AKM Arnis Kali Maharlika

No Brasil, o AKM  Arnis Kali Maharlika é representado unicamente pelo mestre Herbert “Dada” Inocalla. 

O mestre Dada, como é conhecido por seus alunos e amigos, nasceu nas Filipinas, em Labo Camarines Norte, na Ilha de Luzon. 

O seu nome de batismo é Herbert Villafria Inocalla, sendo o sexto filho de Vicente Luna Inocalla e Beatriz Dasco Villafria. Quando criança foi escoteiro e iniciou-se na prática das Artes Marciais aos seis anos de idade. Foi Tenente Coronel do exército Filipino - PMT (Philippine Military Training). 

Estudou Arquitetura no Mapua Institute Technology e foi membro da “Alpha Phi Omega“, Fraternidade Internacional Filipina.

O mestre Dada realizou ainda o treinamento de monge (Tantra Yoga) na Ananda Marga, qualificando-se como "Acarya" (professor espiritual), sob a supervisão do Grão Mestre Shrii Shrii Anandamurti, tendo realizado a sua formação como monge nas Filipinas, na Índia e no Nepal. 

Em 1977 realizou MTC com o mestre Comendador Dr. Moo Shong Woo (Medicina Tradicional Chinesa) em Tai Chi, massagem e acupuntura, e em 1995 participou da Tradicional Clínica Chinesa com o Mestre Dr. Wang Shiao Po em Tai Chi, massagem e acupuntura. Grão Mestre Dada Inocalla é Lakan Siyam 9º Grau de Arnis Kali Maharlika.

Após a conclusão de sua formação, viajou pelo mundo ministrando palestras sobre espiritualidade e qualidade de vida. Esteve na Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Já no Brasil, após residir na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, veio para Brasília, onde em 1976 fundou a academia Magka-Isa, na qual ministra regularmente aulas de Acupuntura, Chi Kung, Tai Chi, Yoga e Arnis, sendo filiado ao Sindicato Nacional dos Terapeutas (CRT – 41.201) e ao Conselho Regional de Educação Física do Distrito Federal (CREF 002296/DF).

1. Trecho do livro Arnis Maharlika, de Maurício Viegas.