Notícias



Sama Sama 2016

postado em 18 de ago de 2016 22:05 por Tales Vasconcellos

por Felipe de Paulo e Tales de Azevedo

A edição 2016 do Sama Sama aconteceu nos dias 14 a 17 de julho. O evento é promovido pela Academia Magka-Isa e busca aproximar os praticantes de Arte Marcial Filipina do Brasil além de trazer à tona temas pertinentes ao debate da prática e ensino das Artes Marciais.

A edição desse ano foi concorridíssima, tivemos a presença de Datu Shishir Inocalla, que enfocou nos diversos fundamentos do Arnis Kali Maharlika e convidou os participante a irem além, desenvolvendo o flow em diversos exercícios e drills do Modern Arnis e trazendo conceitos de técnicas avançadas, como o Dekita.

Durante o evento também tivemos uma reunião de Guros e Instrutores de FMA, onde foram abordados temas estratégicos como o futuro do FMA dentro e fora das Filipinas e a organização da International Arnis Kali Association.

 

Como sempre atônica do evento foi a camaradagem, alegria e intercâmbio tivemos a presença de outras escolas, ficando nosso agrdecimento ao Kali SIlat Brasilia na figura do Guro Alberto Guerra.

O Sama Sama também contou com exames de faixa preta que após uma intensa manhã, com muito suor e calor, foram aprovados conforme lista abaixo. Importante reforçar que todos os testes foram realizados sob o olhar atento dos mestre Dada Inocalla e Datu Shishir Inocalla com auxílio dos guros Miguel Queiroz, Maurício Viegas e Ricardo Nakayama.

Depois de todas essas etapas foram entregues os certificados de presença e a certeza que cada participante voltaria para sua casa com uma mochila cheia não apenas de rattans e uniformes sujos, mas carregada de conhecimento, bons momentos e imbuidos do verdadeiro espírito do FMA.

Ao final do evento alguns participantes foram agraciados com certificados de Agradecimento do Arnis Maharlika, por todo o seu trabalho e dedicação a escola. Foram eles: Guro Miguel Queiroz, Guro Ricardo Nakayama, Guro Marcus Lopes, Guro Adam Ainsley, Guro Alessandro Lucas, Guro Tales de Azevedo, Guro Felipe de Paulo, Instrutor Paulo Pereira, Guro Paulo Burgos e ao anfitrião do evento, o arnista Ross Deverson.

Um surpresa aos mestres, foi a solenidade feita pelo Escoteiros do Brasil aos mestres Shishir e Dada Inocalla – ambos escoteiros durante a sua infância nas Filipinas e que foram reconhecidos pelos Escoteiros do Brasil por seu trabalho pela promoção da paz e da cultura.

Um final de semana rico e que com certeza ficará para sempre no coração dos praticantes!



Lista de Aprovados no Exame

Guro Lakan Tatlo (Faixa Preta & Vermelha - 3º grau - Maior graduação no Brasil):

Alessandro Lucas (RS)

Tales de Azevedo e Vasconcellos (Rio de Janeiro)

 

Guro Lakan Dalawa (Faixa Preta & Vermelha - 2º grau):

Adam Ainsley (Austrália)

Magno Cerqueira Sobrinho

 

Guro Lakan/Dayang Isa (Faixa Preta & Vermelha - 1º grau):

Felipe de Paulo (RJ) aluno direto do Guro Tales de Azevedo e Vasconcellos

Entrevista com Jonas de Oliveira

postado em 29 de jul de 2016 08:22 por Tales Vasconcellos

Jonas Ludwig de Oliveira é aluno do Arnis Maharlika no Rio Grande do Sul e um dos grandes exemplos que de quando se tem vontade tudo é possível! Amante das artes marciais e frequentador assíduo do Bothan de Gramado, Jonas conversou conosco para contar um pouco da sua experiência com a arte.


1- Olá! Obrigado por nos ceder a essa entrevista. Você poderia nos contar um pouco sobre o seu começo com as artes marciais?
Eu sempre fui um admirador e apaixonado por artes marciais. Meu guru, Djavan de Oliveira é um amigo de longa data, estudamos juntos o ensino fundamental. Tínhamos o mesmo gosto pelas diversas modalidades. Quando me tornei cadeirante essa paixão ficou adormecida, não tinha conhecimento se seria possível praticar alguma arte marcial.


2 - Sobre o FMA, como você conheceu essa modalidade? Como foi o seu início e o que despertou o seu interesse?
O inicio na FMA se deu através de um anuncio que o amigo e guru Djavan fez num jornal local de grande circulação, divulgando a pratica desta arte marcial na cidade. No anuncio ele especificava que qualquer pessoa poderia praticar, inclusive cadeirantes. Achei interessante e contatei ele para conhecer mais sobre a arte marcial,como era desenvolvida e se realmente uma pessoa com limitações poderia fazê-la.

3 - Você acredita que as Artes Marciais (Arnis, Taijiquan, etc) podem ser utilizadas como ferramenta de educação e transformação pessoal?
Sem dúvida que acredito. Sempre percebi como ponto forte nas artes marciais a disciplina, acima de tudo. O respeito ao próximo e ao seu conhecimento na arte. Tenho plena certeza que já é uma ferramenta de educação e transformação.

3 - Você poderia nos contar o tema da acessibilidade funciona no FMA? Quais os grandes desafios? Quais as vantagens ou pontos fortes?
Acessibilidade na FMA funciona como em qualquer outra atividade, seja ela esportiva ou não. O grande desafio é testar suas limitações e adequá-las, assim como acontece para cada pessoa, nenhuma desenvolve exatamente igual à outra. Evidente que técnicas que utilizam-se dos membros inferiores são descartadas, outras estudamos para adequar a essa especificidade, e buscamos fortalecer as demais técnicas com as mãos.

4 - Você poderia nos falar um pouco sobre o seu trabalho com o Arnis Maharlika? Como conheceu o Maharlika?
O trabalho desenvolvido no Arnis Maharlika tem me trazido diversos benefícios. Além do que se propõe a própria arte, de levar conhecimento para que possa defender sua integridade física em tempos de uma sociedade caótica, sem limites e princípios; trazendo benefícios para própria saúde na melhora do condicionamento físico, respiração etc. Conhecimento que obtive do maharlika através de conversas com o guru Djavan e posteriormente com o mestre Alessandro lucas.

5- Sobre FMA e Defesa Pessoal, qual a sua opinião?
Vejo como uma das modalidades mais eficientes nas artes marciais, principalmente se considerar a pratica por pessoas com mobilidade reduzida. Tendo em vista que as mesmas num momento de necessidade não tem como se resguardar do perigo apenas imobilizando seu agressor.

6 - Obrigado pela sua entrevista, você poderia enviar uma mensagem aos nossos leitores?
Aos nossos leitores gostaria de dizer, e principalmente aqueles que ainda não conhecem a Filipino Martial Arts que busquem maior entendimento sobre esta excelente arte marcial. Que proporciona inúmeros benefícios aos praticantes. Partindo fundamentadamente da disciplina e respeito ao próximo. Deixando também um convite as pessoas com necessidade especiais e que gostam de artes marciais para que venham fazer uma aula experimental e conhecer estes benefícios

http://www.artefilipina.com/2016/07/entrevista-com-jonas-de-oliveira.html

Qual o impacto do treinamento Maharlika na vida de uma pessoa?

postado em 28 de mai de 2016 13:06 por Tales Vasconcellos

O Tagapagturo Felipe de Paulo publicou um emocionante relato sobre como o método de treino Inocalla do Arnis Maharlika o ajudou em sua vida: a perder peso, enfrentar os inimigos internos e ganhar mais confiança em si.

Confira o texto aqui no site, na seção artigos:

https://sites.google.com/site/academiamagkaisa/artigos/minha-experiencia-com-arnis


GM Shishir Inocalla no Brasil [UPDATE]

postado em 21 de abr de 2016 14:58 por Tales Vasconcellos   [ 21 de mai de 2016 10:54 atualizado‎(s)‎ ]



Grão Mestre Shishir Inocalla, um dos fundadores do Arnis Maharlika, estará no Brasil durante o mês de julho! Serão organizadas aulas, workshops e seminários! Confira a agenda:

  • 16 e 17 de julho: Sama Sama em Brasília/DF
  • 24 de julho. Seminário em Porto Alegre/RS
  • 31 de julho: Seminário em Fortaleza/CE

Imperdível! Maiores informações diretamente na secretaria da academia.

Seminário em Manaus

postado em 20 de mar de 2016 21:34 por Tales Vasconcellos

Pela Primeira vez na Cidade de Manaus!
Seminário de Arnis Kali com GM Dada Inocalla. Imperdível!!!



Maiores Informações 
(92) 99963-6587 / 99163 -1351 / 98190 - 1176 

Palestra com Dada na UNB

postado em 29 de fev de 2016 21:05 por Tales Vasconcellos


A última palestra do GM Dada Inocalla na UBN já está disponível no youtube!



Exame de Arnis Maharlika em Caxias do Sul

postado em 29 de fev de 2016 21:03 por Tales Vasconcellos

No último final de semana aconteceu em Caxias do Sul mais um exame de faixas coloridas do Arnis.


Muita garra e desempenho de todos os participantes! Parabéns!

Datu Shishir Inocalla no programa Good Morning Boss

postado em 30 de jan de 2016 05:29 por Tales Vasconcellos



Datu Shishir Inocalla, um dos fundadores do Arnis Maharlika, esteve no programa Good Morning Boss - um jornal-magazine exibido pela People's Television Network, canal  4 das Filipinas.


Em sua entrevista o Datu contou sobre o trabalho para divulgação do Arnis, relações com o Brasil, seu centro de turismo marcial em Camarines Norte e ainda convidou o apresentador Aljo Bendijo para uma aula ao vivo.


Imperdível! O trecho está disponível no youtube:



Feliz Ano Novo

postado em 30 de dez de 2015 12:14 por Tales Vasconcellos


A Academia Magka-Isa deseja um feliz ano novo a todos!

Sama Sama 2015

postado em 13 de dez de 2015 10:32 por Tales Vasconcellos



A edição 2015 do Sama Sama aconteceu nos dias 5 e 6 de dezembro. O evento é promovido pela Academia Magka-Isa e busca aproximar os praticantes de Arte Marcial Filipina do Brasil além de trazer à tona temas pertinentes ao debate da prática e ensino das Artes Marciais.

Dessa vez, o tema foi a integração do FMA no Brasil e o público pode presenciar a integração na prática. Além do GM Herbert “Dada” Inocalla, os presentes também puderam contar com a presença do Guro Alessandro Lucas, líder do Arnis Maharlika no Rio Grande do Sul, Guro Waldevir Junior, líder do Pekiti Tirsia Tactical no Brasil, Tuhon Daniel Barros, diretor do Latosa Escrima no Brasil, e Tales Azevedo, instrutor do Kali Rio. Além disso, o evento contou com a participação mais que especial do Cônsul Geral das Filipinas Ariz Convalecer.

O primeiro dia do evento começou com GM Dada saudando os presentes, e passando exercícios de combate com um e dos bastões. Na sequência foi a vez do Guro Waldevir apresentar alguns exercícios fundamentais de faca tática do Pekiti Tirsia. Após um breve intervalo, o Guro Tales apresentou uma introdução do Balintawak Escrima. Na sequência, o Tuhon Daniel Barros trouxe os princípios e batidas do Latosa Escrima. Para encerrar com chave de ouro o primeiro dia, um debate sobre o presente e futuro do FMA no Brasil.

O segundo dia começou com uma sessão de Meditação dirigida pelo GM Dada Inocalla. Em seguida tivemos uma seção de chaves articulares, chamadas ipit pilipit, e uso de sarong. Por fim, guro Waldevir mostrou o poder da combinação de Pekiti Tirsia, facas e armas de fogo.

Diferentes expressões. Diferentes professores. Apenas uma arte marcial.

Ao final do segundo dia os certificados de presença e participação foram entregues, fotos foram tiradas e contatos trocados. O cansado era grande, mas a alegria e a satisfação de participar de algo como a família do Arnis era bem maior. No coração de todos os presentes, apenas uma única certeza: que se esse ano foi bom, no próximo seria ainda melhor!

Mabuhay!

1-10 of 200