Data de publicação: Jul 21, 2013 2:48:0 PM
24 de Outubro de 1988 é data de fundação dos "Black Tigers Team" que em Fevereiro de 1995, muda de nome para "Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra".
Este clube tem origem na Escola Secundária Infanta D. Maria - Coimbra, quando dois irmãos - Sérgio Medeiros e Bruno Medeiros, jogadores de basebol vindos da Bélgica, matriculam-se na referida escola e conseguem cativar e ensinar este desporto a um conjunto de colegas, durante o mês de Outubro.
Ao fim de alguns treinos, no campo terra batida da escola que ficava atrás do edifício do estabelecimento escolar (hoje, um espaço desportivo coberto), o grupo de amigos resolveram assinar a ata elaborada pelos irmãos Sérgio Medeiros e Bruno Medeiros que assinalou a fundação dos Black Tigers
A fotografia dos fundadores dos Black Tigers - Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra
1992
No ano de 1992, os "Black Tigers" realizam um jogo amigável com os Caciques de Espinho, perto do aeródromo de Espinho.
1993
A 27 de Julho de 1993, os "Black Tigers" participam na primeira competição nacional de basebol - o "I Encontro Nacional de Basebol e Softbol" que se realiza no Campo nº1 do Estádio Nacional no Jamor, Oeiras.
Das 4 equipas inscritas no escalão sénior masculino, os "Black Tigers" defrontam na semi-final os "Old-Stars" de Lisboa, perdendo por 11 a 0. A equipa de Coimbra ficou em 4º lugar no "primeiro campeonato nacional de basebol".
Em Outubro de 1993, os "Black Tigers" fazem um pedido de adesão para a criação da "Secção de Basebol" à "Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra". Como resultado deste processo, os "Black Tigers" são reconhecidos como "Pró-Secção da A.A.C."
A 14 de Novembro de 1993, a Académica realiza o seu primeiro torneio de basebol no Campo Santa Cruz, com a participação de 3 equipas: "Caciques" de Espinho - 1º Classificado; "Black Tigers" - 2º Classificado; e "Pioneiros do Seixal - 3º Classificado. O "I Torneio de Basebol da Latada 1993" da festa das latas da Universidade de Coimbra, fica marcado, por ser o primeiro torneio particular e universitário de basebol a ser realizado em Portugal. No intervalo entre o 1º e 2º jogo do torneio, houve uma demonstração de softbol feminino que teve a cargo das jogadoras dos Black Tigers e dos Pioneiros do Seixal.
1994
Nos meses de Abril e Maio de 1994, surge o "I Circuito Nacional de Basebol", sendo a segunda edição anual de competição de basebol masculino que se realiza em Portugal. Esta prova contempla vários torneios de basebol dos clubes, em que os "Black Tigers" participam no "I Torneio da Cidade de Espinho". Esta competição realiza-se a 14 de Setembro de 1994, no Campo das Cassufas e o clube de Coimbra ficado em 2º lugar, com os Caciques a ficar em 1º lugar e o Porto Basebol em 3º lugar.
A 24 de Abril de 1994, a equipa de Coimbra organiza o "I Torneio de Basebol da Queima das Fitas" no seu "Campo Santa Cruz", em que os Black Tigers ficam em 3º classificado, os Pioneiros em 2º lugar e os Peloteros (Paz) em 1º lugar. Na classificação final do "Circuito Nacional de Basebol" os Black Tigers ficam em 4º lugar.
Além destas competições, os Black Tigers participam na "Taça Vila de Cesar" que é da iniciativa da equipa Peloteros de A.Z. Este clube pretendia para além de comemorar o seu titulo de Campeão de Portugal de 1994 , anunciar a nova denominação de "P.A.Z. Baseball Clube" e promover e divulgar a modalidade. Este torneio decorre no dia 24 de Setembro de 1994, no Campo do Mergulhão , na Vila de Cesar , onde conta com a participação da equipa Black Tigers de Coimbra. O Paz fica em primeiro e o Black Tigers em segundo.
A 13 de Novembro de 1994, a Comissão Instaladora da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol organiza o "I All-Star Game" no Campo das Cassufas, em Espinho, tendo a equipa dos Black Tigers disponibilizado 6 jogadores para o evento.
A primeira experiência a nível universitário de Basebol, o I Open Universitário - I Torneio Nacional Universitário de Basebol, realiza - se em 19 de Novembro de 1994 no Estádio Universitário de Lisboa. Esta competição é promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário ( FADU ), com a participação de duas equipas : Black Tigers da Associação Académica de Coimbra e a Federação Académica do Porto. Neste torneio, o clube de Coimbra fica em 2º lugar.
Também em Novembro de 1994, os Black Tigers organizam no Campo Santa Cruz, o "II Torneio de Basebol da Latada", tendo a equipa do Paz de Oliveira de Azeméis ficado em 1º lugar e a equipa dos estudantes em 2º lugar. Neste torneio houve uma demonstração de Softbol Feminino que teve a cargo de algumas jogadoras e jogadores da equipa dos Black Tigers.
A 3 de Dezembro de 1995, a secção de basebol da Associação Académica de Coimbra está presente numa reunião da "Comissão Instaladora da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, para entre vários assuntos, eleger a nova direcção da instituição. Sérgio Medeiros da Académica é eleito como Vice-Presidente da Federação.
1995
Em Fevereiro de 1995, os "Black Tigers" mudam de nome para "Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra" que continua a ser reconhecida como pró-secção da associação.
Em Fevereiro de 1995, a Académica Basebol é convidada a participar na "Copa Caciques de Espinho 1995", torneio que envolve 3 equipas - Académica, Caribes Feira e Caciques, num campeonato disputado por um sistema de "todos contra todos". Esta copa não se chega a realizar.
No ano de 1995, a "Académica Basebol" participa na terceira edição do campeonato da Federação - o "II Circuito Nacional de Basebol", tendo a equipa de Coimbra ficado em 3º lugar, atrás dos Tigres (1º lugar), Paz (2º lugar) e à frente do Porto (4º lugar), do Gaia (5º lugar), do Feira (6º lugar) e dos Astros (7º lugar) na fase regular da prova. Na fase dos play-off´s, a Académica perde na semi-final contra a equipa do Paz, tendo obtido o 3º lugar na classificação final do Circuito Nacional de Basebol de 1995.
Em Maio de 1995, a Académica organiza o seu II Torneio da Queima das Fitas, tendo a equipa de Coimbra ficado em 2º lugar e a equipa do Paz de Oliveira de Azeméis em 1º lugar. Foi apenas um encontro entre estas duas equipas que corresponde ao jogo da jornada do Circuito Nacional de Basebol.
A 19 de Outubro de 1995, a Associação de Estudantes do Politécnico de Coimbra solicita à secção de basebol da Académica, uma demonstração com a equipa do Gaia Basebol Clube, tanto de basebol como de softbol feminino a realizar no dia 13 de Dezembro nas instalações desportivas da Escola Agrária.
A 18 de Novembro de 1995, a "Académica Basebol" vence o seu "III Torneio de Basebol da Latada", derrotando na final, os Pioneiros do Seixal por 7 a 4. Nesta competição, também se desenrola o segundo jogo de softbol feminino, tendo a Académica perdido a final contra as Pioneiros, por 15 a 2. Este jogo foi considerado, como o segundo encontro nacional de softbol feminino, tendo o primeiro ocorrido em 1993, entre Lisbon Casuals e Pioneiros, com vitória das primeiras.
Também em Novembro, a equipa da Académica disponibiliza 7 jogadores para o "II All-Star Game de 1995" que se realiza no Campo Santa Cruz em Coimbra.
Um "Encontro de Basebol de Coimbra" se realiza, a 3 de Dezembro de 1995, com a participação da Académica e do Gaia Basebol Clube. A Académica vence o jogo.
1996
No ano de 1996, a secção de basebol da Académica, tem o seu primeiro "Secretário Geral" - Gonçalo Agreira e o seu primeiro "Secretário Adjunto" - Luís Figueiredo. O primeiro "Treinador Oficial" da Académica Basebol é Sérgio Medeiros - fundador do clube.
Neste ano, a secção de basebol da Académica é campeã nacional do "III Circuito Nacional de Basebol 1996".
A 23 de Fevereiro de 1996, é fundada a Federação Portuguesa de Basebol e Softbol e a 7 de Março, realiza-se em Coimbra, mais propriamente no Mini-Auditório Salgado Zenha da Associação Académica de Coimbra, a I Assembleia Geral da Federação, ficando a "Académica Basebol", como sócia fundadora número dois, por sorteio.
A 29 de Março de 1996, os Pioneiros do Seixal informam à Académica que não podem participar no Torneio de Softbol Feminino da Queima das Fitas devido a compromissos assumidos anteriormente. Em Maio de 1996, a Académica realiza e vence o seu "III Torneio de Basebol da Queima das Fitas"
Nos dias 6 e 7 de Julho de 1996, a Académica realiza o seu "I Torneio de Basebol Cidade de Coimbra", ficando em 3º lugar. Nestes dois dias, houve jogos de demonstração de Softbol Feminino.
No ano de 1996, a Académica Basebol é campeã nacional do "III Circuito Nacional de Basebol", ficando a restante classificação da seguinte maneira: Paz em 2º lugar, Tigres em 3º lugar, Pioneiros em 4º lugar, Porto em 5º lugar, Gaia em 6º lugar, Caciques em 7º lugar e Feira em 8º lugar.
A 17 de Novembro de 1996, o Estádio Universitário de Coimbra é palco do "All-Star Game 96", colocando frente a frente, uma equipa de "Portugueses" e uma equipa de "Estrangeiros". Neste jogo, a Académica Basebol disponibiliza 8 jogadores e 1 treinador.
Em Dezembro de 1996, a "Académica Basebol" é reconhecida como secção efectiva da Associação Académica de Coimbra.
1997
No ano de 1997, a secção de basebol da Académica torna-se a primeira campeã do "I Campeonato Nacional de Basebol" (ex Circuito Nacional de Basebol).
A 8 e 9 de Março de 1997, a Académica fica em 2º lugar no "I Gaia Basebol 97" que decorre no Colégio de Gaia e que tem a participação do Gaia Basebol, Porto Basebol e Karbo da Corunha.
Também em Março de 1997, ocorre o "I Torneio de Abertura", tendo a equipa do Paz ficado em 1º lugar e a Académica em 2º lugar
Em Maio de 1997, a equipa de estudantes organiza o "IV Torneio de Basebol da Queima das Fitas", com a participação das equipas da Académica e Gaia. Ambas as equipas, apresentam uma equipa sénior masculina e uma equipa de cadetes, no Campo Santa Cruz. A Académica vence no escalão sénior masculino, enquanto que a equipa do Gaia Basebol fica em 1º lugar no escalão de cadetes.
A 14 de Maio de 1997, a Académica vence o "II Torneio Nacional Universitário de Basebol" disputado no Campo de Basebol do Estádio Universitário de Aveiro.
Também em Maio de 1997, a Académica Basebol disponibiliza 10 jogadores para o pré-estágio da Selecção Nacional.
Em Junho de 1997, a Académica Basebol vence o "II Torneio de Basebol do Enterro de Aveiro", organizado pelo Núcleo de Basebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro.
No dia 15 de Julho de 1997, a Académica Basebol dá início à primeira fase da acção de formação, que decorre no Estádio Universitário de Coimbra: “ Major League Baseball - Coimbra’97 “. Nesta primeira fase do evento, dá-se a descobrir aos 60 jovens participantes, o prazer de jogar basebol.
No dias 17 e 18 de Outubro de 1997, a Académica participa no "II Open Gaia 1997", ficando em 4º lugar no torneio de basebol sénior masculino e em 1º lugar, num encontro de softbol feminino. A nível feminino, participam duas equipas femininas - Académica e "Selecção do País", tendo a equipa de Coimbra ganho um jogo por 5 a 3 e empatado o outro jogo por 2 a 2.
A 24 de Outubro de 1997, realiza-se a "I Taça de Portugal de Basebol", tendo a Académica ganho o troféu. A equipa de Coimbra, começa por eliminar o Gaia por 13 a 12 na 1ª eliminatória, a Universidade de Aveiro por 14 a 5 na 2ª eliminatória, o Feira Basebol por 11 a 8 nas meias-finais e o Núcleo de Basebol da Faculdade Motricidade Humana de Lisboa por 5 a 4 na final. A final da segunda prova rainha do basebol é realizada no Estádio Municipal de Loulé. No dia da realização da Taça de Portugal de 1997, também se realiza a "Taça Nacional de Softbol" com a participação de três equipas femininas - Académica, Tigres e Escola Secundária Santo André do Barreiro. Nesta competição feminina, a Académica ganha às Tigres e perde na final, contra a Escola Secundária Santo André.
A 9 de Novembro de 1997, o Campo do Loreiro, da equipa do Paz (Oliveira de Azemeis) é palco do "All-Star Game 97", tendo a equipa da Académica disponibilizado 7 jogadores.
Em Novembro de 1997, ocorre a 4ª edição do "Torneio de Basebol da Latada", com a participação de 2 equipas, tendo os Black Tigers ganho à Académica.
1998
A secção passa a ser presidida por Rui Veríssimo que dirige a "Académica Basebol" nos anos de 1998, 1999 e 2000.
Em 1998, a Académica Basebol é vice-campeã do "II Campeonato Nacional de Basebol", tendo perdido na final dos Play-off´s por 11 a 4, contra os Tigres, numa final realizada no Estádio Universitário de Coimbra.
A 15 de Março de 1998, a secção de basebol da Académica realiza o seu "II Torneio de Abertura", tendo a equipa do Paz ficado em 1º lugar e a equipa de Coimbra em 2º lugar. Neste torneio realizou-se também um jogo de demonstração feminino entre as equipas da Secção da A.A.C. e do Lisboa Basebol Clube.
A 21 de Março de 1998, realiza-se no Campo de Basebol da Universidade de Aveiro, o "III Torneio Nacional de Basebol Universitário", promovido pela FADU. A equipa de Aveiro, fica em 1º lugar, a Académica em 2º lugar e a Federação Académica do Porto em 3º lugar.
Em Abril de 1998, a Académica participa e vence o "III Torneio do Enterro de Aveiro", contra a Universidade de Aveiro.
Também em Abril de 1998, a Académica participa no "I Campeonato Nacional de Basebol de Cadetes" ficando em 4º lugar. Além desta competição, a Académica participa na "I Taça de Portugal de Basebol Cadetes", sendo eliminado pelos Tigres nas meias-finais.
Em Maio de 1998, a Académica organiza o "V Torneio de Basebol da Queima das Fitas", no escalão de Cadetes, tendo sido ganho pelo Gaia Basebol Clube que derrota o clube de Coimbra por 16 a 5 e no escalão sénior que foi ganho pela Académica.
De 16 a 21 de Junho de 1998, a Académica Basebol participa no Campeonato Europeu de Clubes que se realiza em Stausberg - Alemanhã. O clube fica em 6º lugar.
Em Julho de 1998, a secção de basebol da Académica organiza o "II Torneio de Basebol da Cidade de Coimbra" e o Clinic "Major League Basebol 98" sob a orientação de técnicos internacionais credenciados pela Major League.
Em Agosto de 1998, a Académica disponibiliza 5 jogadores internacionais para a Selecção Nacional.
A 6 de Setembro de 1998, no Campo do Loureiro - Oliveira de Azeméis, a Académica vence a "I Super Taça 1997", derrotando na final a equipa do Feira Basebol Clube.
A 24 de Outubro de 1998, a Académica chega à final da Taça de Portugal, perdendo contra os Tigres por 5 a 2. O encontro foi realizado no Campo do Tôr, em Loulé, que também contempla a "II Taça Nacional de Softbol Feminino", tendo a Associação Académica de Coimbra ganho às Tigres por 4 a 1.
Em Novembro de 1998, a Académica organiza o "V Torneio da Latada"
1999
A 4 de Abril de 1999, a Académica realiza o seu "III Torneio de Abertura", onde é disputado uma final entre duas equipas, tendo a Académica ganho aos Latinos da Bairrada por 6 a 5.
No ano de 1999, a Académica é campeã nacional do "III Campeonato Nacional de Basebol", numa prova disputada por 9 equipas - Académica, Tigres, Paz, Feira, Lisboa, Aveiro, Porto, Gaia e Latinos. A competição começa em Abril, com uma fase regular e acaba com uma fase de play-off´s, em que a Académica ganha a final contra os Tigres.
Na Taça de Portugal, a Académica é eliminada nos 4ª final, perdendo contra os Tigres. Esta competição começa em Abril e acaba com uma final vencida pelos Tigres sobre o Paz, realizada a 18 de Julho de 1999.
Em Maio de 1999, a Académica organiza e vence seu VI Torneio de Basebol da Queima das Fitas.
A 4 de Julho de 1999, realiza-se no Estádio Universitário de Coimbra, a final da "II Super Taça", com vitória dos Tigres sobre a Académica.
Em Julho de 1999, realiza-se em Gaia, a "III Taça Nacional de Softbol" - correspondendo à 5ª competição nacional anual de softbol sénior feminino, organizada pela Federação Portuguesa de Basebol e Softbol. Tem a participação de 3 equipas - Académica, Tigres e Escola Secundária Santo André do Barreiro, tendo sido esta última equipa a ganhar a prova.
A nível de cadetes, a Académica participa no "II Campeonato Nacional de Basebol Cadetes 99" e na "II Taça de Portugal de Basebol Cadetes 99". Na primeira competição, a equipa de Coimbra começa a disputar a prova no Grupo A que inclui o Gaia, Paz e Tigres, tendo esta última equipa ganho o campeonato. Na segunda competição, a Académica foi eliminada pelo Feira que viria a ser o vencedor da Taça.
Em Novembro de 1999, a Académica organiza o "VI Torneio da Latada"
2000
No ano de 2000, a Associação Académica de Coimbra sagra-se campeã nacional de basebol ao vencer na final do "play-off" os BC Tigres de Loulé, por 3-1, revalidando o título conquistado em 1999. Depois do empate (1-1) registado após os dois primeiros jogos, ambos disputados em Loulé, os "estudantes" ganharam por duas vezes no Estádio Universitário de Coimbra, assegurando a conquista do campeonato mais equilibrado e competitivo de sempre. A Académica de Coimbra triunfa por 3-0 e na partida decisiva, impôs-se por 7-5, garantindo a presença na Liga dos Campeões de 2001. No primeiro encontro da final do "play-off" os academistas tinham vencido por tangencial 7-6, derrota "vingada" de seguida pelos algarvios com difícil triunfo por 5-4. A Académica de Coimbra tem agora quatro títulos nacionais no seu palmarés, enquanto os Tigres de Loulé conquistaram os outros dois até agora disputados.
Também no mesmo ano, a "Académica Basebol" participa na "IV Taça de Portugal de Basebol", sendo eliminado nas meis finais pela equipa do Paz.
No Campeonato Europeu de Clubes Campeões que se desenrola em Brasschaat/Belgica, de 12 a 18 Junho de 2000, a Académica fica em 4º lugar.
De 2000 a 2002, a equipa feminina da Académica Basebol apresenta-se incompleta, havendo apenas algumas jogadoras a treinar e a participar nalguns torneios.
Em Novembro de 2000, a Académica organiza o "VII Torneio da Latada"
2001
Sandra Monteiro é convidada e eleita Presidente da Associação Académica de Coimbra - Secção de Basebol nos anos 2001, 2002, 2003 e 2004.
No "V Campeonato Nacional Basebol 2001", a Académica fica em 1º lugar no grupo B da fase regular e atinge as meias-finais dos play-offs do campeonato, perdendo contra a equipa do Paz.
Na "V Taça Portugal Basebol TPB 2001" a Académica é eliminada nas meias finais.
Na "IV Super Taça", a Académica vence a final contra os Tigres.
A Académica vence em Espanha, o "Torneio Internacional de Orense 2001", tendo a equipa do Paz ficado em 2º lugar, a Selecção de Basebol da Galícia em 3º lugar e a equipa Caimães de Orense em 4º lugar.
2002
No "VI Campeonato Nacional Basebol CNB 2002", a Académica fica em 2º lugar, na fase regular da competição e perde na final contra os Tigres na fase dos play-off´s.
Na "VI Taça Portugal Basebol TPB 2002" a Académica consegue chegar às meias-finais, onde perde contra os Tigres, no Campo de St. Julians - Carcavelos. Nesta competição, os jogos das meias finais e da final da taça são realizadas a 6 de Outubro de 2002.
A 18 e 19 de Maio de 2002, a Académica realiza o seu "VII Torneio da Queima das Fitas" no Campo da Agrária, com a participação da Académica (1 equipa sénior masculina, 1 equipa de cadetes masculina e 1 equipa de softbol feminino ), do Paz (1 equipa de Cadetes), dos Latinos da Bairrada (1 equipa de cadetes) e do Karbo da Corunha/Espanha (1 equipa de softbol feminino). A nível de basebol cadetes, os Latinos vence o Paz na semifinal e, na final, a Académica vence aos Latinos. A nível de softbol feminino, o Karbo vence a Académica na final.
2003
No "VII Campeonato Nacional Basebol 2003", a Académica consegue chegar à final dos play-off´s, perdendo contra os Tigres.
Na "VII Taça Portugal Basebol 2003", a Académica perde nas meias finais contra a Universidade de Aveiro.
Em Maio de 2003, a Académica organiza o "VIII Torneio de Basebol da Queima das Fitas" - Torneio Internacional de Basebol", com a participação da Académica de Coimbra, de uma equipa Galega - "Ourense Beisebol Club" e do Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro. A equipa espanhola fica em 1º lugar, Aveiro em 2º lugar e Académica em 3º lugar.
Nos dias 4 e 5 de Outubro de 2003, a Académica leva uma equipa de basebol masculino e algumas jogadoras de softbol feminino, a participar no "All-Star Game 2003" que se realiza no Campo Quinta do Barão - Loureiro - Oliveira de Azemeis.
2004
Em Abril de 2004, Sandra Monteiro é Presidente da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, mantendo o cargo de Presidente da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra.
No "VIII Campeonato Nacional Basebol 2004", a Académica Basebol é campeã nacional, ganhando o direito ao lugar no campeonato europeu - CEB Cup Qualification Pool (que antes tinha o nome de B-Pool) que decorre entre 13 e 19 de Junho de 2005.
Em Maio de 2004, a Académica organiza e vence o seu "IX Torneio de Basebol da Queima das Fitas", com a participação do Núcleo de Basebol da Universidade de Aveiro e Lisboa Basebol Clube.
Nos dias 11 e 12 de Setembro de 2004, a Académica participa no "IV Troféu Cidade de Ourense, com a participacão dos "Halcones de Vigo" que enfrenta na primeira semifinal os locais, "Caimanes", em que esta última equipa ganha por 8 a 4. Na segunda semifinal os "Tigres del Caribe de Madrid" venceram a Academica de Coimbra de Portugal por 23 - 19. No domingo, para os 3º e 4º lugares, os "Halcones" vencem a Académica por 23 - 19, enquanto que na final, os Tigres vence à equipa de Ourense.
Nos dias 9 e 10 de Outubro de 2004, decorre no Complexo Desportivo da cidade de Abrantes, a Taça de Portugal de Basebol. Os clubes participantes: B. C. Tigres de Loulé, Académica de Coimbra, PAZ Basebol Clube, White Sharks – Almada e Lisboa Basebol Clube disputam um sistema de eliminatórias. A Académica chega à final da Taça, onde perde frente aos Tigres de Loulé por 6 a 5.
De 2004 a 2007, a equipa de softbol feminino da Académica encontra-se inactiva, por falta de jogadoras.
2005
No ano de 2005, José Valente, é o novo Presidente da Secção de Basebol da associação Académica de Coimbra, um cargo que ocupa até 2008.
No "IX Campeonato Nacional de Basebol 2005", a Académica sagra-se vice-campeã.
Na "I Liga Ibérica 2005", a Académica sagra-se campeã, batendo na final, a equipa espanhola do Toros de Madrid por 11-3. É em Abrantes que se recebe a 2ª mão da Liga Ibérica de Basebol no dia 1 de Maio. O jogo, que junta a equipa “Toros de Madrid” e a “Académica de Coimbra”, realiza-se no Campo nº2 da Cidade Desportiva, tendo saído vencedora a equipa da Académica. A primeira jornada realiza-se em Madrid, onde a Académica de Coimbra, perde o primeiro jogo com os Toros de Madrid (8-2), mas ganha o segundo (5-7). Esta competição começa a realizar-se nos dias 24 e 25 de Abril, em Madrid, e nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, em Abrantes e a tem organização conjunta da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol e da Federación Madrileña de Béisbol y Sófbol. As equipas intervenientes são: 4 equipas na Zona Norte (Villas Vikings; PAZ; Club Beisbol Cambre; Universidad de La Coruna – Tiburones); 4 equipas na Zona Centro (A. A. Universidade de Aveiro; A. Académica de Coimbra; Escuela Municipal de Beisbol de Madrid; Toros de Madrid); e 3 equipas na Zona Sul (Tigres de Loulé; Benamejí Beisbol Club; Dos Hermanas Beisbol Club).
De 13 a 19 de Junho de 2005 Junho 13/19, realiza-se em Montpellier - França, o Campeonato Europeu de Clubes Campeões, tendo a Académica ficado em 5º lugar.
Na "IX Taça de Portugal 2005", a Académica é vencedora. Esta prova, realiza-se no Estádio Municipal de Abrantes, nos dias 13 e 14 de Julho de 2005 e é disputado num sistema de jogos - "todos contra todos", com a participação da Académica, Tigres, Bravos, White Sharks e Paz de Oliveira de Azemeis.
Nos dias 23 e 23 de Outubro, a Académica Basebol participa na VI edição do "Torneio Internacional de Almancil" disputado na localidade de Almancil, concelho de Loulé. No sábado, na primeira semifinal, os Tigres ganham aos Sevilha BC e na segunda semifinal, os Halcones ganham à Académica por 4 a 2. Na final, os Halcones vencem aos Tigres por 6 a 4, enquanto, para os 3º e 4º lugares, a Académica perde contra o Sevilga BC por 10 a 2. Os vencedores do torneio são os seguintes: 2000 Tigres de Loulé; 2001 Tigres de Loulé; 2002 Benameji BC Cordoba; 2003 Marbella Stars; 2004 Tigres de Loulé; 2005 Halcones de Vigo
2006
No "X Campeonato Nacional Basebol 2006", a Académica fica em 2º lugar.
Na "X Taça Portugal Basebol TPB 2006", a Académica fica em 2º lugar.
Na "II Liga Ibérica 2006", a Académica sagra-se novamente campeã. É a 29 de Outubro de 2006, a Académica vence pela segunda vez consecutiva a Liga Ibérica de Basebol ao bater (3-2) os Tigres de Loulé, em extra "innings", vingando a derrota na final do campeonato nacional, na cidade desportiva de Abrantes. A Liga Ibérica arranca a 28 de Outubro, com os jogos: Tiburones de A Coruña-Tigres de Loulé e PAZ-Ac. Coimbra.
Nos dias 8 e 9 de Abril de 2006, a Académica participa e vence o "I Torneio de Basebol dos Bravos", ficando os Bravos em 2º lugar, o Paz em 3º lugar e Aveiro em 4º lugar.
2007
No "XI Campeonato Nacional Basebol 2007", a Académica fica em 3º lugar.
Na "XI Taça Portugal Basebol 2007", a Académica fica em 3º lugar.
2008
A 29 de Janeiro de 2008, no campo de terra batida do Estádio Universitário de Coimbra, realiza-se o primeiro treino de basebol/softbol misto com a presença de 20 jovens, da Escola Básica 2,3 da Pedrulha - Coimbra e sob a influência do Prof. Filipe Jorge. Ao longo do ano de 2008, cria-se uma equipa feminina de softbol que participa no II Campeoanto Nacional de Softbol e fica em 2º lugar. Também é criado uma concentração de uma equipa de cadetes que dinamiza o "X Torneio de Basebol da Queima das Fitas", tendo a Académica ganho à EB2,3 da Pedrulha.
No "XII Campeonato Nacional Basebol 2008", a Académica fica em 2º lugar, perdendo na final dos Play-off´s contra os White Sharks.
No "XII "Taça Portugal Basebol TPB 2008", disputado num sistema de campeonato "todos contra todos" a uma volta, a Académica fica em 2º lugar, os White Sharks em 1º lugar e os Lobos em 3º lugar.
No "II Campeonato Nacional de Softbol 2008", disputado em 3 jornadas, a equipa feminina da Académica fica em 2º lugar, as Lobas em 1º lugar e os White Sharks em 3º lugar.
2009
Pela primeira vez, na história das competições da federação, não se realiza o Campeonato Nacional de Basebol de 2009.
Na "XIII Taça de Portugal de Basebol 2009", disputado num sistema de campeonato "todos contra todos" a uma volta, a Académica fica em 1º lugar, seguido de Aveiro - 2º lugar, White Sharks - 3º lugar e Bravos - 4º lugar.
A 12 de Setembro de 2009, a Académica vai a Londres participar num torneio de basebol
De 2009 a 2011, a equipa de softbol feminino da Académica encontra-se novamente inactiva, por falta de jogadoras.
2010
A 15 de Abril de 2010, José Manuel Valente Dias é novamente eleito Presidente da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra.
A 24 de Abril de 2010, realizou-se no Estádio Universitário de Aveiro, um torneio triangular entre A.A.Coimbra, Bravos do Luso e Aveiro. O Torneio foi ganho pela Academica de Coimbra que venceu os dois jogos enquanto que Aveiro terminou segundo.
No "XIII Campeonato Nacional Basebol 2010", a Académica é campeã nacional.
Na "XIV Taça de Portugal de Basebol 2010", a Académica fica em 4º lugar.
De 14 a 19 de Junho de 2010, a Académica de Coimbra, participa na Qualificação do Campeonato Europeu de Clubes. A Académica joga em Solingen - Alemanhã, onde perde todos os jogos, excepto um.~
2011
No "XIV Campeonato Nacional de Basebol 2011" disputado apenas por dois clubes, a Académica fica em 2º lugar e os White Sharks em 1º lugar.
A 26 de Fevereiro de 2011, a Académica participa no "III Torneio Cidade de Almada" organizado pelos White Sharks e fica classificado em 2º lugar.
No final de 2011 e, pela primeira vez na história, a Académica não participa na Taça de Portugal, por causa de uma grave crise interna que o clube vive.
2012
A 12 de Junho de 2012, Patrick Rito é eleito Presidente da Secção de Basebol da Associação Académica de Coimbra.
Na "I Taça Osterlund Softbol 2012", a equipa feminina da secção de basebol da Associação Académica de Coimbra é finalista, perdendo contra a Associação Desportiva e Cultural da Adémia por 20 a 4. A competição é realizada a 27 de Maio de 2012, no Campo Ramos de Carvalho do Adémia - Coimbra
2013
A 21 de Abril de 2013, a Académica realiza o seu "I Torneio de Softbol Misto" no Campo Santa Cruz e fica em 1º lugar. Os Vikings ficam em 2º lugar, o CHC Coimbra em 3º lugar e o Adémia em 4º lugar. Neste torneio, a Académica apresenta uma equipa mista constituida por 6 jogadoras e 4 jogadores.
Em 2013, a Académica organiza o "I Troféu Luso-Americano", em séniores masculinos, com as equipas dos Angels de Oeiras e Adémia de Coimbra.
A 31 de Julho de 2013, Sandro Saltão é eleito Presidente da secção de basebol da Associação Académica de Coimbra que toma posse no dia 1 de Agosto de 2013. A nova direcção tem o previlégio de poder contar com o Presidente - Sandro Saltão, o Vice-Presidente - Romeu Gerardo, o Secretário - Filipe Jorge, a Tesoureira - Cátia Soares e a Vogal - Dora Santos. Sandro Saltão torna-se o Presidente mais jovem a assumir um cargo de uma secção desportiva da Associação Académica de Coimbra, sucedendo a Patrick Rito.