Com localização privilegiada na Região dos Lagos e banhada pela Laguna de Araruama, que é a segunda maior lagoa do país, com 220 km de superfície. São Pedro da Aldeia esbanja belezas naturais e é sinônimo de belas e tranquilas praias na Região dos Lagos.
Considerada uma das primeiras igrejas jesuítas de todo o Brasil, a Igreja Matriz de São Pedro da Aldeia é um dos maiores pontos turísticos que a cidade apresenta. Com a obra iniciada em 1620 e concluída em 1783, o monumento histórico se caracteriza pela construção em pedras, cal e óleo de peixe.
Com a presença de um objeto que era utilizado com o intuito de sinalizar à chegada de embarcações invasoras no século XVI, a Praça do Canhão, localizada no Centro da cidade, encanta moradores e turistas com a beleza das árvores e canteiros com jardins.
Um monumento caracterizado pela inovação e criatividade. A Casa da Flor, construída no ano de 1912, foi construída por Gabriel Joaquim dos Santos, que utilizou restos de cerâmica, azulejos, vidros e cacos de outros materiais em uma decoração diferente com mosaicos coloridos. O ponto turístico é marcado pelas paredes em taipa e esteios em madeira roliça.
É um imóvel totalmente caracterizado pela presença da cor azul é constituído por azulejos vindos diretamente de Portugal. O local apresenta um estilo colonial e foi construído no ano de 1847 com argamassa de argila, conchas e óleo de baleia. Segundo registros, o monumento histórico já recebeu ilustres visitantes no século XIX, entre eles o Conde d'Eu e a Princesa Isabel.
Área de preservação ambiental localizada a 8 km do centro de São Pedro. Há acesso de carro, por 2,4 km de estrada de asfalto até o topo, a 316m de altitude, de onde se descortina vista do litoral norte da Região dos Lagos. É possível apreciar animais silvestres, pássaros e árvores como ipê, urucum, jacarandá e pau-brasil.
Vídeos feitos por Lucas Gomes