Prêmio Wagner Sessin

Ganhadores dos Prêmios Wagner Sessin 2020

  • Jhonathan Orlando Murcia Piñeros (Mecânica Orbital e Controle )

  • André Izidoro Ferreira da Costa (Astronomia Dinâmica e Planetária )

Jhonathan e André, os ganhadores do Prêmio Wagner Sessin

HISTÓRICO

Os organizadores dos primeiros Colóquios Brasileiros de Dinâmica Orbital, instituíram, em 1998, os Prêmios Wagner Sessin, a serem atribuídos a cada dois anos, um em cada modalidade, por ocasião dos Colóquios Brasileiros de Dinâmica Orbital.

Os prêmios se destinam a pesquisadores jovens com reconhecido compromisso com uma carreira de pesquisa científica ou tecnológica e potencial para liderança de equipes, que se tenham destacado por contribuições pessoais bem caracterizadas numa das duas modalidades escolhidas para o prêmio.

As contribuições científico-tecnológicas serão caracterizadas por artigos publicados em revistas científicas indexadas, artigos completos publicados em proceedings arbitrados com rigorosos critério de seleção, teses defendidas, contribuições tecnológicas notórias, todas resultantes de atividades realizadas majoritariamente no Brasil.

DOS CANDIDATOS

Os candidatos poderão ser indicados à Comissão dos Prêmios Wagner Sessin por membros da comunidade que ocupem ou tenham ocupado posições de liderança em atividades de pesquisa em Dinâmica Orbital e suas modalidades.

Poderão ser indicados pesquisadores de até 35 anos de idade. Candidatos de idade pouco superior a esse limite poderão ser aceitos pelos membros da Comissão dos Prêmios, desde que a excepcionalidade esteja amplamente justificada.

NOTA IMPORTANTE: Como a próxima premiação se refere ao ano de 2020, adiada para 2021 devido à pandemia, o requisito de idade máxima se refere ao ano de 2020.

ATENÇÃO: Novo prazo para indicação de candidatos é 31 de Outubro de 2021.


DO JULGAMENTO

O julgamento será feito pela Comissão dos Prêmio Wagner Sessin, abaixo nomeada, e por membros ad hoc por ela convidados.

A Comissão dos Prêmio Wagner Sessin:

  • Sylvio Ferraz Mello (IAG-USP)

  • Rodolpho Vilhena de Moraes (FEG-UNESP)

  • Daniela Lazzaro (Observatório Nacional)

  • Antonio Fernando Bertachini de Almeida Prado (INPE)

  • Othon Cabo Winter (FEG-UNESP)

mais detalhes em http://www.astro.iag.usp.br/~dinamica/premiows.htm