Após a postagem artigo Como Serão os Próximos Cinco Anos o tempo passou e vou tentar fazer um link sobre algumas notícias:
O Google realiza um cálculo que levaria 10 mil anos utilizando os equipamentos tradicionais de computação em 200 segundos utilizando a estrutura de computação quântica.
O governo Chinês quer ser pioneiro na utilização massiva do uso da rede blockchain.
A Cisco entende que ⅓ dos líderes de TI perceberam que as redes baseadas em intenção estarão aptas a partir de 2021.
A convergência de modelos TI (Tecnologia da Informação) para TO (Tecnologia da Operação) está sendo proposta.
A internet 5G está caminhando no Brasil com muito interesse de empresas de tecnologia e indústria, lá fora a China oficializa o uso da rede 5G.
Laboratórios de inteligência artificial no Brasil.
Esses modelos disruptivos estão ganhando o mercado e a mídia devido ao ambiente atual propício para a adoção destas e da próxima tecnologia ainda desconhecida e que mudará nossas vidas.
Existe uma pergunta que gera muita especulação, onde irão trabalhar 8 bilhões de pessoas no futuro? Não quero entrar no mérito da ficção, mas com a adoção da IA (Inteligência Artificial), robótica e automação, que está a pleno vapor, e vapor fazendo analogia à revolução industrial, as tarefas repetitivas do dia a dia com mais frequência substituirão as pessoas em diversos segmentos de atuação. Nos próximos anos a IA estará presente em coisas que nem imaginamos, como na reportagem do site canaltech.
Como será se tudo ficar mais fácil? Como iremos comprar coisas ou alimentos se fomos substituídos por automações? A renda básica universal pode ser uma saída? Governos estão gerando base de conhecimento e realizando testes com a tecnologia blockchain e similares a fim de realizar uma gestão mais eficiente dos recursos “impostos” e “pessoas”. Ao meu entender o início deste cenário começou com o PIX e em breve com o Open Banking, espero que a população como um todo seja beneficiada com esses esforços.
A internet 5G, processadores quânticos e dispositivos IOT ajudarão dando mobilidade no volume de transações e processamento de informações. O caso do Google em realizar um processamento que levaria 10 mil anos em apenas 200 segundos cerca de 3,3333 minutos. Algumas pessoas podem achar muito tempo ainda. A Indústria está ampliando nossa lista de acrônimos adicionando mais um, chamado TO (Tecnologia de Operacional), ela diz que este é um modelo de convergência de TI para TO. Isso também deve-se ao fato de que nossos recursos computacionais, por exemplo os celulares atuais, comportam o processamento de centenas de computadores de décadas passadas.
Calma, estamos no Brasil. Se depender de um governo favorável e interessado no bem estar da população, Câmara de Deputados e Senado, essas e outras mudanças irão de fato atuar no cotidiano da população. Se nossa economia melhorar e ficar mais automatizada, o que vamos fazer com mais tempo livre? O conjunto de esforços de governo e iniciativa privada ajudarão todas essas mudanças e outras mais que ocorrerem nos próximos cinco ou mais anos.