ADE

A ADE é uma avaliação em larga escala, censitária, diagnóstica e formativa, planejada essencialmente e estrategicamente para atender as demandas do trabalho pedagógico com foco nas competências e habilidades que os estudantes precisam desenvolver, relativas às áreas de conhecimento em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Humanidades, tendo como base a Proposta Curricular da Semed, as Matrizes de Referência Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs.

Por conseguinte, a primeira edição da ADE na rede de ensino aconteceu no ano de 2014, tendo como participação aproximadamente 360.516 estudantes do Ensino Fundamental, das turmas do 1º Ano (aplicadas semestralmente), 2º, 3º, 4º e 8º anos (aplicadas bimestralmente) e Projeto Itinerante (6º e 8º ano), pertencentes às escolas da Zona Rural/Ribeirinha (aplicadas bimestralmente).

No decorrer de 2015, a ADE teve a participação de 291.443 estudantes do Ensino Fundamental nas turmas do 1º ano (aplicadas semestralmente), 3º, 5º, 7º e 9º anos, Projeto Itinerante (aplicadas bimestralmente) e Educação de Jovens e Adultos – EJA (com uma aplicação no 2º semestre).

Em 2016, participaram 245.000 estudantes dos 3º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental, contemplando três momentos de aplicação, posto que o Projeto Itinerante (6º e 8º anos) e a Educação de Jovens e Adultos – EJA (3ª e 4ª fases) contou com duas aplicações no decorrer do ano letivo.

Diante disso, no ano de 2017, participaram 228.000 estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental realizadas em três momentos (trimestralmente), além do Projeto Itinerante (7º e 8º anos) e a Educação de Jovens e Adultos – EJA (3ª e 4ª fases), realizados em dois momentos (semestralmente).

Para o ano de 2018, projeta-se nova estruturação quanto aos anos atendidos, uma vez que se faz necessário a continuação do acompanhamento efetivo aos estudantes da rede pública municipal de Manaus.