Eixos Temáticos

Eixo 01: LINGUAGENS E APRENDIZAGEM

Coordenadores: Esp. Hercilaine Virgínia Oliveira Alves; Esp. Adriana Ferreira Barbosa, Me. Filipe Wanderley Misturini; Dra. Samara Oliveira de Magalhães e Ma Meng Huey Hsu.

O eixo contempla trabalhos sobre as diferentes linguagens: verbal, visual, escrita, corporal, sonora e digital, nas diversas áreas do conhecimento. Abrangendo as seguintes temáticas: a) ensino de língua materna, b) práticas pedagógicas no processo de alfabetização e letramento, c) diversidade linguística, d) práticas artísticas, e) ensino e aprendizagem de língua estrangeiras e libras, g) letramentos múltiplos (científico, matemático, literário, multissemióticos). Nesse sentido, esse eixo versa sobre as experiências vivenciadas no contexto educacional cujas práticas de linguagem norteiam o fazer pedagógico.

Eixo 02: AVALIAÇÃO COMO COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DE TODOS

Coordenadores: Ma. Edmilza dos Santos Ferreira; Ma. Ellis Regina Sousa Maciel.

Procedimentos, instrumentos e processos formais produzidos pela avaliação realizada no cotidiano escolar. Dimensão reflexiva e inclusiva da avaliação. Possibilidades de avaliação como processo dialógico e formativo no cotidiano escolar. Criação de alternativas avaliativas para favorecer a aprendizagem. Educação infantil – cenários e processos acerca da avaliação. O desafio das avaliações externas.

Eixo 03: CURRÍCULO E COTIDIANO ESCOLAR

Coordenadores: Ma Katiania Barbosa de Oliveira; Ma Lygia de Lima Souza

O currículo no cotidiano da Educação Básica. Abrange as ações formativas referentes ao Currículo e a implementação da Proposta Pedagógica do município de Manaus. O Currículo como espaço de diálogo intercultural e interdisciplinar. Articulação das competências e habilidades para promoção da Educação Integral/BNCC.

Eixo 04: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS

Coordenadores: Dra. Rosângela Siqueira da Silva; Me Vinícius Alves da Rosa; Esp. Ana Michelle Martins; Ma Suelen Coelho Lima; Esp. Ana Claudia Souza da Silva; Ma Gisele de Lima Tavares.

Os processos inclusivos e suas relações com os vários domínios das Ciências Humanas e Sociais. Práticas inovadores inter e/ou transdisciplinar. O papel da escola como potencializador de uma cultura de inclusão, de acolhimento e de diálogo. Desafios à ação do professor diante dos processos de inclusão e das diversidades presentes no espaço educativo.

Eixo 05: PROCESSOS DEMOCRÁTICOS DE GESTÃO

Coordenadores: Esp. Andrea Drumond Bonetti da Silva, Esp. Rozana Marques de Souza

Práticas de Gestão democrática e participativa no cotidiano escolar, Gestão Pedagógica, Gestão de Pessoas, Equipes Escolares e Sala de Aula, Gestão de Processos Administrativos e Gestão de Resultados Educacionais. O direito à educação para todos os estudantes. Visão articuladora e integradora da gestão, com destaque ao PPP da escola.

Eixo 06: LUDICIDADE E APRENDIZAGEM

Coordenadores: Ma Evanilda Figueiredo Gonçalves da Silva; Me Gabriel Rodrigues do Nascimento; Me João Raimundo dos Santos Silva Junior.

Lúdico e formação docente. O Lúdico e os Processos de Aprendizagens. Lúdico, Espaços Escolares Formais e Não Formais. Brincadeiras, Educação, Escolas e Salas de Aula. Os Jogos e Brincadeiras como forma de inclusão dos estudantes.