MÁQUINAS VIRTUAIS - NOTAS DE AULA


A máquina virtual é a arquitetura de computador hipotético que em que um SO funciona em outro SO como base. É camada de abstração entre o computador físico (no qual a máquina virtual está em execução) e máquina virtual hipervisor ou monitor de máquina virtual e sua implementação é puramente baseada em hardware, software ou uma combinação de ambos. O hipervisor normalmente é autorizado a operar várias máquinas virtuais simultaneamente em uma única máquina física.

O termo máquina virtual foi descrito na década de 1960 utilizando um termo de sistema operacional: uma abstração de software que enxerga um sistema físico (máquina real). Com o passar dos anos, o termo englobou um grande número de abstrações – por exemplo, Java Virtual Machine – JVM que não virtualiza um sistema real.

Ao invés de ser uma real, isto é, um computador real feito de hardware e executando um sistema operacional específico, uma máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de simulação. Sua memória, processador e outros recursos são virtualizados. A virtualização é a interposição do software (máquina virtual) em várias camadas do sistema. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução.

Ultimamente, é muito simples e fácil criar uma máquina virtual: basta apenas instalar um programa específico dentro da máquina real, onde dentro desse programa poderá ser criado um disco rígido virtual e a partir disso, será possível executar um sistema operacional inteiro por meio dele.

Entre os programas que simulam essas máquinas, são bastante conhecidos os emuladores de vídeo games antigos e os emuladores de microcomputadores.

Após a instalação do programa para criação da máquina virtual, é possível criar um disco rígido virtual, e a partir disso, é possível executar um sistema operacional inteiro.


A máquina virtual irá alocar, durante a execução de sistemas operacionais, uma quantidade definida de memória RAM. Ela normalmente emula um ambiente de computação física, mas requisições de CPU, memória, disco rígido, rede e outros recursos de hardware serão todos geridos por uma "camada de virtualização" que traduz essas solicitações para o hardware presente na máquina.


A partir disso, é possível a instalação de outros softwares dentro do presente software, fazendo simulações em geral sem a necessidade um hardware específico.



BANCO DE DADOS 
1i386w2k @    
Ċ
Angelo Leithold,
9 de jan de 2017 03:10
ċ
Osciloscópio_gerador_de_funcoes.rar
(229k)
Itreis Oitomeia,
27 de jul de 2010 05:14
ċ
Radio_observ.rar
(6671k)
Itreis Oitomeia,
29 de out de 2009 10:48
ċ
audacity-win-1.2.6.rar
(2157k)
Itreis Oitomeia,
27 de jul de 2010 05:16
ċ
frequencímetro.rar
(190k)
Itreis Oitomeia,
27 de jul de 2010 05:08
Ċ
Angelo Leithold,
14 de dez de 2015 05:05
ċ
install_speclab.zip
(3270k)
Itreis Oitomeia,
27 de jul de 2010 05:32