Introdução

Ela é hype, ela é sexy, ela é cool.

Ela é descolada, ela é moderna, ela é transada.

Ela é a sua cara.


Essa é a ELECTRA TOWNIE, a bicicleta mais bonita da cidade.


Electra TOWNIE Original 7D Fuchsia
O nome pode causar uma ligeira confusão no início. Mas não... não se trata de uma bicicleta elétrica chinesa, como pode parecer. Estamos falando da marca californiana Electra, com esse “c” pronunciado mesmo, como os antigos aviões da ponte aérea Rio-SP. Aliás, esse apelo vintage tem tudo a ver com essas bikes modernas e descoladas: elas são verdadeiros itens fashion e com regularidade são usadas como adereços em sessões de foto para capas de revista e catálogos de moda.


Quando a Electra concebeu a TOWNIE, queria trazer a diversão de volta ao ato de pedalar, mas também desenhou bicicletas pensadas para proporcionar um conforto extremo. A isso eles deram o nome de “Flat Foot Technology”, uma patente da marca. Trata-se de um desenho que permite que o condutor permaneça sentado enquanto parado, com os dois pés apoiados integralmente no chão. Mas como os pedais são ligeiramente deslocados para a frente em relação ao selim, quando se pedala as pernas se estendem completamente, da maneira correta. O resultado? Uma bike gostosa de andar, que coloca o condutor em uma posição mais vertical resultando em muito mais estabilidade e conforto.


A coisa poderia parar por aí, ou seja, em um produto quase ortopédico a ser indicado por especialistas por ser menos agressivo às articulações - seus pulsos, cotovelos e ombros agradecerão. Mas foi aí que entraram em cena os designers e fashionistas da Califórnia que fizeram das Electra verdadeiras “it bikes”.


São 5 modelos diferentes (com versões masculinas, femininas e infantil), que vão da clássica TICINO à elegante AMSTERDAM. Mas é sobretudo nas invocadas CRUISER e nas descoladas TOWNIE que está a diferença.


As cores da TOWNIE, por exemplo recebem nomes divertidos como CHOCOLATE, FÚCSIA e BAUNILHA. Cada um desses modelos tem os selins e manetes em cores diferentes das do quadro da bicicleta - e o mesmo acontece com o aro dos pneus. Isso resulta em um conjunto mais descontraído que traduz bem a intenção do modelo. É como se a própria bike afirmasse “Eu não vim ao mundo para competir, amigo... eu estou aqui pra ME DIVERTIR”.


Além das cores vivas, são as infinitas possibilidades de personalização que fazem de cada TOWNIE uma bike única, com a cara de seu dono. São desde cestos de vime e bolsas com estampas super modernas para as bikes femininas, passando por mais de 60 (!) opções de sinetas com estampas que vão de caveiras à temas havaianos, até chegar em inusitados protetores de bicos dos pneus que imitam dados, parafusos... e até um míssil!


As Electra fazem sucesso com todas as idades. Na edição de Julho de 2008 da People Magazine a ainda adolescente Miley Cyrus disparou: “Essa vai ser pra sempre a minha bicicleta favorita”.


O que a Electra não oferece são bicicletas para entusiastas do esporte. Não há mountain bikes para trilhas espinhosas e ninguém vai ganhar uma corrida com uma delas. E esse é o ponto. Essas bicicletas são para todos os outros tipos de pessoa. 


Bem... se tudo isso ainda não convenceu você de que a TOWNIE é mesmo a bicicleta mais bonita de cidade, talvez ela simplesmente não tenha sido feita para você. Mas se você, assim como outras tantos outros homens, mulheres e crianças de bom gosto mundo afora, está tendo um caso de amor à primeira vista por essa bike... seja muito bem-vindo a esse fã-site!



Uma pausa para nossos comerciais: