Página inicial‎ > ‎

Biografia de Joseph H. Pilates

 Joseph H. Pilates nasceu em Dusseldorf na  Alemanha em 1880, segundo a primeira geração de instrutores do Método, ele foi uma criança doente, tinha asma, raquitismo, febre reumática, e foi fazendo exercicios, que obteve cura para estes males.
q
    Em 1912,  Pilates vai para Inglaterra, onde relatos históricos indicam que ele se muda para lutar de boxe. Já na Inglaterra trabalha em circo, e ministra aulas de defesa pessoal para Scotland Yard.
 
 
 
 
 Em 1914, eclode a primeira grande guerra mundial, e sendo ele alemão é levado 
para o exílio em Lancaster.
Durante o periodo em Lancaster, Pilates
influencia os cidadãos alemães que estavam presos no seu pavilhão, para realizarem o qu chamava de Contrology. 
 
 Mais tarde Pilates foi transferido  para a Ilha de Man,  onde pratica  enfermermagem. Podemos imaginar o estado dos presos de guerra, fracos, ampultados, desnutridos, com pouca capacidade de movimento, faz com que Pilates crie um sistema de trabalho mais fácil, que os de Solo ( Mat). Joseph Pilates cria 
alguns aparelhos que utilizavam as molas das macas, e podiam ser usados por eles quando estavam deitados ou na cadeira de rodas.
    Pilates depois recebe crédito pela fato de nenhum daqueles presos do seu pavilhão, terem sido atetados pela epidemia de Influenza que matou milhares de ingleses em (1918).
 
  Após a guerra, Pilates retorna a Alemanha e trabalha com Rudolf Laban na “CONSTRUÇÃO CORPORAL” a ( labanotação), e ali, Joe observa as possibilidades de movimento do corpo humano
  Neste periodo, relatos nos levam a crer que o governo alemão lhe pede que aplique seu treinamento nas forças armadas, mas resolve ir  para os Estados Unidos, em 1926, aos 46 anos.
 
 
 
 
Em sua viajem de navio para os EUA conhece Clara, sua futura esposa, que era enfermeira, e ela dizia que:
"Falávamos muitas horas sobre saúde e a necessidade de manter um corpo saudável".  Chegando aos EUA, decidiram abrir juntos um estúdio em New York, na 939 Eight Avenue.
 
 
 
     Pilates desenvolve diversos aparelhos e acessórios,  provavelmente juntamente com o seu primo Fred, que era artesão.
 
    Já nos EUA, publica dois livros, um chamado "YOUR HEALTH“ – ( Sua Saúde) em 1934, no qual  escreve sobre a CONTROLOGY ( Contrologia) nome original do seu sistema
  A Contrologia: "É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam, a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade, aplicado a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo".
 
 
 
  O seu segundo livro, intitulado,  RETURN TO LIFE THROUGH CONTROLOGY" ( Retorno a vida com a Contrologia) 
Ø"Contrologia é a completa coordenação de corpo mente 
e espirito"
 
     Segundo Mary Bowen, Joseph Pilates e Clara Pilates eram igualmente talentosos, Pilates era inventivo, estravagante, e sempre à frente, ela por sua vez, era a retaguarda, segura, era a base de sustentação de Joe.
 
    Em 1967, Joseph H. Pilates falece aos 87 anos,
em decorrência do incêndio no seu Studio.
Sua esposa Clara Pilates, continua ministrando aulas durante
alguns anos.
 
Mary Bowen,  instrutora do Método Pilates, iniciando sua formação em 1959, com Joe e Clara Pilates, que por 6 anos consecutivos ia ao Studio deles em NY duas vezes por semana para aprender o Método .
"Quando entrei pela primeira vez no estúdio do Pilates em 1960, Joe tinha 80 anos e ainda continuva forte. Ele era um exemplo aos senhores,  ele  diria que você pode desenvolver e melhorar com a idade, absolutamente agora eu sei disso. Para mim Pilates é um modo de vida, uma maneira de se manter forte e saudável. Para que isso seja assim, é necessário que haja uma disciplina. O Método Pilates pode oferecer essa disciplina ". (Mary Bowen). 
 
Pilates dizia: "As pessoas não vão entender o brilho do meu trabalho nos próximos 50 anos"
 
 
Comments