SOBRE PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO, acessar menu: PUBLICAÇÃO

Sociologia do direito: entre discurso e ação foi definido como temática central do VII Congresso da ABraSD por ele estar voltado à reflexão quanto ao lugar da Sociologia do Direito na prática jurídica, portanto no ensino do direito, o que envolve questionar o quanto direito e seus desdobramentos requerem um olhar MITdisciplinar, ou ainda, o quanto a formação dos juristas precisa ir além da dogmática, da doutrina lógico normativa, por fim, se são dispensáveis os olhares filosóficos, historiadores, políticos, sociológicos, antropológicos, psicológicos etc. para a prática jurídica.

As reflexões sobre a importância de os estudos jurídicos dialogarem com olhares distintos do seu próprio fomentam pesquisas sobre o modo de reprodução do direito na sociedade, portanto, da prática cotidiana jurídica. Pelo viés do discurso, o direito equaciona o normativo estatal à prática jurídica e à vida em sociedade. Pelo viés da ação, o direito se apresenta à sociedade como instaurador de sentidos das ações sociais. A sociologia do direito, entre discurso e ação, nessa perspectiva, é uma provocação sobre nossa prática de pesquisa e a prática jurídica, pondo em debate a contribuição das pesquisas sociológicas para a formação do jurista e para a prática jurídica.

      

LOCAL DO EVENTO: Universidade Federal do Ceará (UFC)

                                      Faculdade de Direito - Rua Meton de Alencar, s/n - Centro - Fortaleza - CE

R. Meton de Alençar

IMPORTANTE

CERTIFICADOS:

 SERÃO ENVIADOS POR E-MAIL ATÉ O DIA 05 DE JUNHO.


ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO:

ENVIO DE 01 DE JUNHO A 20 DE JULHO

ATENÇÃO! COLOCAR NO ASSUNTO DA MENSAGEM: "ARTIGO GRP ?? (NÚMERO)

OBSERVAÇÃO! O ARTIGO NA VERSÃO FINAL DEVERÁ SER NOVAMENTE ENVIADO NESTE PRAZO (MESMO QUE PERMANEÇA IGUAL À VERSÃO ENVIADA PARA LEITURA PRÉVIA E DISCUSSÃO NO EVENTO)