NOVO: acesse o grupo do Colóquio no Facebook:


Justificativa e histórico do colóquio

O GT 16 de Educação e Comunicação (16) da ANPED, ao longo dos seus 20 anos de existência, tem a forte presença de pesquisadores do estado do Rio de Janeiro, participantes da construção desse grupo. Alguns dos pesquisadores desse GT foram os responsáveis pela organização do 1º e 2º Colóquios de Pesquisas em Educação e Mídia, trazendo as discussões oriundas do GT 16 e buscando aprofundar as temáticas exploradas, respectivamente, realizados nos anos de 2007 e 2010.

 No 1º e no 2º colóquio, os trabalhos apresentados foram organizados pelo eixo das mídias (mídia impressa, rádio, cinema, TV, mídia digital e educação a distância), com participação de diferentes universidades brasileiras. Na 34ª Reunião Anual da ANPED, o GT 16 apresentou um trabalho encomendado elaborado por quatro pesquisadores (Rosa Maria Bueno Fischer, Guaracira Gouvea, Maria Helena Bonilla, Marco Silva e, como comentador, Nelson Pretto), também organizado em torno dos eixos das mídias. Tendo como referência a diversidade de enfoques teórico-metodológicos apresentados pelo conjunto dos trabalhos presentes nesse levantamento dos pesquisadores convidados pelo GT e pelas discussões ocorridas, o grupo de pesquisadores dos programas de Pós-Graduação do estado do Rio de Janeiro envolvidos na organização do Colóquio decidiu que o eixo de agrupamento dos trabalhos não seria mais por mídias, porém por enfoques teórico-metodológicos. Desta forma, no atual colóquio, a participação não será para o pesquisador individual, mas por grupo de pesquisa a partir de sua trajetória que explicita os caminhos teórico-metodológicos traçados ao longo da existência de cada grupo.

No 1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia, contamos com a participação na organização do evento das universidades: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No 2º Colóquio, tivemos a participação na organização conjunta do evento dessas universidades e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Para o 3º Colóquio, ampliamos a participação das universidades organizadoras, contando com a presença de mais  duas: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e Faculdade de Formação de professores (FFP/UERJ). Nos dois eventos anteriores - e neste atual - a UNIRIO sediou os trabalhos. 


REALIZAÇÃO

        
 


APOIO