História


O Clube Academia de Combate da Madeira, foi fundado a seis de Junho de 1996, originalmente com o nome de, Associação de Full-Contact/Kickboxing da Madeira. Foi o primeiro clube a se formar nesta Região Autónoma, dando início à prática e divulgação da modalidade. O fundador do clube foi, João Teixeira, que cansado da prática do Karate, entra em contacto com a Federação Portuguesa de Kickboxing, deslocando-se a esta Região, o técnico, Carlos Ranjanali, que realiza pela primeira vez um estágio de Kickboxing. Após esse estágio, João Teixeira, entra em contacto com Yorg Braunn, cidadão alemão que residia nesta Ilha, e que já tinha sido atleta de competição no seu País. Sob a tutela de Yorg, o clube prepara uma equipa de quatro atletas para participar no seu primeiro campeonato nacional, tendo conquistado nesse campeonato nacional, um primeiro lugar, um segundo, um terceiro e um quarto lugar, estreando-se assim com o pé direito nas competições nacionais. Após isso, o clube organizou um curso de arbitragem, um curso de treinadores e exames nacionais de graduação, trazendo vários técnicos para a realização de estágios, tais como, Carlos Ranjanali, Inocêncio Ramos, Pacheco, Nuno Neves, João Cardoso, Paulo Pereira, José Pina, Calado, Miguel Marques.

Com a saída de alguns dos seus membros, nasceram outros clubes, dando assim seguimento ao desenvolvimento do Kickboxing. Até então, era o clube que fazia a ligação entre a Federação e a Região, mas a partir de 2003, os clubes juntam-se à A.D.M. e criam um departamento de Kickboxing. A partir dessa data, dá-se inicio à competição Regional, e a ADM passa a representar oficialmente o Kickboxing, ficando João Teixeira, com o cargo de Director Técnico da modalidade. Em 2007, João Teixeira demite-se do cargo de director técnico, bem como da Federação e da ADM, saindo com ele todos os seus atletas, filiando-se o clube na nova, Federação Portuguesa de Muay Thai. Durante a época em que o clube esteve ligado à Federação de Kickboxing, o mesmo participou em sete campeonatos nacionais, tendo conquistado sete títulos de campeão nacional e quatro de vice – campeão. Além disso, teve atletas na selecção nacional  que representaram o País em três campeonatos Ibéricos, um Europeu, e em um Mundial de Juniores, que decorreu em Lisboa em 1998.

Em Janeiro de 2007, o clube alterou a sua designação para, Academia de Combate da Madeira, uma vez que passou a ter outras modalidades sob a sua tutela. Tendo-se ligado ao Muay Thai, João Teixeira, traz a esta Região o técnico Francês, Didier Le Borgne, que ministra dois estágios, para além de outros técnicos, tais como João Cardoso, Fábio Teixeira, Ângelo Vieira, e outros. Foi também João Teixeira que, implantou o Jiu-Jitsu Brasileiro nesta Região, ao contratar o técnico Fabiano Silva para o clube. Além disso, foi também quem trouxe o Krav Maga e o Kombatan para esta Região, promovendo estágios das referidas modalidades.

Em 2008, participa pela primeira vez nos campeonatos nacionais de Thai Boxing  e Muay Thai, com uma equipa de cinco atletas, conquistando dois primeiros lugares, um segundo, um terceiro e um quinto lugar.

No dia 28JUN2008, a Câmara Municipal de Santa Cruz, no desenrolar das festas do Concelho, homenageia o Clube Academia de Combate da Madeira, e distingue os atletas que competiram no Campeonato Nacional de Thai Boxing e Muay Thai, no ano 2008.

Em 21JUL2008, o Exmº Senhor Embaixador do Reino da Tailândia, KASIVAT PARUGGAMANONT, desloca-se à Ilha da Madeira, contacta com o Exmº Senhor Presidente do Governo desta Região Autónoma, e outras Entidades.  Pelas 21H00,  visita a Academia de Combate da Madeira, assistindo e participando numa aula de Muay Thai.

 De 11 a 15AGO08, o CACM envia uma delegação de oito atletas a Canárias, onde decorreu um estágio de Muay-Thai orientado pelo técnico Mário Vega, que vive na Tailândia no campo de treino Kaewsa-mrit de Bangkok, e reuniu os melhores atletas e treinadores da actualidade do Muay-Thai.

Primeiro grande Estágio na MADEIRA 10JAN2009 até ao dia 17JAN, um estágio de Muay-Thai com duas sessões diárias, das 10:00 às 12H30 e das 19:30 às 22:00, ministrado pelo técnico MÁRIO VEGA DEL ROSARIO, este estágio teve como finalidade formar um grupo de trabalho, com formação e conhecimentos técnicos, para que esta modalidade seja ministrada e desenvolvida pelo clube ACM, com respeito pela tradição e técnicas oriundas do seu país de origem, Tailândia.

O pedido oficial do Clube ACM em nome da Embaixada Tailandesa e da Federação Mundial de Muay Thai, o  treinador Jadet Moonpanich, do ginásio Joky Gym de Bangkok, veio à Ilha da Madeira no mês de Março2009, juntamente com o Extensíssimo Senhor Embaixador do Reino da Tailândia KASIVAT PARUGGAMANONT e do Senhor presidente da Federação Portuguesa de Muay-Thai Zé Fortes, dando assim mais um passo importante na divulgação desta Ilha da Madeira em instâncias internacionais e do desporto.

 Em 26ABR09, o clube participou  no III campeonato nacional de Muay Thai com dois atletas, tendo conquistado dois títulos de campeão nacional.

DESTAQUES E CERTIFICADOS - ACM