BOLSISTAS ADE

A Secretaria Municipal de Educação de Manaus implantou em 2014 a Avaliação de Desempenho do Estudante – ADE, para atender às necessidades de acompanhamento e monitoramento do desempenho escolar dos estudantes matriculados no 2º, 3º, 4º, e 8º anos do ensino fundamental. Em 2015, em processo de implementação, a referida avaliação atendeu estudantes do 1º, 3º, 5º, 7º e 9º anos, Projeto Itinerante e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Em 2016, foram atendidos os estudantes do 3º, 4º, 6º, 8º anos, Projeto Itinerante e Educação de Jovens e Adultos – EJA. A ADE prioriza os processos pedagógicos de ensino e aprendizagem pelos quais se tem fomentado a cultura avaliativa, com fins de melhorias na qualidade da Educação Pública Municipal ofertada.

Consoante a aplicação da ADE em turmas de 3os anos, orienta-se aos diretores das escolas que haja troca de professores no dia da aplicação, ou seja, que os aplicadores das provas não sejam os professores titulares das turmas. Também se orienta que os aplicadores não realizem as transcrições dos cadernos de prova para as folhas de respostas dos estudantes, pois as escolas contempladas com bolsistas assumem essa responsabilidade.

Dessa maneira, faz-se necessário que a coordenação do projeto elabore e realize orientações aos bolsistas quanto ao processo de aplicação das provas para os estudantes dos 3 os anos, a partir do momento que forem integrados ao Projeto Básico da Avaliação de Desempenho do Estudante-ADE.

Assim, surge como novidade para o ano de 2017 a implementação de certificação pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED aos bolsistas que cumprirem as três aplicações da ADE, com carga horária total equivalente a 48h, conforme supracitado.

Objetivo geral

Contribuir para melhorias e adequações no processo de aplicação da ADE/2017, possibilitando máxima transparência, lisura e fidedignidade dos resultados.

Metodologia

Os bolsistas serão convocados por meio da GCAD/Contrapartida para atuar no projeto da ADE, em tempo hábil, para o exercício das atividades que demanda o projeto.

Os bolsistas vivenciarão um momento singular no contexto da implementação de novas políticas públicas relacionadas à Avaliação em Larga Escala que a Secretaria Municipal de Educação agregou ao seu Sistema de Avaliação de Desempenho Educacional de Manaus – SADEM.

Assim, para o ano de 2018 projeta-se a convocação de mais bolsistas para a participação nas ADEs que serão realizadas durante o ano em tela.