ESTUDO BÍBLICO

AUTORIDADE (liderança com espírito de servo)

 

 

   A autoridade é uma responsabilidade a ser assumida com humildade e não um direito a ser exigido com orgulho.Como definida nas Escrituras,é a primeira atribuição do marido durante o ato da criação,como parte da perfeição antes da queda.O homem foi criado primeiro(GN 2.7) ,e a mulher foi criada para ser sua auxiliadora,de forma que ele não estaria sozinho em seu domínio sobre o mundo(GN 2.18).Ela sempre foi parte dos planos de Deus para ser companheira do homem,dando continuidade às gerações e fazendo o trabalho dado por Deus(GN 1.26-28).Isso é verificado mais tarde,quando Adão é responsabilizado pela desobediência à ordem dada pelo próprio Deus,com relação ao fruto proibido(GN2.15-17 ;1TM2.14).Eva somente soube dessa ordem por meio do seu marido.

     Mais tarde,o apóstolo Paulo esclareceu de que forma a liderança foi estabelecida,quando reiterou a ordem da criação e declarou que a mulher foi criada para o homem e não vice-versa(1CO11.2-12).Paulo não apelou para a maldição que sobreveio sobre o homem nem para a queda a fim de justificar a liderança do homem;em vez disso,apelou para o ato e o propósito da criação da mulher antes da queda.

 

     O casamento foi planejado por Deus,antes que houvesse qualquer atividade criadora,para ser um retrato do relacionamento Dele com seu povo e o padrão do relacionamento de Cristo com a igreja.A queda introduziu o pecado,distorcendo o relacionamento entre marido e esposa:a amorosa liderança servil foi substituída por tirania e ambição pelo poder ou por indiferença e má vontade em oferecer liderança espiritual.

 

 

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------************************************************************-------------------------------------------------------------------------------------

 

 

MASCULINIDADE

 

 

 

            Deus disse: " Façamos o homem à nossa imagem,conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio " (Gn 1.26 ). Deus estava definindo o que é masculinidade ao criar Adão e ao indicar seu papel,colocando-o no jardim para cultivá-lo e para dar nomes aos animais (Gn 1.26;2.15,19-20).

            Deus capacitou o homem com grandes qualidades para uma liderança responsável.Isso pode ser positivamente canalizado na igreja,na qual todos estão na posição de ensinar,de liderar por exemplo moral e de apoiar causas nobres(1 Tm 2.8).Percebemos visão em moisés(Êxodo) e fidelidade em josué,mesmo qundo em minoria (Dt 31.6-8).Davi demonstrou coragem lutando contra inimigos incríveis( 1 Sm 17),Neemias teve iniciativa como construtor ,organizando homens para reconstruir os muros da cidade(Ne 1-8).Por outro lado,temos um homem como nabucodonosor,que usou seu poder para destruição e crueldade na guerra (2 Rs 24.10-17).

 

           Deus equilibrou de maneira maravilhosa essa imagem de homem dominante,de força e de poder com o exemplo do Nosso Senhor Jesus,que foi movido por compaixão(Mt 20.34),pelo amor às crianças(Mc 10.14),pelo choro na morte do seu amigo(Jo 11.35) e que deu sua vida para que outros podessem viver(Jo 3.16).O"homem íntegro"(Jó 31) encontra seu paralelo na "mulher forte"( Pv 31.10-31).

 

 

                                                   BASES TEOLÓGICAS PARA AUTORIDADE

 

            Adão foi criado antes de Eva-----------------------------------------------------Gn 2.7

          

           O uso do nome "Adão" para designar a raça humana--------------------------Gn 2.20

 

           Adão foi investido de autoridade antes da criaçãode Eva-----------------------Gn 2.15

 

          O homem foi responsabilizado pela provisão e proteção da mulher------------Gn 2.15-17

 

          O homem recebeu responsabilidade de dar nomes aos animais-----------------Gn 2.20

 

          A mulher foi designada para ser auxiliadora do homem-------------------------Gn 2.18-20

 

         O homem escolheu o nome da mulher----------------------------------------------Gn 2.23

 

         O reconhecimento do homem como líder e porta-voz-----------------------------Gn 3.9-11

 

 

 

                                   O plano de Deus para o casamento

 

 

 

        Todo passo tomado  em direção à intimidade deve ser equilibrado pela fidelidade e pelo afeto.o amor desenvolve-se na medida em que avançamos em fidelidade,num compromisso de exclusividade,e em afeto,numa intimidade única(Gn2.24).Quando a pessoa tenta pular uma etapa desse circuito com intimidade sexual antes do compromisso do casamento,o vasio que se forma é inevitável.

       O plano de Deus para o casamento é apresentado em gênesis 2.24,repetido nos evangelhos( Mt 19.5 ) e nas epístolas ( Ef 5.31 ).O casamento é perfeito quando estabelece o compromisso de um homem com uma mulher por toda a vida.

       Deus nunca pretendeu que o homem ficasse sozinho (Gn 2.18).O osso do qual a mulher foi criada foi retirado do próprio homem(Gn 2.23).A mulher foi retirada do homem e depois apresentada a ele a fim de complementá-lo.Deus criou o homem e a mulher a sua imagem (Gn 1.26), com necessidades físicas e emocionais que apenas outro ser humano pode preecher(Gn 2.18).

       O casamento é um milagre de três faces.É um milagre biológico,em que duas pessoas realmente se tornam uma só carne;é um milagre social,por meio do qual duas famílias são exertadas uma na outra;é um milagre espiritual,no qual a relação do casal é uma figura da união  de Cristo e sua noiva ,a igreja(Ef 5.23-27).De maneira clara,Deus planejou que tranparência e abertura fossem parte do relacionamento no casamento-vulnerabilidade sem ambição(Gn 2.25).

                                                                               -x-x-

 

 

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\continua com a queda de Adão \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

 

 

*******************A QUEDA DE ADÃO***************

 

{ESTAREMOS CERTOS QUE O SEU DESEJO DE SE REVELAR A NÓS É MAIOR DO O DESEJO DE CONHE-

CÊ-LO}

 

    QUEDA-------REJEIÇÃO DO PLANO DE DEUS

 

 

         AS SENTENÇAS RECEBIDAS PELO HOMEM E PELA MULHER NA HORA DA QUEDA AFETARAM NÃO SÓ SEU RELACIONAMENTO,MAS TAMBÉM SUA RELAÇÃO COM DEUS E COM A NATUREZA.O JULGAMENTO QUE SE SEGUIU NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE LIGADO À NATUREZA DO PECADO COMETIDO.O PECADO E SUAS CONSEQÜÊNCIAS  TRÁGICAS E DE LONGO ALCANCE NÃO FORÇARAM UM CANCELAMENTO DOS PLANOS DO CRIADOR.COMO RESULTADO DA QUEDA ,SOFRIMENTO FOI ACRESCENTADO AO NASCIMENTO DE UMA CRIANÇA,TIRANIA À LIDERANÇA,REBELIÃO À SUBMISSÃO E PROBLEMAS AO TRABALHO,BEM COMO A SEPARAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS DESTINADOS À UNIÃO.

           AS MULHERES E OS HOMENS CRISTÃOS APRENDEM PRINCÍPIOS CLAROS PARA CONTER ESSES EFEITOS DO PECADO E PARA RELEMBRAR SUA IGUALDADE DE VALOR COMO PESSOAS ( 1 Pe 3.7 ).NA COMPLEMENTARIEDADE E NO RELACIONAMENTO HARMONIOSO PARA O QUAL FORAM CRIADOS( Ef 5.21-33; Cl 3.18-19).

 

        EVA------MÃE DE TODOS OS VIVENTES

 

        O JULGAMENTO DA MULHER- DIFERENTEMENTE DAS PALAVRAS QUE DEUS USOU PARA O HOMEM E PARA A SERPENTE,COM A MULHER NÃO USOU A PALAVRA "MALDITA" AO DAR SUA SENTENÇA DE JULGAMENTO.A PRIMEIRA PARTE DA SENTENÇA PODE SER TRADUZIDA COMO "DOR NA CONCEPÇÃO";A BÊNÇÃO DA FERTILIDADE AINDA EXISTIA,MAS FICOU DETURPADA.A PALAVRA HEBRAICA PARA "DOR",É UMA FORMA DA PALAVRA TRADUZIDA PARA "SOFRIMENTO" NA FRASE SEGUINTE ,IMPLICANDO SOFRIMENTO NO PARTO.APARECE NOVAMENTE COMO "FADIGAS"((Cp3,Vrs 7).                   

          A PALAVRA "DESEJO" EM HEBRAICO(TESHUGAH) APARECE SOMENTE DUAS VEZES MAIS NO ANTIGO TESTAMENTO(Gn 4.7,EM QUE O PECADO DESEJA TER CONTROLE SOBRE CAIM).

          A DISTORÇÃO DA "LIDERANÇA QUE SERVE,QUE TEM SEU MODELO EM CRISTO,AFETOU O RELACIONAMENTO ENTRE MARIDO E ESPOSA(VEJA Gn1 , AUTORIDADE; JÓ 31,MARIDOS).

         ADÃO RECEBEU A TAREFA DE SUPERVISIONAR TODA A CRIAÇÃO,MAS DEUS DECLAROU QUE NÃO ERA BOM QUE FICASSE SOZINHO.EVA NÃO FOI UMA IDÉIA TARDIA OU REPENTINA,MAS UMA PARTE INDISPENSÁVEL DO PLANO DE DEUS.TANTO ADÃO COMO EVA FORAM CRIADOS "À IMAGEMDE DEUS",COLOCADOS NO MUNDO PARA CUIDAREM DE TODAS AS COISAS QUE ELE COLOU SOB SEU DOMÍNIO.

        A PUREZA FOI QUEBRADA QUANDO A SERPENTE ENTROU EM CENA .EVA ESCOLHEU ACREDITAR NA MENTIRA DE SATANÁS.ELA ERA LIVRE PARA COLOCAR SUA VONTADE ACIMA DA DE DEUS E ASSIM O FEZ.QUANDO OFERECEU O FRUTO A SEU MARIDO ELE TAMBÉM DESOBEDECEU. NO NOVO TESTAMENTO ,PAULO EXPLICOU SUAS AÇÕES DIZENDO QUE EVA FOI ENGANADA,MAS ADÃO COMEU O FRUTO DESOBEDECENDO CONSCIENTEMENTE(2 Co 11.3; 1Tm2.14).O CASAL CHEIO DE CULPA,ESCONDEU-SE DE DEUS,TECENDO PARA SI ROUPAS DE FOLHAS DE FIGUEIRAS,A FIM DE COBRIR SUA VERGONHA.

 

                             

Comments