Data de publicação: Feb 01, 2014 9:2:33 PM
A secção de basebol softbol da Associação Académica de Coimbra apresenta grandes novidades para a sua época de 2014. A nível administrativo, as dívidas herdadas da direcção de José Valente Dias / Petr Stribrcky estão a ser resolvidas e Sandro Saltão, atual Presidente da secção "acredita que até ao final de Fevereiro, as contas já estão em dia". Detentora de estatuto de utilidade pública, pretende a "Académica Basebol Softbol", com base na sua formação, promover e executar um conjunto de projetos visando o desenvolvimento técnico e tático desde as suas camadas mais jovens de jogadores, até ao enraizamento de duas equipas seniores, uma masculina e outra feminina. Para além da formação de jogadores, pautar-se-á pela constante formação de técnicos, com firmados créditos nacionais com a colaboração de Sérgio Medeiros - fundador e treinador da secção de basebol da Associação Académica de Coimbra, Gonçalo Agreira - único arbitro internacional, Filipe Jorge - treinador e responsável pelo desporto escolar da região centro e norte de Portugal e Angel Prieto treinador venezuelano que dirige as equipas da secção de basebol masculino e softbol feminino da Académica. A "Académica Basebol Softbol" treina duas vezes por semana - às terças feiras, das 16h30 às 18h no Estádio Universitário de Coimbra e às quintas feiras, das 17h30 às 18h30 no Campo Santa Cruz. Para os jogos oficiais, o clube pode contar com o relvado do Estádio Universitário de Coimbra.
A direcção geral da Associação Académica de Coimbra, presidida por Ricado Morgado já deu os parabéns à nova direcção da "Académica Basebol Softbol", composta por Sandro Saltão, Romeu Gerardo, Cátia Soares e Filipe Jorge, por haver um novo rumo positivo na secção. Com a perda de utilidade pública da Federação Portuguesa de Basebol e Softbol, o conselho desportivo da Associação Académica de Coimbra apoia a participação da Académica na LAB - Liga Atlântica de Basebol - uma associação de clubes de basebol sénior masculino que fomentam entre si jogos particulares. O motivo foi forte, já que, a inscrição na Federação implica custos exorbitantes e apenas oferece competições com duas colectividades. Ao contrário desta federação, a Liga oferece uma competição com sete clubes composta por Académica e Universidade de Aveiro que deixaram fazer parte da federação e ainda dos Bufallos de Maia, Inter de Maia, Highlanders de Gondomar, Vikings de Vila do Conde e Raptors de Esposende. Esta competição desenrolar-se-à, entre os meses de Abril e Agosto deste ano, havendo os jogos do "spring trainnig" marcado para o dia 1 de Março, no relvado do Estádio Universitário de Coimbra, entre a Académica e a Universidade de Aveiro. Além desta competição, o clube irá participar na "Taça Osterlund" no basebol masculino e softbol feminino, em homenagem ao marinheiro americano que introduziu a modalidade em Portugal.
A equipa feminina também é uma grande aposta da secção de basebol da Académica, havendo na equipa um conjunto de raparigas universitárias que estão a treinar softbol. Para já, a equipa planeia realizar jogos de softbol feminino contra as equipas de Miranda e Mira, a contar para a Liga de Sofbol Feminino e posteriormente, irá participar nos encontros da Liga de Softbol Atlantica.
Em Maio de 2014, está programado a "Académica Basebol Softbol" realizar o seu "Torneio da Queima das Fitas" com uma eventual participação de uma equipa espanhola masculina e feminina.