OBREIRO Mal e OBREIRO Bom

 
O mau Obreiro:
Resiste a Palavra e a repreensão:

(II Timóteo 4:14) - Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras.


O bom obreiro:

Busca ouvir e obedecer a Palavra e até a repreensão:

(Provérbios 18:15) - O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.

(Provérbios 25:12) - Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento.


O mau Obreiro:

É inconstante e indeciso:

(Atos 13:13) - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.

(Atos 15:38) - Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.


O bom obreiro:

É firme e constante sendo ultil para o ministério.

(II Timóteo 4:11) - Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

(I Corintios 15:58) - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.


O mau Obreiro:

É rebelde e seduz a outros para se rebelar contra a autoridade do homem de Deus.

(Números 16:1-3) - E CORÉ, filho de Jizar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filho de Pelete, filhos de Rúben.

E levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, homens de posição,

E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do SENHOR?


RESULTADO DE QUEM SE LEVANTA CONTRA A AUTORIDADE DO HOMEM DE DEUS:


A igreja sofre:

(Números 16:49) - E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré.


Os rebeldes são destruídos:

(Números 16:31-33) - E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu. E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens. E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao abismo, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação.


O bom obreiro:

Obedece e respeita a autoridade do homem de Deus ainda que pareça loucura:

(I Reis 18:43) - E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes.


O mau Obreiro:

É ganancioso:

(II Reis 5:26-27) - Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.


O bom obreiro:

Seu maior desejo é ganhar a Cristo ainda que tenha que

" perder Os filhos, bens, mulher,



Embora a vida vá,



Por nós Jesus está,



E dar-nos-á seu reino."
(Castelo Forte-Martinho Lutero)



(Filipenses 3:8) - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,


O mau Obreiro:

Tenta se auto-promover:

(II Samuel 15:6) - E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.


O bom obreiro:

Promove unicamente a Cristo:

(João 3:30) - É necessário que ele cresça e que eu diminua.


O mau obreiro:

É insubmisso e se considera maior que os outros:

(Lucas 22:24) - E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.


O bom obreiro:

É submisso e sempre considera os outros como maior:

(Efésios 5:21) - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

(Hebreus 13:17) - Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.


RECOMPENSAS DOS SERVOS FIÉIS:

(Daniel 12:3) - Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.

(I Pedro 5:4) - E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.


Comments