categorias: Acontecimento do Ano, Personalidade do Ano e Prémio Carreira.

2.2 Nomeações

Cada entidade parceira nomeia para a sua categoria, três instituições, empresas ou personalidades, que se destacaram no ano anterior, apresentando uma fundamentação escrita para a nomeação de cada um (até 150 palavras).

Cada entidade parceira pode adoptar a metodologia de selecção que considerar adequada à categoria e ao público-alvo. Pode também desenvolver os seus procedimentos de pesquisa, consulta, averiguação do desempenho junto dos possíveis nomeados, de modo a recolher informação que permita fundamentar a nomeação.

As entidades parceiras não podem ser nomeadas para a categoria em que colaboram. Nenhum membro dos órgãos sociais da ADL pode ser nomeado.

2.3 Auto-nomeações

Podem ser apresentadas auto-nomeações, por parte de associações, instituições ou indivíduos, que considerem ter tido um desempenho relevante no ano anterior.

A auto-nomeação deve indicar o nomeado (a), a categoria a que concorre, ser fundamentada com um texto (máximo 150 palavras), e enviada para adldistincoes@gmail.com.

2.4 Eleição

Após a recepção de todas as nomeações e das auto-nomeações, a direcção da ADL escolhe em cada categoria, com base na fundamentação apresentada, o nomeado a ser galardoado com a Distinção ADL. A escolha dos galardoados é da exclusiva responsabilidade da Direcção da ADL e sobre ela não recai recurso.

Nas categorias: Acontecimento do Ano, Personalidade do Ano e Prémio Carreira, não há nomeações, sendo da responsabilidade da Direcção da ADL, a selecção e indicação do galardoado.

Os membros da Direcção da ADL abstêm-se de votar em categorias onde hajam nomeados com os quais tenham relação profissional, ou associativa ao nível dos órgão sociais.

2.5 Divulgação e entrega das distinções

Após todas as entidades parceiras comunicarem os nomeados, estes serão divulgados pelos meios de comunicação ADL e locais, com antecedência em relação ao evento final.

Os galardoados serão anunciados num evento anual a realizar em maio, denominado Gala das Distinções.