Depoimentos

Keep up the good work to promote FMA and be a good "Ambassador" anywhere else in the world. I'm proud of you and Allan or Shishir. Glad to know you are also putting an effort in bringing FMA to the school i.e PE. You are the second Pilipino, this week I know that mentioned this to me. Congrats. God willing we will see each other, either in Brasil, America or Canada.

Guro Jun de Leon 
Founder and Chief Instructor of KDL
www.kalideleon.com


Professor "Dada" Yogabratha Inocalla also known as Herbert Inocalla is a 9th degree Grandmaster of Arnis Maha-likha - Inocalla family system of Martial arts. A true Yogi, martial artist and a healer. He is my older brother, mentor, teacher, example. GM H. Inocalla is a great student, a great quality of a teacher... Anyone seeking knowledge and training for the body, mind and spirit. He is one of the best I know in the world.

Shishir Inocalla
9th Degree GM- Arnis Maha-likha. 
Body, mind and spirit coach
www.shishirinocalla.com
www.mbpeakperformance.com


Conheci o Mestre Dada Inocalla em outubro de 1985 quando comecei a praticar Tai Chi Chuan na academia Magka-Isa. Os ensinamentos filosóficos ministrados pelo mestre fizeram muita diferença em minha vida. Eu já havia praticado outras artes marciais como Judô e Karatê, mas eu me preocupava apenas com a defesa pessoal e o êxito em torneios e campeonatos. Após me tornar aluno do Dadaji (como nós seus alunos mais antigos o chamamos carinhosamente), passei a me importar com a filosofia das tradições guerreiras do oriente. Graças a ele pude compreender que a maior vitória que existe é o triunfo sobre a ignorância e que devemos buscar uma melhor qualidade de vida baseada no estudo das artes marciais e práticas terapêuticas orientais como meditação e automassagem. "As artes marciais sem moralidade levam à violência.”
Maraming Salamat, Dadaji! (Muto obrigado, Dadaji!)

Guro Lakan Isa Paulo Burgos de Castro Cantanhêde. Licenciado em Letras e Filosofia pela Universidade Católica de Brasília. Pós-graduado em Administração Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira-RJ. Instrutor de artes marciais com formação em Judô, Tai Chi Chuan e Arnis (Maharlika Arnis Kali).


Quando ingressei na academia Magka-Isa, procurando por uma luta que fosse aplicada ao trabalho de segurança, não imaginei que fosse encontrar muito mais do que isso: uma verdadeira escola para a vida... 
Conheci o Mestre Dada Inocalla como professor de Arnis (Arte Marcial Filipina), mas aos poucos fui aprendendo que mais que um professor ele era um educador, que pacientemente ensinava seus alunos a conhecerem e respeitarem a si mesmos, aos outros, e ao planeta em que vivemos. 
E hoje, alguns anos depois de iniciar o meu treinamento em Arnis, tenho a oportunidade de agradecer-lhe pela paciência, pelo aprendizado e pela amizade sempre fiel...
Por tudo isso, gostaria de dizer-lhe:
Mabuhay Kaibigan! (Vida longa meu amigo!)


Guro Lakan Isa Maurício Viegas. Bacharel em Direito, possui especialização em Proteção de Autoridades e Testemunhas pela Sniper Security Corporation. Desde 2002 atua no ramo de consultoria e treinamento em segurança pessoal, sendo representante exclusivo da Sotai no DF. 


O Mestre Dada Inocalla é mais do que um professor de artes marciais: é um verdadeiro educador, que tem o ensino do tai-chi, yoga e arnis kali apenas como instrumentos para transmitir seus ensinamentos e sua filosofia. Isso ele faz com base na prática dessas atividades como uma terapia marcial, ou seja, na criação e no desenvolvimento das virtudes morais e espirituais por meio da disciplina e do aprimoramento do corpo físico.
Seus ensinamentos sempre me fazem lembrar que a evolução humana, com base na prática do amor universal, só se alcança mediante muito esforço, e pode ser conseguido por cada um de nós. E nesse processo, nós nos moldamos tal qual o carvão que se aquece e um dia torna-se diamante, pois a nossa forja se realiza pelo cultivo das virtudes, como a paciência e a persistência. E uma vez incorporadas pela nossa personalidade, não só melhoramos a beleza do nosso corpo físico, mas também a beleza interior, tornando-nos saudáveis física, psicológica e espiritualmente.
Não tenho palavras pra descrever o quanto cresci nesses anos de aprendizado com o Mestre Dada. Só posso dizer que encaro a vida de outro modo, administrando melhor as pressões que aparecem no dia-a-dia. E nesse estágio de treinamento em que me encontro, vejo que é tão ou mais importante procurar o conhecimento das práticas espirituais, pois é nelas onde se encontram a razão e a finalidade últimas de todos nós, como seres humanos, a fim de alcançarmos, em um futuro próximo, a transcendência da mente para os planos superiores.
E para tanto, o caminho deve continuar sendo percorrido. Não se pode negligenciar o treinamento, que o Mestre Dada transforma em uma verdadeira higiene mental, e nem desperdiçar o tempo que já foi gasto. Eu agradeço muito, e espero continuar essa jornada sempre sob a orientação deste grande ser humano.


Guro Lakan Isa Marcus Mota Moreira Lopes
. Bacharel em Direito, Pós-Graduando pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT). É servidor do Ministério Público da União, lotado na Procuradoria Regional da República da 1ª Região.