MEDIOTEC

Apresentação

Na Paraíba o PRONATEC foi iniciado no final de 2015 com 316 vagas e hoje tivermos um crescimento de mais de 2000% no número de vagas, somando quase 11 mil alunos envolvidos com o PRONATEC-PB. No início deste mês foram iniciadas as aulas de mais 2300 alunos do FIC (160 a 400h) em todo o Estado. Vale destacar também a oferta de cursos técnicos (800 a 1200h) através do MedioTEC. O PRONATEC-PB destaca-se pelo crescimento, garantida a capacidade operacional e de gestão.

O que é o MedioTec?

O Ministério da Educação (MEC) apresenta uma nova ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o MedioTec, o qual ofertará vagas em cursos técnicos concomitantes ao ensino médio para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de educação. O MedioTec tem com proposta o fortalecimento das políticas de educação profissional mediante a convergência das ações de fomento e execução, de produção pedagógica e de assistência técnica, para a oferta da educação profissional técnica de nível médio articulada de forma concomitante com as redes de educação e com o setor produtivo.

Justificativa

A Secretaria de Educação do Estado da Paraíba tem, como uma de suas principais estratégias para o desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica - EPT, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que tem como objetivos:

· Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância;

· Construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais;

· Aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

· Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica;

· Melhorar a qualidade do ensino médio e os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para trabalhadores e estudantes.

Contribuição compulsória, em cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, em vagas gratuitas destinadas a pessoas de baixa renda, com prioridade para estudantes e trabalhadores.

BOLSA-FORMAÇÃO Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento do trabalho das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa Formação, por meio da qual serão oferecidos, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis e que compõe outros programas do Governo Federal, como o público da Bolsa Família, do Programa Brasil Sem Miséria.

O Pronatec vem ampliando suas ações e atingindo ainda mais capilaridade junto aos municípios de todo o país. Nesse sentido, o atual momento requer o fortalecimento do programa, de forma direcionar a execução de maneira eficiente e eficaz no atendimento à perspectiva de uma Educação Profissional e Técnica de qualidade. Para a continuidade e o aprimoramento de todas as iniciativas e programas pelo Pronatec.

Quando serão iniciados os cursos?

A previsão é de que os cursos do MedioTec, que podem ter duração de um ano a um ano e meio, tenham início a partir de agosto de 2018.

Como será o processo de entrada de alunos?

As ofertas do MedioTEC são destinadas aos alunos regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas de educação. A Secretaria de Estado de Educação irá disponibilizar aos estudantes a lista de cursos disponíveis e realizar o processo seletivo por curso. A oferta de vagas irá ser realizada através do sorteio aleatório e entrevista para os cursos, sendo priorizado:

· Alunos que já concluíram o 1° ano e cursam o 2° ano médio;

· As características socioeconômicas dos alunos (maior vulnerabilidade econômica e social);

· As atividades de interesse dos alunos;

Para mais informações, vide edital de inscrição.


SIGA NAS REDES SOCIAIS