MÁQUINAS VIRTUAIS - NOTAS DE AULA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - CONFIGURAÇÃO DE MÁQUINA VIRTUAL

(c) 1995 - 2016 Ângelo Antônio Leithold - LEITHOLD, A. A. BIBLIOTECA

A máquina virtual é a arquitetura de computador hipotético que em que um SO funciona em outro SO como base. É camada de abstração entre o computador físico (no qual a máquina virtual está em execução) e máquina virtual hipervisor ou monitor de máquina virtual e sua implementação é puramente baseada em hardware, software ou uma combinação de ambos. O hipervisor normalmente é autorizado a operar várias máquinas virtuais simultaneamente em uma única máquina física.

O termo máquina virtual foi descrito na década de 1960 utilizando um termo de sistema operacional: uma abstração de software que enxerga um sistema físico (máquina real). Com o passar dos anos, o termo englobou um grande número de abstrações – por exemplo, Java Virtual Machine – JVM que não virtualiza um sistema real.

Ao invés de ser uma real, isto é, um computador real feito de hardware e executando um sistema operacional específico, uma máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de simulação. Sua memória, processador e outros recursos são virtualizados. A virtualização é a interposição do software (máquina virtual) em várias camadas do sistema. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução.

Ultimamente, é muito simples e fácil criar uma máquina virtual: basta apenas instalar um programa específico dentro da máquina real, onde dentro desse programa poderá ser criado um disco rígido virtual e a partir disso, será possível executar um sistema operacional inteiro por meio dele.

Entre os programas que simulam essas máquinas, são bastante conhecidos os emuladores de vídeo games antigos e os emuladores de microcomputadores.

Após a instalação do programa para criação da máquina virtual, é possível criar um disco rígido virtual, e a partir disso, é possível executar um sistema operacional inteiro.

A máquina virtual irá alocar, durante a execução de sistemas operacionais, uma quantidade definida de memória RAM. Ela normalmente emula um ambiente de computação física, mas requisições de CPU, memória, disco rígido, rede e outros recursos de hardware serão todos geridos por uma "camada de virtualização" que traduz essas solicitações para o hardware presente na máquina.

A partir disso, é possível a instalação de outros softwares dentro do presente software, fazendo simulações em geral sem a necessidade um hardware específico.

http://pages.cs.wisc.edu/~stjones/proj/vm_reading/ibmrd2505M.pdf

BANCO DE DADOS

1i386w2k @