Página Inicial


1ª Mostra do Programa Mais Educação e a 9ª Mostra de Cultura e Arte

As ações da Relação Escola Comunidade e do Programa Escola Viva busca colocar em prática atividades que incentive a convivência pacífica, a aceitação do outro, a socialização do conhecimento e dos valores culturais. Para tanto, o programa assegura um momento para a culminância destas atividades, realizando anualmente sua Mostra de Arte e Cultura. Este ano nos dias 09 e 10 de dezembro, nos espaços do Armazém  Cultural, realizamos a 1ª Mostra do Programa Mais Educação e a 9ª mostra de cultura e arte, contando com a certificação de informática.

As atividades artísticas culturais consistiram na apresentação de balé, danças regionais, coral, teatro, violão, flauta, street dance, fanfarra e outros;. Ainda contou com a exposição de produtos confeccionados nas oficinas de artesanato, bem como da apresentação das atividades pedagógicas do Programa Mais Educação, assim como a realização de oficinas vivas voltadas também para o artesanato e para a beleza feminina. A certificação de Informática Básica foi outro destaque neste evento, onde aproximadamente 500 pessoas que participaram da referida oficina nos finais de semana, foram certificadas.

As ações são relevantes no contexto educativo, pois promove e incentiva os canais de participação e fortalecimento da escola com a comunidade, constituindo como forte aliado à ressignificação do trabalho pedagógico escolar, da aprendizagem e da transformação social. (FOTOS clique aqui)




66º Aniversário do Distrito de Anhandui

No dia 15 de novembro(sábado) foi realizado na E.M. Isauro Bento Nogueira um grandioso evento em comemoração ao 66 anos do distrito de Anhandui. Uma parceria entre a Secretaria da Mulher/ Secretaria Municipal de Educação -Semed e outros órgãos municipais levou inúmeras atividades que beneficiaram a comunidade presente, entre tantas atividades tivemos: dentistas, atendimentos médicos, confecção de documentos. Exposição de materiais e oficinas vivas  dos Programas: Escola Viva/Relação Escola Comunidade e Mais educação contribuíram para o sucesso do evento que contou também com a participação de acadêmicos da Unigran -Capital. O evento foi marcado pela presença do Prefeito Municipal Gilmar Olarte e da primeira dama do municipio Andreia Olarte. Parabéns Distrito de Anhandui e E.M Isauro Bento Nogueira que brilhantemente sediou o evento.(fotos do evento clique aqui)



Festival de Leituração - Programa "Mais Educação" e Escola Viva

Realizado no dia 10\ 10\2014,  na escola municipal: Lenita Nachif, o Festival de Leituração com Contação de História e Teatro de Fantoche. A realização do evento foi de  inciativa das equipes da referida escola responsáveis pelos  Programas "Mais Educação" e Escola Viva. Foi um momento de muita alegria e cultura, encantando a todos os participantes.(fotos clique aqui) 

  




Escola: Lugar de aprender, brincar e até dormir !!!

Pensando em ampliar a convivência entre os alunos do Programa Mais Educação, a Escola Consulesa Margarida Trad, sob a responsabilidade da Coordenadora Laine Paes de Matos Correa realizou no dia 10/10/2014 a 1ª Noite do Pijama. Foi uma noite divertida com muitas brincadeiras, jogos, filme além de um delicioso jantar e café da manhã e presentes.

Parabéns a todos os que colaboraram para a realização deste evento, lembrando que iniciativas desta natureza são fundamentais na construção do indivíduo enriquecendo e ampliando a troca de saberes.

Formação dos Monitores do Programa Mais Educação

     A parceria entre a Divisão de Ações Socioeducativas e a Coordenadoria de Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano resultou  na 1ª Formação para Monitores da oficina de Orientação de Estudos e Leitura e Coordenadores do Programa Mais Educação realizada no dia 26/09/14 no Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho/SEMED. Mais de 70 pessoas participaram da formação com o obetivo de aprimorar os trabalhos nas escolas inseridas no Programa tendo como tema  “ A Importância da Ludicidade na Processo de Afbetização e Letramento.” A coordenadora do Programa Mais Educação da EM Consulesa Maksourd Trad Laíne Paes Correa declarou: “O encontro proporcionou um grande aprendizado.”(fotos clique aqui)

1ª Formação para Coordenadores e Monitores de Esporte e Lazer do Programa Mais Educação

A formação aconteceu na Unigran-Capital no dia 16.09.14(terça-feira) das 13h as 16h. Os monitores e coordenadores participaram da parte teórica e prática do evento, com entusiasmo. A formação foi conduzida pela Chefe da Divisão de Ações Sócioeducativas Eliane Medeiros Alcarás, sendo a parte teórica ministrada por Jaqueline Pereira(Coordenadora do Programa Mais educação) e Vicente Fernando (Coordenador Temático do Esporte) no Anfietatro. O momento prático foi executado no ginásio de esporte da Unigran-Capital e contou com a participação dos supervisores articuladores: Mário Cesar, Marco Antonio e Vera Lúcia. Parabéns aos coordenadores, monitores, gestores e equipe DASE pela formação.



Capacitação do Programa Mais Educação

A Divisão de Ações Socioeducativas em parceria com a Coordenadoria do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e a Equipe do  Programa Mais Educação estarão executando o Projeto A Importância da Ludicidade no processo de Alfabetização e Letramanto para os monitores e coordenadores do Programa Mais Educação com a finalidade de contribuir na melhoria da qualidade da educação. A reunião de planejamento aconteceu no dia 1º de setembro com a presença dos técnicos: Geane Dorabiatto, Gilvania Leonardo, Ironilda Gonçalves, Jaira Barbosa, Jaqueline Pereira e Vicente Martins.




4º Festival de Balé da Relação Escola Comunidade-Programa Escola Viva

Dia 23 de agosto foi um dia mágico no Espaço de Formação "Lúdio Martins Coelho", onde 25 escolas inseridas no Programa Escola Viva, que desenvolvem a oficina de balé, puderam proporcionar para  todo público presente brilhantes apresentações que emocionaram a muitos, inclusive a Secretária Municipal de Educação, Angela Maria de Brito, que em sua fala fez questão de ressaltar a importância do Programa Escola Viva. (fotos clique aqui)
Parabéns a todos envolvidos: diretores, professores, alunos, pais, equipe Dase/Semed, Cerimonial Semed.
***midia - PMCGnoticias(clique aqui)- Em 4º Festival de Balé crianças apresenta benefícios causados pela dança.



Dia dos Pais/ Programa Escola Viva

Em comemoração ao dia dos pais foi realizado no dia 09/08 o evento: Manhã de Lazer - Pais e filhos na Escola  M.Dr. Tertuliano organizado pela coordenadora Solange Vieira e os demais professores da Escola Viva com gincanas, jogos e outras atividades, promovendo momentos de  lazer entre pais e filhos .

Supervisor(a) Articuladora(a): Matilde  Silva Oliveira.



"CIRCUITO 115 ANOS"

No dia 16 de agosto de 2014 realizou-se na E.M. Darthesy Novaes Caminha em comemoração ao aniversário de Campo Grande o "Circuito 115 anos", uma promoção da Prefeitura Municipal em parceria com as secretarias: SEMED,SAS, SESAU, SEDESC, FUNDAC, FUNSAT, FUNESP e Ouvidoria Geral do Municipio. Evento que proporcionou atividades de saúde, educação, cidadania e lazer para a comunidade localizada no Bairro Chácara das Mansões. Parabéns a Divisão de Ações Sócioeducativas/DASE e Equipe da Escola Darthesy Novaes caminha pela brilhante condução dos trabalhos.(fotos clique aqui) 

                               

O retorno do Programa Mais Educação

No dia 1º de agosto realizou-se no auditório do Espaço de Formação Lúdio Martins Coelho-SEMED uma reunião que marcou o retorno das 31 escolas municipais de Campo Grande- MS que aderiram ao  Programa Mais Educação. Estiveram  presente gestores, coordenadores da Relação Escola-Comunidade/Escola Viva e coordenadores do Programa mais Educação, representantes do Grupo de Orçamentário e Financeiro  e a equipe da Divisão de Ações Sócioeducativas –DASE com a finalidade de destacar pontos relevantes tais como: Manual Operacional de Educação 2014, gerenciamento de despesas, os kits do Programa, prestação de contas comunicando que a data do inicio das oficinas nas escolas 04/08.

Destaque do mês de agosto: fotos da hora  do almoço dos alunos do Mais Educação na EM Profª Marina Couto Fortes e o momento da colheita na horta da EM Prof. Fauze Scaff Gattas Filho  




Atividade realizada pelo "Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas", parceria firmada com o Juiz Federal da 3ª Vara Criminal de Campo Grande – MS Dr. Odilon de Oliveira em conjunto com a Relação Escola-Comunidade/Programa Escola Viva e a Prefeitura de Campo Grande-MS, por meio da Secretaria de Educação, sob a responsabilidade da Divisão de Ações Sócioeducativas" no dia 9 de agosto de 2014.



1º Encontro de Formação para Coordenadores do Programa Mais Educação

A Divisão de Ações Sócioeducativas, por meio daSecretaria Municipal de Educação,no cumprimento do seu o objetivo de contribuir para a melhoria da educação e a redução da desigualdade social, tendo como princípios norteadores a democratização do espaço escolar e o fortalecimento da integração entre escola e comunidade, promoveu  no dia 05 de junho do corrente ano o 1º Encontro de Formação para os Coordenadores do  Programa Mais Educação. O encontro proporcionou aos participantes momentos de   reflexões  sobre as ações do Programa Mais Educação  na perspectiva da Educação Integral, o perfil do Coordenador do Programa  e o papel do Educador Social. Nas oficinas  de formação os Coordenadores construíram mandalas tendo como referencial o Caderno de Rede de Saberes  da Série Mais Educação, oportunizando assim,   a troca de idéias, sugestões e experiências entre os participantes dos grupos, encerrando com a socialização dos trabalhos para todos os presentes.(fotos clique aqui)


Encontro de Formação para Professores da Relação Escola-Comunidade/Escola Viva

Como parte relevante das ações da Divisão de Ações Sócioeducativas-DASE/SEMED , numa perspectiva de compromisso educativo e social, foi realizado em 31 de maio o Encontro de Formação dos professores de Arte e Cultura, Informática, Esporte e Lazer e Leituração que atuam nos finais de semana na Relação Escola-Comunidade/Escola Viva.
Os temas abordados no encontro, constitui-se como fortes aliados a ressignificação do trabalho pedagógico escolar, da aprendizagem e da transformação social. O Encontro de Formação foi realizada durante o dia todo, sendo dois momentos distintos: pela manhã na E.M Oswaldo Cruz e a tarde na E.M João Evangelista Vieira de Almeida.(fotos clique aqui)



1º Encontro de Formação para Coordenadores Comunitários e Educadores Comunitários do Programa Escola Aberta/Escola Viva.

Realizado no período noturno dia 08 de maio de 2014 pela Divisão de Ações Sócioeducativas/DASE na E.M. José Rodrigues Benfica o 1º Encontro de Formação, proporcionou aos Coordenadores e Educadores Comunitários do Programa Escola Aberta/Escola Viva, subsídios teóricos  preparando-os para o trabalho de final de semana nas escolas.(fotos clique aqui)


 
Capacitação para os novos Supervisores Articuladores do Programa Escola Aberta/Escola Viva

No dia 15 de abril de 2014, durante o dia todo, foi oferecida uma capacitação aos novos integrantes da Equipe Dase.Com objetivo de fazê-los conhecerem todos projetos e programas dessa Divisão e também entenderem sua função como Supervisores Articuladores do Programa Escola Aberta/Escola Viva. Sejam bem-vindos: Marco Aurélio Olarte, Elizzete Freitas, Matilde S. Oliveira e Marcos Antonio da Silva Lopes.(fotos clique aqui)



Projeto " Prevenção ao uso de Drogas"

Na manhã do dia 14 de abril de 2014 no Espaço de Formação "Lúdio Martins Coelho-SEMED" , realizou-se a Palestra " Desafio da Docência no Mundo Atual" proferida pelo Juiz federal Dr. Odilon de Oliveira para diretores, diretores-adjuntos das escolas municipais e diretores de CEINFS, deu-se inicio ao Ciclo de Palestras "Família na Construção de Um Mundo Melhor". O projeto aborda a "Prevenção ao uso de Drogas"   uma parceria firmada com o Magistrado Federal da 3ª Vara Criminal, Dr. Odilon de Oliveira e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação.  Marcado pela presença de autoridades como o Prefeito Gilmar Olarte, a Secretária Municipal de Educação, Angela Brito, a Superintendente de Gestão, Normas e Relação Comunitária, Fabiana Parron, a chefe da Divisão de Ações Socioeducativas Eliane Alcarás e a Técnica da Semed Maria Ivete, responsável pelo desenvolvimento do projeto nas escolas. Destacou-se nas falas das autoridades o papel fundamental da Família, Escola e Igreja na construção de uma sociedade melhor e longe das drogas. (fotos clique aqui)



Lançamento Oficial do Ciclo de Palestras "Família na Construção de um Mundo Melhor"

O Prefeito Municipal de Campo Grande, Gilmar Antunes Olarte, a Secretária Municipal de Educação, Angela Maria de Brito e a chefe da Divisão de Ações Sócioeducativas, Eliane Medeiros Alcarás têm a satisfação de convidar Vossa Senhoria para a palestra "Desafio da Docência no Mundo Atual" proferido pelo Juiz Federal Dr. Odilon de Oliveira e o Lançamento do Ciclo de Palestras "Família na Construção de um Mundo Melhor." 

l  


Local: Espaço de Formação "Lúdio Martins Coelho"/ SEMED
Horário: 8h


Lançamento Oficial do Programa Escola Aberta/Escola Viva 2014

Realizado no dia 05 de abril de 2014 o "Lançamento Oficial do Programa Escola Aberta/Escola Viva. O evento aconteceu na E.M. Valdete Rosa da Silva - Jd das Meninas e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Angela Maria de Brito, da Chefe da Divisão de Ações Sócioeducativas, Eliane Medeiros Alcarás,  dos vereadores, João Rocha, Coringa, Carla Stefanini e Rose Modesto. Evento prestigiado pela presença da comunidade local e contou ainda com belíssimas apresentações oriundas das oficinas que acontece aos finais de semanas nas 54 escolas inseridas no Programa Escola Aberta/Escola Viva. Também marcaram presença no evento o presidente da ACP, Prof. Geraldo Alves Gonçalves, Unigran-Campo Grande com inúmeros acadêmicos, coordenados pelo professor Vicente Fernando e participação da  Banda  Guarda-Municipal que fez a abertura do evento. Parabéns a gestora Carla Ribeiro de Moraes Arima e toda equipe local que coordenou com maestria a abertura do Programa Escola Aberta/Escola Viva 2014. Parabéns a toda equipe DASE/SEMED.
(fotos clique aqui)
                               


Comments