Realizando o alinhamento de objetivos da Organização Educacional Expoente quanto a redução de custos, melhora na experiência de uso e performance dos computadores e também efetivando o uso das ferramentas de produção e colaboração do Google, percebeu-se a necessidade de realizar a troca do sistema operacional Windows para Linux para alguns ambientes.
Realizamos avaliação de algumas distribuições Linux que poderíamos adotar no ambiente acadêmico, em específico no laboratório de pesquisa de informática e biblioteca. A distribuição que possui características para o ambiente acadêmico escolhido foi o Endless OS. Para mais esclarecimentos sobre o Endless OS o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=lqnOJQGvevQ pode auxiliá-lo.
Para a gráfica (chão de fábrica), sala de professores, laboratório robótica, videoteca, sala de aula, portaria e atendimento foi escolhido o sistema operacional Debian, por possuir características para estes ambientes. https://www.debian.org/
Após duas semanas realizando testes em cinco computadores no laboratório de pesquisa de informática na unidade de ensino Agua Verde, foi avaliado que o retorno quanto a dificuldades de uso do sistema operacional, acesso à internet e falhas não ocorreram para estes cinco computadores, diferente quando utilizavam Windows. Buscamos saber com o Assessor de Tecnologia Educacional da unidade qual foi a reação dos alunos no uso da distribuição Endless e os mesmos informaram que não tiveram dificuldade no uso.
Com base no teste realizado e feedback de uso a equipe de Suporte com o consentimento da Direção Administrativa, resolveu instalar em todos os computadores do laboratório de pesquisa de informática da unidade Água Verde. Em um mês constatamos que ocorreu redução no número de atendimentos realizados por parte dos Assessores de Tecnologia Educacionais a esses computadores e os professores conseguiram executar suas atividades sem maiores dificuldades, com base nestas informações resolvemos então ampliar a quantidade de computadores e modificamos o sistema operacional do laboratório de pesquisa de informática da unidade Boa Vista.
A equipe do Suporte Técnico Expoente sempre presente nas unidades de ensino Expoente estava acompanhando a evolução de uso do novo sistema operacional no ambiente de laboratório de pesquisa de informática das duas unidades de ensino. Realizamos novas amostras de satisfação de uso dos alunos e professores junto aos Assessores de Tecnologia Educacionais das duas unidades de ensino e no período de dois meses subsequentes da adoção no laboratório da unidade BV o colaborador/Assessor André relatou: “Após dois meses de adoção do Endless OS no laboratório de pesquisa de informática ocorreram somente dois atendimentos a professores e os atendimento foram para orientar como acessar algum conteúdo na internet”. Portanto isso comprovou que a adoção do Linux trouxe vantagens que não estávamos obtendo quando utilizava o Windows nos laboratórios de pesquisa de informática, pois os Assessores de Tecnologia Educacional eram frequentemente solicitados a realizar intervenção devido a alguma dificuldade. Com isso o Assessor de Tecnologia Educacional pode se dedicar mais às atividades de Robótica Expoente.
A equipe de Suporte Técnico e Assessores de Tecnologia Educacional não utilizaram tempo algum para realizar treinamento de uso aos professores e alunos. Foi percebido que o aprendizado de uso foi natural, bastando alguns momentos para se adaptar a interface.
Com a base de conhecimento adquirido, ampliamos a adoção do Linux para os laboratórios de robótica, salas de professores, salas de aula, atendimento, videoteca, portaria e chão de fábrica na gráfica Expoente. Para estes ambientes utilizamos o sistema operacional Debian conforme mencionado anteriormente. Adotamos a distribuição Debian pois possui licença livre para uso. O Debian é utilizado em inúmeras empresas pelo mundo (https://www.debian.org/users/index.pt.html) e também nos servidores da Organização Educacional Expoente há quase dez anos. A equipe de Suporte Técnico não utilizou tempo algum para realizar treinamento de uso aos colaboradores. Foi percebido que o aprendizado de uso foi natural, bastando alguns momentos para se adaptar a interface. A quantidade de computadores que receberam alteração do sistema operacional foram de 111 computadores e com isso obtemos uma economia de +/- R$30.000,00 em licenciamento anual.
Em 20 de janeiro de 2015 a Organização Educacional Expoente iniciou o uso das ferramentas de produção e colaboração do Google para todos os colaboradores e professores. Em seguida o TECEDU iniciou atividades de treinamento para uso do ambiente Google a todos, com o passar do tempo, em 2017, percebeu-se que a maioria dos professores não adotaram o uso das ferramentas do Google. Após a adoção do Linux nos laboratórios, sala de aula e sala de professores, os Assessores de Tecnologia Educacionais relataram que os professores começaram a utilizar mais as ferramentas de produção e colaboração do Google. Cabe a título de lembrança que em 2016 foi liberado o acesso das ferramentas de produção e colaboração do Google aos alunos.
Hoje os colaboradores, professores e alunos estão utilizando nos laboratório de pesquisa de informática, laboratório de robótica, salas de aula, biblioteca da unidade de ensino BV, videoteca da unidade de ensino BV, atendimento da unidade de ensino BV, portaria da unidade de ensino BV computadores com sistema operacional Linux e com ganho de produtividade maior, devido a estes computadores estarem estáveis e as ferramentas de produção e colaboração do Google disponíveis para uso. Outro fator relevante também é a economia, com a adoção do Linux na Organização Educacional Expoente foi reduzindo o número de licenças de uso do Windows, estas licenças possuem um valor agregado considerável de investimento inicial e anual, mas com a adoção do Linux não existiu esse investimento.