Página inicial

Em 1976 foi criada uma Associação cujo principal objetivo era a prática de futebol de onze, mas que não foi legalmente constituída como tal. Cinco anos mais tarde, pretendendo dinamizar a cultura e o desporto, um grupo de pessoas da freguesia decidiu fundar uma Associação. No dia 21 de Junho de 1981, por escritura notarial, foi criada a Associação Cultural e Desportiva de Valnogueiras e os estatutos publicados no Diário da República, nº 168, III Série, de 24/07/1981. 

Desde então e até 1989 houve grande atividade cultural e desportiva. Criaram-se: cursos de alfabetização para adultos (4ª classe), um grupo coral que participou em muitos encontros de cantadores de janeiras, para além de outras festas, e, ainda, um rancho infantil. Organizaram-se: representações teatrais, dois festivais de canções, projeção de filmes, noites de fado e festas de passagem de ano e de carnaval. Houve uma participação num cortejo etnográfico realizado pela Câmara Municipal de Vila Real em que foi representada uma desfolhada. No âmbito desportivo, promoveram-se vários torneios de futebol entre freguesias, concursos de pesca desportiva de rio, férias desportivas para jovens da freguesia com apoio do FAOJ e,  em colaboração com o Instituto da Juventude, vários OTL’S (ocupação e tempos livres para jovens). Da lista de atividades consta, ainda, o levantamento de rezas, lenga-lengas, lendas e tradições da freguesia.

Em 1989, o Bispo de então ordenou a desocupação do rés-do-chão da residência paroquial que, com a devida autorização, a ACDV utilizava como  sede provisória. A partir desta data, a Associação viu-se obrigada a suspender, quase por completo, as suas atividades, tendo grande prejuízo no material que não tinha espaço para guardar.

Ultimamente foi criada uma Comissão Administrativa que, durante algum tempo, promoveu torneios de futebol inter-freguesias e fez algumas obras de benificiação do campo de futebol.

Em Setembro de 2010, em Assembleia Geral, um grupo de Associados resolveu reiniciar as atividades da ACDV e promover eleições para os Corpos Gerentes. Esperamos, com brevidade, voltar a ter uma sede para que se possam retomar atividades como o grupo de teatro, a escola de música e outras que requerem um espaço devido. Entretanto, já se realizou a festa da passagem de ano e estão agendados, no âmbito das comemorações do 30º aniversário da Associação, três provas de pesca desportiva, um torneio de futsal, uma noite de fados e um encontro de grupos folclóricos.