Este site foi criado para atender todos os alunos que desejam se inscrever em um curso a distância de férias.

Para fazer isso é muito fácil!

  • Veja abaixo a lista de curso por categorias e clique no link de inscrição.

  • Acesse uma a sala Classroom do curso com seu e-mail institucional de aluno.

  • Pronto! Siga as instruções da sala e ao final todos serão certificados.

  • Vale ressaltar que as turmas fecham quando completarem 40 alunos cadastrados (verifique o formulário de cadastro dentro da Sala Classroom).

Resumo do cronograma:

  • 10/01/2022 - Início das inscrições

  • 17/01/2022 - Início das aulas

  • 28/01/2022 - Final do curso de 30h

  • 04/02/2022 - Final do curso de 45h

  • 21/02/2022 - Entrega dos certificados


INSCREVA-SE NOS CURSOS ABAIXO

Os cursos foram organizados por categorias. Clique no título para saber mais sobre o curso e acessar o link de inscrição.

Categoria: Desenvolvimento

Planta baixa: Aprendendo, Visualizando e Construindo

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento


TÍTULO

Planta baixa: aprendendo, visualizando e construindo


OBJETIVO

O projeto tem o objetivo mostrar ao estudante a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica, independente do ano acadêmico que se encontre, fomentando assim uma visão mais realista através da experimentação, pois é através desta que o estudante poderá ter uma noção de como grandes e pequenos empreendimentos começam no papel e se tornam grandes construções, por exemplo: pontes, edifícios, shoppings e tantos outros.


JUSTIFICATIVA

A observação mais minuciosa do comportamento dos estudantes em sala de aula, assim como as experiências e possibilidades profissionais futuras expressas por eles quando são indagados por seus projetos de vida aliado as dificuldades encontradas e trazidas durante seus anos acadêmicos em disciplinas da área de exatas e da natureza e, ainda, agregado ao conhecimento de engenharia que possuo possibilitou a criação desse projeto, assim, o estudante poderá enriquecer e ainda fortalecer suas vontades para seguir profissões como o engenheiro civil, arquiteto ou mesmo design de interiores, pois o projeto tenta dinamizar o conhecimento e mostrar ao estudante que o ensino básico é uma das etapas do processo de profissionalização ou mesmo de sua carreira acadêmica tão pretendida. Diante disso, o projeto tem um intuito de fomentar não apenas a carreira profissional e acadêmica, mas também a formação do ser humano, do cidadão.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Osmar Pereira da Silva


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • 1 Isopor

  • 1 Cola

  • 1 Fita


PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao final do curso o estudante deverá produzir uma maquete de um espaço escolhido projetada a partir de sua planta baixa.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Projeto da planta baixa: Requisito

  • Elaboração da maquete.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Maquete e a planta baixa do espaço determinado em conjunto com o professor.

A energia que nos move: aprendendo sobre as fontes energéticas de uma maneira divertida!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Desenvolvimento


TÍTULO

A energia que nos move: aprendendo sobre as fontes energéticas de uma maneira divertida!


OBJETIVO

Compreender o conceito de energia, sua origem, sua capacidade de transformação, e seu impacto no desenvolvimento socioambiental sustentável, reconhecendo a responsabilidade de cada um no uso consciente da energia, utilizando para isso a gamificação como uma estratégia de melhoria pedagógica, motivacional e avaliativa, a fim de que os alunos desenvolvam habilidades e competências relativas ao conhecimento relativo à energia, contribuindo para que se tornem cidadãos autônomos, solidários e competentes.


JUSTIFICATIVA

Nossas vidas são literalmente movidas por diferentes energias. Entender o funcionamento das principais fontes de geração de energia, os impactos causados por cada uma delas nos índices de sustentabilidade, e compreender que o uso eficiente de energia é fundamental para a conservação dos recursos naturais, é de suma importância para a sociedade e para o desenvolvimento econômico. A energia se faz necessária em nossa vida, em nosso corpo, em nossas casas, ruas, meios de transporte, atividade econômica, etc. Não é de hoje que a demanda por energia vem crescendo, seja ela para processos micro, como às reações metabólicas nos organismos vivos e à transformação da matéria por reações químicas, tanto para processos macro, como à utilização de energia nos diversos setores da sociedade contemporânea. Seja qual for o seu projeto de vida, a energia vai estar direta ou indiretamente atrelada no seu desenvolvimento, pois no que tange ao momento atual da humanidade, do abrir dos olhos aos mais complexos processos, a energia estará presente. Assim, a compreensão dessa fantástica capacidade que um corpo tem de realizar trabalho é de extrema importância para a construção de um conhecimento significativo.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Raphael Da Silva Eduardo


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Computador e/ou smartphone com acesso à internet.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Fontes energéticas e o desenvolvimento social: desafios e perspectivas para as próximas gerações.”


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Domínio da escrita formal em língua portuguesa.

  • Requisito 2: Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento.

  • Requisito 3: Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos.

  • Requisito 4: Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação.

  • Requisito 5: Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos, e de acordo com as temáticas abordadas durante o curso.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Redação dissertativa-argumentativa sobre o tema “Fontes energéticas e o desenvolvimento social: desafios e perspectivas para as próximas gerações.” enviada via google classroom em formato PDF (mínimo 20 linhas, máximo 30 linhas)

Os mistérios de Hogwarts na luta contra o autoritarismo e os defensores do sangue puro

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento


TÍTULO

Os mistérios de Hogwarts na luta contra o autoritarismo e os defensores do sangue puro


OBJETIVO

Este curso tem por objetivo melhorar as competências e habilidades no que tange ao hábito da leitura e artes, articuladas ao ensino de História. Visando a interdisciplinaridade entre as áreas mencionadas, possibilitando aos estudantes o enriquecimento do seu nível de leitura e propiciar o uso das suas habilidades artísticas atreladas aos seus conhecimentos históricos.


JUSTIFICATIVA

Analisando o perfil dos estudantes da rede estadual de ensino e vendo a necessidade de aprimorar o hábito da leitura e o conhecimento acerca dos regimes totalitários e das teorias raciais; o curso surge com o intuito de motivar o gosto pela leitura, ao unir a literatura fantástica e tópicos dos regimes totalitários e das teorias raciais da disciplina história. Bem como expandir as habilidades artísticas através das produções via plataformas digitais e mídias sociais. Dessa forma, espera-se que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico através da literatura e dos conhecimentos históricos.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Herika Alves Farias Dantas


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Televisão e DVD ou data show;

  • Cabo HDMI;

  • Caixa de som portátil;

  • Uma resma de papel ofício;

  • Quatro lápis para quadro branco.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Como produto final do presente curso, os estudantes irão gravar um podcast com duração entre 3 a 5 minutos com temas da sua escolha acerca do que foi trabalhado durante as aulas.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: conhecimento e profundidade sobre o tema escolhido;

  • Requisito 2: ser coerente e coeso na forma que irá dialogar sobre o tema;

  • Requisito 3: ter habilidade ao manusear a plataforma escolhida para gravar o podcast.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

A forma de entrega do podcast será feito da seguinte forma: será publicada uma atividade no google classroom com as orientações necessárias para a gravação do mesmo, e nesse mesmo local colocar-se-á o link com a gravação do podcast.

Categoria: Desenvolvimento Pessoal

Estudar, trabalhar e depressão, como enfrentar?

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento Pessoal


TÍTULO

Estudar, trabalhar e depressão, como enfrentar?


OBJETIVO

Mediar a utilização de meios que contribuam no enfrentamento das dificuldades que impedem de estudar.


JUSTIFICATIVA

Na fase da adolescência, existem algumas características típicas, como: conflito emocional, indecisões, afloramento das paixões, experiências sexuais, entre outros. E nos últimos tempos, as redes sociais têm tido uma influência avassaladora na formação da personalidade na maioria dos jovens, que buscam a todo instante, se expor ou chamar a atenção para si. E, não bastasse isso, tem ainda a pandemia da Covid-19, que ao isolar e gerar pânico, tem deixado inúmeras consequências. De acordo com um documento elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no primeiro semestre de 2021, “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação.”, numa pesquisa em novembro de 2020, quase no final do ano letivo, cerca de 5.075.924 - o correspondente a 13,9% (da população em todo o Brasil) - das crianças e adolescentes na faixa etária entre 6 a 17 anos estavam fora da escola e sem atividades escolares. Sendo que dentre essa porcentagem, 41% são de crianças entre 6 a 10 anos; 27,8% têm entre 11 a 14 anos e 31,2%, entre 15 a 17 anos. Tendo maior destaque a zona rural da região Norte, seguido da região Nordeste do Brasil. Segundo as pesquisas, certa de 42,9% são adolescentes do sexo masculino entre 15 a 17 anos, em destaque na raça/cor indígena e 23,1%, na preta. Neste mesmo documento há orientações de enfrentamento que enfatiza a busca ativa; a comunicação comunitária; a garantia do acesso à internet; mobilização das escolas, por parte dos dirigentes, docentes e técnicos escolares e o fortalecimento do sistema das políticas públicas de proteção integral às crianças e aos adolescentes, o que compreende que essa problemática exige um trabalho conjunto.

No que tange a visão educacional desse curso é uma estratégia de agir diretamente com os jovens, elucidando e indicando os meios a encontrar a motivação para continuar estudando, enfrentando assim as dificuldades que surgem ao longo da jornada estudantil.

CARGA HORÁRIA

45h

PROFESSOR

Ana Paula Da Silva


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Caderno de anotações;

  • Smartfone;

  • Notebook;

  • Canetas e lápis;

  • Internet;

  • WhatsApp;

  • Plataforma educacional.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao concluir o curso, os alunos terão elaborado um Relatório Individual do Projeto Força e Foco, no qual irão descrever como as orientações passadas durante o curso ajudou a solucionar os problemas enfrentados por eles e terá ainda, um Portfólio Coletivo, aonde iremos construí-lo ao longo do curso, registrando nossos aprendizados obtidos ao longo do curso.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Descrever se, com os materiais e as discussões ao longo do curso, ajudaram a solucionar o problema apontado por eles, ou se não ajudou, o que faltou para atingir o objetivo.

  • Requisito 2: Despertar o senso de cooperação, coletividade, respeito, cumplicidade e companheirismo entre os alunos, ao construir um portfólio coletivo;

  • Requisito 3: Participação das aulas on-line ou virtuais, dos fóruns, interação nas atividades on-line e virtuais, assiduidade durante o curso, comprometimento na realização das atividades propostas, responsabilidade em assumir o compromisso de buscar a própria consciência de enfrentar e superar os desafios temporários.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

  • O relatório individual será entregue no formato conforme a iniciativa de cada um, poderá criar ou utilizar uma das plataformas trabalhadas ou o envio de um documento em PDF, pelo grupo de WhatsApp ou no Classroom, como respeito a privacidade da problemática enfrentada e trabalhada pelos alunos;

  • O portfólio coletivo será apresentado virtualmente na própria plataforma e terá a participação dos alunos ao conferir o que foi registrado como aprendizado até a conclusão do curso.

Global Tour - Nunca pare de Sonhar

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento Pessoal


TÍTULO

Global Tour - Nunca pare de Sonhar


OBJETIVO

Identificar através da língua inglesa, aspectos da realidade do mundo globalizado constantemente interligado, como também as várias culturas existentes nos mais diversos países do mundo, ampliando o repertório dos estudantes.


JUSTIFICATIVA

A partir da caracterização dos espaços geográficos e do mundo global, devemos saber identificar os aspectos políticos, sociais e culturais que nos permeiam. A conexão mundial proporcionada pelo processo de globalização atinge níveis nunca antes vistos e proporciona uma visível e crescente expansão das relações de interculturalidade. Neste cenário global interligado, a língua inglesa aparece como instrumento que atua diretamente como facilitadora das necessidades comunicativas entre os povos. Essa expansão proporcionada pelo idioma é acompanhada por uma série de fatores sócio-político-econômicos que redefinem o panorama das relações interpessoais e intergovernamentais, o que, portanto, torna justificável a necessidade de aprofundamento de conhecimentos a respeito dos elementos que promovem estes fatores de mudança global.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Felipe Venceslau Silva Almeida


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • 5 Cartolinas (atividade presencial) ou utilização do Jamboard (atividade remota)

  • 1 aparelho de TV

  • 1 Projetor Multimídia

  • 2 Fitas adesivas

  • 2 Colas

  • 5 Tesouras


PRODUTO FINAL ESPERADO

Apresentações expositivas dos estudantes, sobre as visões que os mesmos possuem do mundo e da realidade que os permeiam, evidenciando as mais diversas culturas existentes, dando ênfase aos países que falam a Língua Inglesa.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Resolução de atividades de fixação da aprendizagem

  • Requisito 2: Apresentação e participação nas atividades, debates e interações a serem desenvolvidas.

  • Requisito 3: Apresentação final envolvendo qualquer ferramenta digital interativa sobre os aspectos econômicos, culturais e sociais de países que têm como idioma a Língua Inglesa.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Utilização de qualquer ferramenta digital (vídeos, podcast e outros) que evidenciem aspectos econômicos, culturais e sociais de países que têm como idioma a Língua Inglesa.

Liderança Criativa pós pandemia: Como desenvolver e motivar times

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento Pessoal


TÍTULO

Liderança Criativa pós pandemia: Como desenvolver e motivar times


OBJETIVO

Proporcionar aos participantes compreender a importância da comunicação, feedback e administração de conflitos na liderança positiva com pessoas e reflexão sobre as atitudes necessárias no exercício de suas funções.


JUSTIFICATIVA

A pandemia COVID-19 trouxe consigo mudanças bruscas em várias empresas. Demissões em massa, diminuição de salário e home office são realidades que vivemos em 2020 que se estenderam em 2021. Diante de uma tentativa de retomada da economia e recolocação profissional, o isolamento social destacou habilidades que antes não eram tão consideradas e evidenciou outras que estão fazendo a diferença nas organizações.

Antes da atual conjuntura, do isolamento social já se falava sobre se ter uma visão mais colaborativa do trabalho, não só pensando apenas em criar um ambiente mais afetuoso e empático, mas sobretudo porque a humanização da gestão aumenta a produtividade da empresa. Quando o trabalhador está satisfeito com a atividade desempenhada e com a empresa, o resultado dos seus esforços é melhor e mais lucrativo.

Nos últimos meses a crise financeira e incertezas com o futuro tem sido mais fácil identificar pessoas com ansiedade, síndrome do pânico e depressão. Por esta razão, as lideranças precisam garantir que no pós-pandemia sua abordagem com os colaboradores seja totalmente humanizada.

Quem deseja amadurecer como líder precisa, primeiramente, amadurecer como ser humano. O curso Liderança Criativa pós pandemia: Como desenvolver e motivar times, irá ajudar a desenvolver as atitudes que compõem o perfil de um líder, ensinando os jovens a refinar esse talento. Mostrará, ainda, como lidar bem com as pessoas, suas emoções e singularidades, reduzindo a distância entre elas. Os jovens estudantes a cada dia têm mergulhado no universo das mídias digitais onde a comunicação e os bons relacionamentos fazem parte da vida cotidiana, é importante que os jovens aprendam a se comunicar, saibam elaborar estratégias úteis para a boa relação e a aprimorar o espírito de iniciativa e proatividade. Isso se faz necessário nos dias atuais para atuar em qualquer que seja sua área profissional sonhada. Vale destacar, o fato da demanda no mercado de trabalho de profissionais qualificados e com disponibilidade para atuar no ramo de desenvolvimento e encorajamento de equipes, muitos empreendedores já reconhecem os efeitos positivos que um suporte e assessoria neste âmbito causam em seus comércios.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Rita De Cássia De Souza Dantas


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Celular

  • Computador


PRODUTO FINAL ESPERADO

Plano de carreira com um conjunto de metas e objetivos a serem alcançados durante a trajetória profissional enquanto um líder motivacional elaborado para prazo de no mínimo 10 anos, deve delimitar o caminho a ser seguido profissionalmente, buscando atingir objetivos pessoais e profissionais, que pode ser um cargo ou aumento, por exemplo.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Plano de carreira com no mínimo prazo de 10 anos.

  • Requisito 2: Contemplar as competências e habilidades propostas no plano de curso integrando diferentes áreas para conectar ideias, bem como contemplar as regras e normas da ABNT


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Documento construído no Microsoft Word seguindo padrões ABNT, contendo a estrutura do plano de carreira, imagens ou vídeos das artes relacionadas ao referido plano.

Leituras Feministas

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento Pessoal


TÍTULO

Leituras Feministas


OBJETIVO

Incentivar a construção de uma consciência e de uma identidade feminista, bem como a mobilização das mulheres em prol de uma sociedade equânime e justa, capaz de atuar frente a diversos problemas sociais vigentes em nossa sociedade


JUSTIFICATIVA

Buscando atender as necessidades de aprendizagem dos estudantes, o curso proposto apresenta três pilares que o sustentam, sendo estes o feminismo, a transformação social e a formação de identidades. Os principais eixos norteadores do curso são a construção da consciência feminista e a mobilização das mulheres em prol de uma sociedade equânime e combativa frente aos pressupostos do capitalismo patriarcal e racista.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Dayanny Deyse Leite Rodrigues


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • 1 Caderno

  • 3 Canetas de cores diferentes

  • Celular ou Notbook

  • Fone de ouvido


PRODUTO FINAL ESPERADO

Texto escrito e vídeo sobre a importância do feminismo na sociedade e no combate aos mais diferentes tipos de preconceito e violência


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Uso da linguagem culta

  • Requisito 2: Relacionar as ideias advindas da vivência cotidiana com as leituras realizadas no curso:

  • Texto com mínimo de 3 laudas;

  • Vídeo com mínimo de 2 minutos.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

O texto (produzido em Word fonte 12, arial) e o vídeo devem ser postados na sala de aula do Google Classroom.

Paraíba NEWS - O PROTAGONISMO INVADINDO O MUNDO JORNALÍSTICO

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento Pessoal


TÍTULO

Paraíba NEWS - O PROTAGONISMO INVADINDO O MUNDO JORNALÍSTICO


OBJETIVO

Trazer ao aluno um papel transformador quanto aos conhecimentos de conscientização social, favorecido pelo elemento da comunicação digital, tendo como foco o processo evolutivo de sua visão de mundo, proporcionando um aprimoramento de melhoria crítica acerca de problemáticas e outras minuciosidades de informações da sociedade contemporânea, atrelados com os assuntos envolvidos a partir do tema central de estudo.


JUSTIFICATIVA

Os estudos voltados a assuntos relacionados às comunicações, com o auxílio de técnicas digitais, abrangem uma amplitude quanto à associação com outros temas que se encontram atrelados ao mundo social em várias escalas do espaço territorial, enriquecendo ainda mais o conteúdo do trabalho e as atividades praticadas pelos envolvidos.

Além da interligação com temas contemporâneos referentes à ciência geográfica, o projeto nos remetem a uma interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, ampliando o espaço na busca de notícias e produção textual, em formato de mídias digitais.

Toda essa construção de conhecimentos acerca do tema, acaba por favorecer, de certa maneira, a forma como os alunos passem a visualizar o lado benéfico das tecnologias quanto à distribuição de informações à sociedade, principalmente, em meio a um período pandêmico atual."


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Glauber Jones De Oliveira Bezerra


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Papel com lápis e caneta e/ou;

Equipamento tecnológico de edição de textos:

Celular;

Computadores (PC ou notebook);

Tablets;

Sites jornalísticos;

Aplicativos.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Irá ser realizada o máximo de edições jornalísticas possível, a partir das produções textuais da equipe de alunos participantes.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Frequência participativa; Auto produção textual; Atualização de acontecimentos


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Manuseio do programa Canva, seguido da organização e a consequente conversão em formato PDF.

Vá "CIDANAR": Assuma o seu papel de cidadão!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Desenvolvimento Pessoal


TÍTULO

VÁ "CIDANAR": ASSUMA O SEU PAPEL DE CIDADÃO!


OBJETIVO

A proposta do Curso "Vá ‘cidanar’: Assuma o seu papel de cidadão!” Parte da perspectiva de quem é o aluno, trabalhando os vários aspectos formativos de sua individualidade e identidade até a sua consciência de um viver coletivo. Ora, estimular a construção desse indivíduo irá embasar o processo de formação de um indivíduo cidadão, a tônica do presente Curso. Assim, nosso objetivo é oferecer ao alunado uma formação cidadã, capaz de transformá-lo em um agente ativo, autônomo e empreendedor em sua comunidade, através da contextualização do conteúdo aprendido, propiciando a este oportunidade de acesso ao desenvolvimento pessoal, reduzindo consequentemente o abandono escolar, bem como propondo a melhoria do rendimento escolar dos estudantes por meio de práticas pedagógicas que estimulem a leitura e a percepção de si mesmos como protagonistas de suas histórias. Em suma, auxiliar o aluno na contextualização de seus sonhos e na concretização de seu Projeto de Vida.


JUSTIFICATIVA

Há nesse momento a necessidade de oferecer um currículo aberto à diversidade ou à sensibilidade para as diferenças dos alunos, para que todos aprendam quem são e quem são os outros, que compreendam e transformem o mundo ao seu redor. Acredita-se que a "diversidade dos alunos é uma fonte de enriquecimento mútuo, de intercâmbio de experiências, que permite conhecer outras maneiras de ser e de viver e que desenvolve atitudes de respeito e de tolerância" (Marchesi in Rodrigues:2001). Assim, transpira-se cidadania ou cidadanias, pois os alunos têm liberdade de escolha e de decisão, discutindo coletivamente a forma de melhorar a vida escolar, fomentando a defesa dos direitos humanos e a solução dos problemas ou conflitos pessoais e sociais, promovendo a consciência dos direitos e deveres cívicos, potencializando o raciocínio e a argumentação sobre justiça, liberdade, responsabilidade, solidariedade, respeito mútuo, tolerância, verdade, esforço, de modo a induzir o saber estar, ou seja, condutas socialmente responsáveis (através dos modelos de clarificação de valores; comunidade justa; educação do caráter).


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Carlos Eduardo Pereira Ruffo


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Não há necessidade de materiais/instrumentos


PRODUTO FINAL ESPERADO

Questionário Avaliativo


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Coerência nas respostas;

  • Requisito 2: Identificação de habilidades atendidas;

  • Requisito 3: Consciência crítica"


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Questionário acessado (Google Forms)

Categoria: Design

Sustentabilidade Aplicada ao Design

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Design


TÍTULO

SUSTENTABILIDADE APLICADA AO DESIGN


OBJETIVO

O objetivo do curso é proporcionar ao aluno conhecimentos acerca de processos e materiais sustentáveis para a indústria do Design aplicando a teoria dos 5Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar) e demais conceitos do desenvolvimento sustentável.


JUSTIFICATIVA

As mudanças climáticas estão cada vez mais evidentes e impactando a população mundial no que diz respeito à qualidade de vida, alimentação, saúde, direito à moradia entre outros aspectos. O relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU), divulgado em agosto deste ano, ressalta a importância de combater o desmatamento, promover recuperação florestal, mudar práticas agrícolas e frear a degradação das terras no mundo inteiro como medidas capazes tanto de combater a mudança do clima quanto de promover a adaptação da sociedade a elas. Diante do exposto, o presente curso propõe a inserção dessa temática para o aluno, tendo em vista que os processos de fabricação de matérias-primas e produtos relacionados ao Design podem ser repensados para garantir menores índices de poluição e de utilização de recursos não renováveis contribuindo para um mundo mais sustentável.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Manuella Vívian Meira Prado De Brito


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Uso de aplicativos para desenvolvimento de painéis criativos e protótipos virtuais (Canva e Sketchup)


PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao final do curso, os alunos deverão elaborar o esboço de um produto (protótipo) de Design (mobiliário, objetos, utensílios, etc) utilizando os conceitos de desenvolvimento sustentável.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: O produto criado está de acordo com a funcionalidade proposta a seu uso e público-alvo?

  • Requisito 2: A elaboração do produto considerou em todas as etapas do processo os conceitos de desenvolvimento sustentável?

  • Requisito 3: O aluno considerou no decurso do projeto a utilização de matérias-primas e processos produtivos com princípios sustentáveis?


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

O aluno deve entregar um painel criativo em formato paisagem com a apresentação do produto (imagens) e justificativas de sua elaboração abordando os conceitos sustentáveis utilizados.

Maquete Eletrônica para Design: Sketchup + Render Esncape 3.0

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Design


TÍTULO

Maquete Eletrônica para Design: Sketchup + Render Esncape 3.0


OBJETIVO

O objetivo do curso é de proporcionar conhecimentos acerca da maquete eletrônica, utilizando como softwares o Sketchup + Enscape 3.0 no desenvolvimento de projetos de Design.


JUSTIFICATIVA

O processo de desenvolvimento de projeto de Design, seja ele de Interiores ou de produto, é um processo longo e desafiador, desde sua concepção até sua apresentação final ao cliente. A partir disso, a maquete eletrônica surge como uma ferramenta de apoio ao processo de projeto, permitindo que os profissionais possam elaborar e consequentemente representar seus produtos com maior liberdade criativa, flexibilidade nos casos de alterações, e acima de tudo redução no tempo final de produção. De modo geral, é possível chegar a um resultado de fácil compreensão por parte de qualquer pessoa que tenha acesso às imagens finais. Diante disso, o presente curso propõe apresentar o Sketchup, como um dos principais softwares de maquete eletrônica 3D para os alunos da área de Design, assim como o Render Enscape 3.0, sabendo que os conhecimentos aqui adquiridos auxiliarão os alunos no processo criativos de seus produtos, e principalmente permitirá que apresentem com qualidade seus resultados aos clientes finais, passando credibilidade e profissionalismo.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Raissa Silva Rodrigues


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Computadores contendo os softwares para desenvolvimento de maquete eletrônica:

- Sketchup

- Enscape 3.0"


PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao final do curso, os alunos deverão desenvolver um produto utilizando o software Sketchup, assim como a renderização deste produto utilizando o render Enscape 3.0.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: O aluno buscou utilizar as ferramentas disponibilizadas pelos softwares para chegar a um resultado satisfatório?

  • Requisito 2: A volumetria e material utilizado condiz com a proposta inicialmente de público e uso?


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Deverá ser criado em modelo de apresentação (utilizando Power Point, Google Apresentações ou Canva) com as imagens renderizadas do produto elaborado. Além de ser apresentado de forma clara a proposta do produto, com seu conceito, público-alvo e uso a que se destina.

Lettering e Pintura Digital – Criatividade e empreendedorismo

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO Turma com lotação máxima.


TEMA

Design


TÍTULO

Lettering e Pintura Digital – Criatividade e empreendedorismo


OBJETIVO

Aprender toda a base técnica do lettering físico e digital, realizar ilustração 2d ou ilustração digital. Aprender a personalizar objetos pessoais ou para empreender em vendas, seja em parede, vidros, quadros, garrafas e canecas. Neste curso iremos criar ilustrações pessoais através de uma técnica que consiste em gerar ideias a partir da conexão entre as coisas que acontecem na realidade e nos sonhos. Você criará uma mini-história com personagens e plano de fundo, lettering e que resumirá em uma ilustração digital com opção para diferentes aplicações gráficas, seja para redes sociais, produtos ou para imprimi-la.


JUSTIFICATIVA

A paralisação das atividades presenciais das escolas em razão da pandemia da covid-19 agravou os riscos de evasão e abandono em todo país. A despeito dos esforços de gestores e educadores, muitas crianças e adolescentes se desengajaram do espaço escolar, seja pela falta de acesso a serviços e equipamentos de telecomunicação adequados para o ensino remoto, seja pelos mais variados impactos da crise econômica e sanitária.

Quando pensamos no desenvolvimento de cada estudante como um processo contínuo e não fragmentado em apenas uma ou outra etapa escolar, fica ainda mais clara a necessidade de desenhar novos caminhos para garantir que a aprendizagem aconteça, mesmo que em um tempo reduzido.

O contexto pandêmico atual desloca os processos de criação determinados por tempo e espaço efêmeros para inventar laboratórios experimentais, cujos repertórios são mediados por câmeras de computador, de celulares e por outros artefatos tecnológicos, naturalizando uma cultura de intimidade exposta, já que nossas casas são abertas para os olhares do espectador, cada vez mais inserido em nosso cotidiano, agora mediado por uma tela. As investigações artísticas a partir de diferentes mídias foram soluções parciais encontradas para dar continuidade às criações e à sobrevivência de artistas, companhias, coletivos etc. Sendo assim, tais fatores possibilitam, em parte, a ampliação da pesquisa acerca da arte mediada por diferentes mídias. Com múltiplas funções em épocas de crise, a arte é fundamental para ajudar a humanidade a atravessar, documentar e transformar a sua história.

Expressar sentimentos, angústias, tristezas, felicidades, entreter e aliviar, resgatar histórias e até mesmo curar são finalidades fundamentais das mais diversas manifestações artísticas e jamais devem ser subestimadas, principalmente no espaço escolar onde se debate as habilidades socioemocionais. A arte nunca é supérflua ou superficial. Ainda assim, o papel social da arte na sociedade moderna transcende tudo isso. Apesar de estar constantemente associado ao belo, o conceito de arte é subjetivo, e sempre discutível. Por meio da arte é também possível conscientizar, fazer protestos e denúncias. Toda obra pode ter o poder de mudar uma pessoa e consequentemente transformar a sociedade por meio da transformação de indivíduos.

Logo, o Lettering, é uma maneira de se expressar por meio da escrita, com fontes e desenhos únicos. Como resultado, o mercado tem crescido e até invadido o design gráfico. Além dos benefícios financeiros, o lettering ainda traz benefícios anti-stress e de estímulo à criatividade. Com seu crescimento e popularização pode ser um meio de empreender e aflorar as percepções estéticas dos alunos. Essa técnica tipográfica transcende para a ilustração, já que ele pode ser considerado um elemento 2D, ilustração manual ou digital. A pintura digital vem como um complemento nesse universo midiático e de grandes oportunidades, já que o universo criativo traz caminhos inovadores de mercado. "


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Naiana Araujo Correia


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Acesso internet

  • Celular ou computador para acessar as plataformas digitais

  • 01 Lápis grafite

  • 10 Papel A4

  • 01 Borracha

  • 01 Régua

  • 01 Apontador

  • 01 Hidrocor preto ponta fina ou ponta grossa (opcional)

  • Lápis de cor 12 cores (opcional)


PRODUTO FINAL ESPERADO

Montar uma ilustração utilizando as técnicas demonstradas durante o curso, a duas opções de projeto final : um lettering com ilustração ou uma ilustração com um lettering de capa, haverá exemplos no campus da atividade.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Conseguiu combinar as fontes para construção do lettering.

  • Requisito 2: Combinou corretamente as cores e elementos iconográfico do lettering.

  • Requisito 3: A frase escolhida harmoniza com a ilustração proposta.

  • Requisito 4: A ilustração segue as regras de proporção e harmonização de cores.

  • Requisito 5 : O produto final segue as regras para o formato digital.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Uma ilustração em formato jpg ou png com boa qualidade para reprodução em meios digitais ou impressos.

Categoria: Ensino e Estudo Acadêmico

Pesquisa em Ação

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Ensino e Estudo Acadêmico


TÍTULO

Pesquisa em Ação


OBJETIVO

Possibilitar estudos sobre os diversos eixos formativos contribuindo para a formação do estudante para a vida e excelência acadêmica, através de atividades que incentive o protagonismo e o aprender a viver através do exercício da criticidade e da análise, através do estudo da estatística relacionada a temas atuais vinculados a diversas áreas do conhecimento, proporcionando com isso a compreensão e a aquisição das habilidades e competências presentes na Base Nacional comum curricular. Além disso, o estudo dos conteúdos estatísticos interligados com diversos eixos formativos proporciona ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares e aplicação da interdisciplinaridade, alinhando a Base Nacional comum curricular com a parte diversificada, visando o melhoramento do desempenho acadêmico.


JUSTIFICATIVA

O estudo prático da Estatística através da realização de pesquisas favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes e suas habilidades; Levam-nos a analisarem a matemática como uma disciplina prazerosa que proporciona além dos conhecimentos básicos a criação do equilíbrio entre o real e o imaginário e ampliam sua percepção acerca dos conhecimentos matemáticos presentes no seu cotidiano, proporcionando com isso a cada estudante uma capacitação para a vida no exercício de sua cidadania, bem como o alcance dos seus respectivos projetos de vida, principalmente através da preparação para as avaliações externas.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Francimário Faustino De Sousa


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • acesso a internet

  • smartphone

  • calculadora

  • aplicativos online para aplicação de pesquisas


PRODUTO FINAL ESPERADO

Os estudantes deverão ao final do curso realizar a aplicação de uma pesquisa investigatória com tema diverso utilizando os meios e técnicas que aprenderam durante o desenvolvimento do curso.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Documento escrito com os gráficos que constem os dados da pesquisa.

  • Requisito 2: Vídeo explicativo apresentando os resultados da pesquisa.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Apresentar os resultados da pesquisa realizada através de um documento escrito com os gráficos representando os respectivos dados ou por meio de vídeo explicativo.

MIS CUENTOS, SUS CUENTOS

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Ensino e Estudo Acadêmico


TÍTULO

MIS CUENTOS, SUS CUENTOS


OBJETIVO

Familiarizar o aluno com a língua espanhola, fazendo o compreender a necessidade de aprendê-la e tê-la em seu currículo. Bem como desenvolver competências e habilidades necessárias à aquisição dessa língua.


JUSTIFICATIVA

O objetivo principal desse curso é pelo o fato de os alunos chegados ao ensino médio não terem tido contato com a língua espanhola nas séries anteriores em boa parte da rede estadual, isto é, fazendo com que haja certa dificuldade em compreender de início conteúdos referentes ao ensino médio.

A inexistência de materiais didático pedagógicos nas escolas (como dicionários, CD's, livros didáticos e para¬didáticos) de língua espanhola dificulta, e muito, o trabalho realizado por parte dos professores. Sabemos que o espanhol é uma língua riquíssima e que se necessitam recursos para se trabalhar de forma dinâmica e eficaz junto ao aluno, nesse curso iremos trabalhar dessa forma.

Outro ponto principal é defasagem na leitura e escrita de muitos alunos que chegam ao ensino médio é um dos fatores que considero de maior relevância, pois os mesmos chegam ao ensino médio trazendo consigo muitas dificuldades de leitura o qual também irar dificultar o entendimento de uma língua estrangeira.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Irenice Tenório Dos Santos Coimbra


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • MATERIAIS E INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Internet disponível

  • Dicionários

  • Celulares ou Computadores.



PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao final do curso a aluno deve estar familiarizado com a língua espanhola, podendo assim ter uma boa compreensão leitora e auditiva do idioma.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Reconhecer a língua como identidade de seus usuários e da comunidade que representam.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Apresentação de seminários envolvendo as redes sociais como material de divulgação.

Nos Passos da Argumentação

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

NOS PASSOS DA ARGUMENTAÇÃO


OBJETIVO

Envolver o estudante com a construção da argumentação para uma boa prática de produção textual, como a redação Enem


JUSTIFICATIVA

A redação é um desafio para os estudantes do Ensino Médio, principalmente para aqueles que farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Pensando nisso, este curso visa reforçar os passos da argumentação, já que o gênero textual exigido na prova de redação é o dissertativo argumentativo. Dessa forma, este curso é importante para iniciar essa trajetória de treinamento para o Enem. A boa argumentação depende de vários fatores, tais como: conhecimento de mundo, leitura, interpretação de textos em gêneros diversos e prática da escrita. Nesse sentido, é preciso alcançar alguns degraus. Neste curso, o estudante terá a oportunidade de subir o primeiro degrau nesse processo de construção argumentativa e, com certeza, estará mais preparado para o retorno às aulas, quando o aprofundamento dos conteúdos de redação será potencializado por meio das aulas e de programas de incentivo como o Desafio Nota 1000, da SEECT."


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Oseas Felicio De Lima Sobrinho


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • 10 folhas de papel A4

  • 1 caneta preta

  • 1 caneta marca texto

  • 2 folhas de papel pautado


PRODUTO FINAL ESPERADO

O cursista deverá produzir um texto dissertativo argumentativo sobre um tema de sua escolha, em até 30 linhas. Em seguida, deverá escrever um breve resumo (1 lauda) sobre os conhecimentos adquiridos no curso, formando assim o trabalho de conclusão.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: O trabalho deverá ser manuscrito, com capa, contendo o nome do cursista, nome do curso e ano. Deverá ser escaneado e anexado à atividade da aula 10 – Módulo de conclusão.

  • Requisito 2: A redação deverá ser escrita com caneta em tinta preta, sem uso de corretivos, em até 30 linhas, em papel pautado.

  • Requisito 3: A redação deverá ser de autoria própria do cursista, sendo desclassificados trabalhos plagiados.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Redação + síntese do curso, manuscritos, em folha de papel pautado. O envio será por meio de foto (escaneamento), em formato PDF, na data de conclusão do curso, através da plataforma Google Classroom.

Desenrolando o Carretel

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

DESENROLANDO O CARRETEL


OBJETIVO

Orientar estudantes a elaborar textos acadêmicos através das regras da ABNT


JUSTIFICATIVA

O currículo das ECIT’s perpassa o ensino tradicional, trazendo à tona estudantes protagonistas e com constante autonomia e liberdade nas suas decisões. Como professora de curso técnico, encontro nas disciplinas empreendedoras e nas turmas concluintes, poucos estudantes com alguma ou nenhuma experiência em escrever relatórios, trabalhos escolares e trabalho de conclusão de curso. As disciplinas acima citadas auxiliam e orientam o estudante nas normas de investigação para tomar decisões oportunas na busca do saber e na formação crítica e hábitos necessários à investigação científica, mas, na hora de passar as informações para o papel e apresentar em sala de aula ou entregar para correção, deparo-me com trabalhos que não foram revisados, interpretados e nem organizados. Diante dessa problemática, acredito que a inserção da interdisciplinaridade através da metodologia científica e disciplinas da BNCC, poderei abordar as principais regras da ABNT na produção científica para alunos de ensino médio, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, auxiliando na melhorar da produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções textuais internas à unidade escolar e externa como concursos de redações (desafio nota 1000) e a redação do Enem.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Wennia Rafaelly Souza Figueiredo


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

03 resmas de papel ofício.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Os estudantes escolherão um trabalho científico (artigo científico, Relatórios TCC, Dissertação ou Tese) nas ferramentas de busca e realizarão a Leitura, interpretação e marcação dentro do texto das práticas errôneas ou de excelência acometidas por milhares de pesquisadores em trabalhos acadêmicos. Entre essas falhas podemos citar título mal elaborado, introdução sem citações, resultados sem dados estatísticos e até trabalhos sem referências. Após a busca ativa pelos erros ou pontos de excelência no corpo do texto os estudantes irão produzir comentários nas quais o trabalho poderia melhorar, seja na ideação, na imersão ou na conclusão. Caso o trabalho esteja nobre, os estudantes irão elencar e interpretar as razões do(s) autor (es) terem acertado na metodologia científica do trabalho.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Participação nas aulas síncronas e desenvolvimento das atividades assíncronas para entendimento das propostas;

  • Requisito 2: Buscar no mínimo 1 equívoco e 1 inequívoco nos trabalhos científicos

  • Requisito 3:Diferenciar os tipos de trabalhos acadêmicos (artigo científico, Relatórios TCC, Dissertação ou Tese); Requisito 4: Capacidade de interpretar e criticar um texto, informação ou dados.

FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

As duas produções deverão ser entregues através de Formulário online inserido na plataforma do Google Class Rom. O questionário conterá questões estruturadas e espaço para anexar a produção final dos estudantes com o prazo de 24 horas ativo.

Relação do cotidiano e a pesquisa científica, construindo o conhecimento

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

Relação do cotidiano e a pesquisa científica, construindo o conhecimento


OBJETIVO

O projeto tem o objetivo de fomentar e despertar a curiosidade científica mostrando ao estudante de forma mais efetiva como a pesquisa científica pode ser construída, como ela pode impactar a sociedade a partir de suas aplicações que trazem melhorias para todas as áreas da sociedade.


JUSTIFICATIVA

A experiência em sala de aula com estudantes das mais diversas realidades ratificam a dificuldade de se pensar em ciência fora da universidade, isto devido à fragilidade dos conhecimentos matemáticos, físicos, históricos e na construção da pesquisa científica que é um dos pilares que sustenta a criação e a aplicação de melhorias na sociedade, ou seja, a construção dos conhecimentos realizados nas universidades parece ser inalcançável na visão do estudante, esta condição, principalmente, levou ao pensamento desse projeto que visa fomentar no estudante, mesmo no ensino básico, uma mente capaz perceber a construção da pesquisa científica ser tratada a partir do ensino fundamental e do ensino básico, desta forma, o estudante estará muito mais preparado para adentrar no mundo científico de forma mais efetiva, pois já possui o conhecimento básico de toda a estrutura organizacional da pesquisa científica. Outro ponto que fomentou a realização desse projeto foi às informações provindas dos projetos de vida dos estudantes, neste os estudantes apontaram o desejo de profissões como: engenheiros, médicos, biomédicos que são fundamentados na construção da pesquisa científica.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Marcio Luis De Oliveira Santos


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Acesso a internet

  • smartphone / notebook / PC

  • Aplicativos online para pesquisas e simulações


PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao final do curso o aluno deve produzir um relatório, mesmo de forma básica, sobre um experimento ou artigo cientifico selecionado por ele e acompanhado pelo professor.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Requisito 1: Realizar o experimento observando suas características. Requisito 2: Realizar a simulação ou ter acesso a artigo científico.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Relatório sobre experimento ou simulação ou artigo científico selecionado pelo estudante através da plataforma Google classroom.

Paraíba masculina? Mulher “Forte” sim senhor!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

Paraíba masculina? Mulher “Forte” sim senhor!


OBJETIVO

Promover um estudo reflexivo e dinâmico instigante ao debate em torno da masculinidade e feminilidade, a fim de instigar a reflexão e o respeito sobre as relações de gênero nos múltiplos espaços de comportamento e relacionamento social;


JUSTIFICATIVA

O título dessa proposta de atividade sugere que através da música o contexto histórico da Paraíba durante um cenário político e social do estado abrindo o debate sobre a igualdade de gênero. O baião “Paraíba” de Humberto Teixeira e interpretado por Luiz Gonzaga está permeado pela questão política que envolve a Paraíba na década de 1930. Na música, as expressões “macho” e “mulher” fazem comparações que provocam debate entre os “sinônimos” de masculinidade relacionados à força e superioridade contrariando o sentido de igualdade de gênero. Como objeto de construção desse repertório de conhecimento, pautamos em pesquisas sobre mulheres que estiveram à frente do seu tempo no enfrentamento das causas de gênero a partir da vida e obra de Anaíde Beiriz. Considerando a diversidade de gênero e as reações interpessoais existentes no cotidiano escolar, intervenções que assegurem a formação de diálogos a respeito da igualdade de direitos e espaços entre as diversidades de gênero a partir de estudos, reflexões, dinâmicas e interações, dispor ao estudante o contato didático com formas conciliáveis de pensamento diversos, mantendo o diálogo, o respeito e a solidariedade entre os diferentes, incrementando assim valores indispensáveis para o jovem em seu processo de construção do Projeto de Vida


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Julio Kennedy Pereira De Sousa


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Internet;

  • Computador ou celular;


PRODUTO FINAL ESPERADO

Relatório do Caso: esta é a fase final do trabalho, a entrega do relatório com a exposição do caso, a construção argumentativa em torno da situação problema. Nesse objeto podem ser utilizados imagens, textos, matérias, ou até mesmo vídeos, caso a equipe deseje entregar o relatório em formato de Hiperdocs, blog ou Site.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Diário de Bordo e Estudo de Caso


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Link para visualização

Argumentando através da arte: pensamento, expressão e criatividade na defesa de um ponto de vista

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

Argumentando através da arte: pensamento, expressão e criatividade na defesa de um ponto de vista


OBJETIVO

Instrumentalizar os estudantes para a produção competente e crítica de textos multimodais da ordem do argumentar, com o apoio (ou a partir) da arte de caráter argumentativo - charges, paródias, poesias, ilustrações, colagens, tirinhas, quadrinhos, fotografia, desenhos, músicas, dança, teatro, dentre outras manifestações artísticas.


JUSTIFICATIVA


A arte é essencial em nossas vidas. Nossas existências, de forma sana e equilibrada, dependem, também, da reflexão, da ludicidade, do prazer, da exortação, do apoio que encontramos na música, na fotografia, no cinema, na literatura, na TV, na publicidade, na pintura, na escultura... A arte nos ajuda a demonstrar sentimentos, emoções, anseios e opiniões a respeito das questões que nos cercam.

Por sua capacidade de mostrar nossa essência, de ser um meio que nos permite “nos colocar” no mundo através das variadas linguagens nas quais se materializa, tem imenso potencial para trabalho na escola, não apenas como recurso de fruição, mas de expressão de sentimentos, atitudes e pontos de vista, contribuindo, efetivamente, com o aprendizado dos estudantes. Isso porque a argumentação é parte de todos os processos interativos dos quais fazemos parte.

De acordo com Fiorin (2015, p. 9), a atividade argumentativa está ligada à boa convivência em sociedade. “A vida em sociedade trouxe para os seres humanos um aprendizado extremamente importante: não se poderiam resolver todas as questões pela força, era preciso usar a palavra para persuadir os outros a fazer alguma coisa”. Ele arremata: “Todos os discursos são argumentativos, pois são uma reação responsiva a outro discurso” (FIORIN, 2015, p. 29).

Sendo assim, unir argumentação e arte nos parece a estratégia ideal para que os estudantes possam, desenhando, pintando, compondo, dançando, cantando, parafraseando... criando, enfim, expressar suas visões de mundo sobre os mais variados temas que se apresentam na sociedade atual, marcada pelos efeitos de uma pandemia, pela polarização política e pela polêmica como chamariz da maioria das discussões que envolvem pontos de vista divergentes nas mais variadas esferas sociais.

Isso sem falar na exigência imposta pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal ‘porta de entrada’ para o Ensino Superior no Brasil e que tem na prova discursiva (Redação) um de seus principais componentes, já que, na prática, é a única que permite que o candidato tire nota máxima (1.000 pontos), considerando a “Teoria de Resposta ao Item (TRI)”, adotada pelos organizadores.

Além destas variáveis, de caráter mais teórico, consideramos, também, dois índices relativos a 2021, todos devidamente monitorados e considerados durante o planejamento de todas as atividades, em conjunto e em particular: 1 - Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB) 2 – Avaliação Diagnóstica de Entrada, no âmbito do programa “Propulsão”, cujos resultados já foram tabulado (a Avaliação Diagnóstica de Saída já foi realizada, mas os dados ainda não foram processados)

Em 2020, não tivemos nota no IDEPB, pois não houve participação suficiente de alunos na prova para emissão de uma nota. A meta para 2021, então, é mobilizar a quantidade mínima de participantes, engajados e motivados para a prova, o que demanda esforços direcionados em todos os componentes curriculares. Na Escola Cidadã Integral Luis Ramalho, o desafio é um pouco maior, pois, antes da pandemia, havia, por motivos externos ao funcionamento pedagógico, inclusive, o hábito dos alunos de boicotarem essa prova, ideia que permanece de certo modo e contribui para altos índices de evasão. Sendo assim, as ações vão além dos meandros da linguagem.


Os resultados da Avaliação Diagnóstica de Entrada de 2021 não foram muito animadores. A média geral dos 3º anos foi de 35,40%, a mais baixa em relação às duas outras séries do Ensino Médio. Considerando as 15 habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos nessa série, segundo a Matriz de Descritores de Propulsão, elaborada pela Secretaria da Educação, o desempenho não passou de 75%, o que demonstra a necessidade de um trabalho de nivelamento mais geral, focado em todas as habilidades. As piores foram H1, H3, H4, H5, H6, H7, H8, H9, H11, H12 e H15. Essas têm sido o foco desde então. Os maiores índices foram em H2, H10, H13 e H14.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Fernando Alves de Oliveira


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

- Celulares

- Computadores


PRODUTO FINAL ESPERADO

Em uma live no Instagram, os autores farão uma exposição oral sobre os produtos das duas oficinas de produção artística e sobre as fotografias expostas no mural artístico do projeto, no Google Classroom.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Demonstração da plena capacidade de entender de que forma os produtos artísticos elaborados durantes os módulos são, primeiramente, artísticos e, em segundo plano, expressam pontos de vista sobre questões do cotidiano.

  • Requisito 2: Demonstração de capacidade de defesa de suas próprias ideias ao argumentar na exposição sobre os produtos artísticos elaborados durante os módulos


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Link com live gravada via Instagram.



Uma viagem nas memórias de um menino de engenho

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

Uma viagem nas memórias de um menino de engenho


OBJETIVO

Incentivar o gosto e o interesse dos alunos pela leitura através do conhecimento da leitura literária de José Lins do Rego.

JUSTIFICATIVA


Apesar de atualmente nossos educandos vivenciarem uma geração altamente movida a soluções tecnológicas, através da qual a disseminação do conhecimento está ao alcance de um clique, um toque, infelizmente o dia a dia e as avaliações intra e extraescolares revelam que o desempenho dos educandos no âmbito da leitura e uso da língua, na escola ou fora dela, vem se tornando cada vez menos satisfatório.

A importância da leitura dentro da história da humanidade sempre surgiu como uma condição essencial para a construção do poder crítico do indivíduo. Para entender - e compreender - os acontecimentos de sua época, a pessoa deve possuir ferramentas que apenas o conhecimento pode transmitir.

O presente projeto representa um instrumento na luta para melhorar as competências em leitura dos alunos, criando no seio da vivência escolar um espaço para leitura e discussão das impressões causadas pela leitura, possibilitando ao educando autonomia em processos de escolha de leitura para o desenvolvimento de sua criticidade e criatividade e de seu projeto de vida através das memórias do paraibano José Lins do Rego.

Partindo das diretrizes apresentadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM, em que se propõe ao ensino de Língua Portuguesa a tarefa de formar um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com conhecimento para compreender, intervir e participar da realidade, o projeto será desenvolvido com base na leitura e recriação de histórias literárias e filmes, buscando estimular nos alunos a ampliação de seu repertório literário e, consequentemente, de seu conhecimento de mundo; o desenvolvimento de sua criticidade em relação às obras lidas e ou assistidas; finalmente, a sua criatividade e participação social quando propõem releituras individuais e/ou coletivas sobre as obras trabalhadas, podendo concordar ou discordar da mensagem inicial.

O projeto Uma viagem nas memórias de um menino de engenho oportunizará um encontro entre os educandos das distintas gerências regionais de ensino da Paraíba, estabelecendo vínculos de parceria entre as regionais. Os alunos aprofundarão seus conhecimentos sobre o paraibano José Lins do Rego através da biografia, leitura do seu primeiro livro, Menino de engenho, e uma viagem à cidade natal do escritor, do qual a colaboração das gerências em enviar seus educandos a essa aula de campo será fundamental. Os alunos irão criar um vídeo com todos os momentos da viagem.

Na conclusão do curso teremos um concurso da melhor história em quadrinhos. Nessa atividade os discentes em duplas e por regionais irão selecionar um capítulo do livro Menino de engenho e irão transformar em uma história em quadrinhos de até no máximo 10 quadradinhos. A premiação constará em um troféu para o primeiro lugar e medalhas para o segundo e terceiro lugar. A comissão julgadora será feita pelas professoras de língua portuguesa: Claudenice da Silva Souza e Gracilene Barros de Oliveira e a professora de artes Patrícia Santos Cordeiro Dantas.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Josefa Robervânia dos Santos Ferreira


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Equipamento 1: computador

  • Equipamento 2: som

  • Equipamento 3: câmera fotográfica

  • Equipamento 4: filmadora

  • Equipamento 5: gravador de áudio


PRODUTO FINAL ESPERADO

Apresentações das histórias em quadrinhos dos capítulos do livro de José Lins do Rego.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Apresentação do vídeo protagonizado pelos educandos na cidade natal de José Lins do Rego.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Entrega no Google Classroom e divulgação no youtube



Analiz e as Proposições Quânticas: Uma Proposta Pedagógica

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

ANALIZ E AS PROPOSIÇÕES QUÂNTICAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA


OBJETIVO


OBJETIVO GERAL


Pontuar as principais deficiências no processo de ensino e aprendizagem, organizar o processo de estudos, classificar os alunos onde depois de uma avaliação diagnóstica efetuar o devido nivelamento.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Efetuar nivelamento em português e matemática;

  • Nivelar os alunos por níveis de conhecimentos;

  • Potencializar a leitura e interpretação dos alunos;

  • Aguçar a curiosidade em relação aos fenômenos quânticos;

  • Potencializar os resultados inerentes às olimpíadas nacionais e internacionais. (ONC; OBA; OBF; OBFEP; MOBFOG.)

  • Estimular a participação nas aulas remotas em tempos de pandemia (Covid19).


JUSTIFICATIVA

A Escola Integral ECIT Professor Luis de Azevedo Soares tem 284 alunos atendidos de forma integral. Proporcionando aos mesmos uma vivência ampla e complexa entre a comunidade escolar. No IDEB (2019), que tivemos o resultado somente em 2020, conseguimos atingir uma média superior à meta estabelecida pela Escola, como também, superamos a média estadual: 5,5 (séries finais do ensino fundamental) e 4,3 (no ensino médio), médias que nos deixaram muito felizes e na certeza de que estamos no caminho certo, porém podemos melhorar ainda mais, com esse objetivo estarei inserindo nas aulas de física, ou qualquer outra disciplina, o produto educacional Analiz e as proposições quânticas uma proposta pedagógica, para potencializar seus saberes.

As médias que os nossos concluintes alcançaram no último ENEM não satisfazem a realidade imposta pela sociedade, mesmo alguns conquistando os primeiros lugares na classificação geral, porém esse número ainda se distancia da verdadeira equidade, o que desejamos com esse projeto é alcançar a equidade entre esses alunos, podemos alcançar resultados ainda melhores.

Com o intuito de melhoria contínua na qualidade e nos resultados, a Gestão Escolar a equipe pedagógica e os professores desta instituição somaram forças para desenvolver ações voltadas para a excelência na qualidade de ensino e na formação social e individual dos estudantes, fazendo uma busca ativa dos alunos infrequentes e tornando o trabalho de Tutoria mais atuante, de forma que os nossos estudantes continuem motivados, sabendo que é através da Educação que eles conseguirão realizar os seus sonhos. Tendo em vista a capacidade de potencializar seus resultados iremos inserir nas aulas uma HQ para que as aulas possam ser mais lúdicas e que possamos potencializar o nível de aprendizagem.

Portanto visamos com o uso da história em quadrinho intitulada como Analiz e as proposições quântica uma proposta pedagógica, enriquecer o ensino e aprendizagem dos nossos alunos


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Francisco Fábio de Sousa Ribeiro


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Apenas a utilização do simulador PHET (Simulações de eventos sobre os assuntos aqui abordados).


PRODUTO FINAL ESPERADO

Será desenvolvido uma história em quadrinho utilizando-se de um assunto de física ou proposição quântica.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Requisito 1: Elaboração da narração dos assuntos que irão fazer parte da história. ○ Requisito 2: Imersão no site para elaboração e confecção da história em quadrinhos


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Formato da entrega: A entrega deste produto se dará através do link ou pdf final.



Funções Via Geogebra


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino E Estudo Acadêmico


TÍTULO

Funções Via Geogebra


OBJETIVO

Aprender os comportamentos de funções tais como gráficos e aplicações com o auxílio da ferramenta GEOGEBRA


JUSTIFICATIVA

Estudar propriedades de funções e gráficos auxilia no aprendizado em quase todas as áreas do conhecimento afinal a leitura de gráficos está sempre presente em informações do nosso cotidiano além do fato de que estudantes saem do ensino médio sem saber de fato entender o conceito de função tão importante em toda etapa do ensino médio afinal funções como afim, quadrática, exponencial, logarítmica, trigonométrica são estudadas durante todo o ciclo.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Hector Alan Dos Santos Pereira


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Apenas Celular ou computador com internet.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Análise e Compreensão de gráficos


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Compreender o Plano Cartesiano

  • Compreender o significado de Função e interpretar tipos diferentes de gráficos e suas translações;


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Link do vídeo publicado no youtube.



ENSINO GAMIFICADO

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Ensino e Estudo Acadêmico


TÍTULO

ENSINO GAMIFICADO


OBJETIVO

Utilizar a metodologia ativa por meio da gamificação para engajar os discentes no processo de ensino/aprendizagem durante as aulas híbridas.


JUSTIFICATIVA

O referido curso irá buscar soluções possíveis para as observações feitas acerca da baixa participação dos alunos nas aulas remotas e melhorar os nossos indicadores de aprendizagem. Cabe aqui destacar a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, tais como: gamificação, sala de alua invertida, aprendizagem baseado em projetos e entre outras, sem sombra de dúvida, as metodologias ativas têm o papel de ressignificar a relação do professor-aluno e aluno-professor, pois o professor passa a ser um mediador do processo deixando o aluno assuma seu papel ativo e participativo dentro do processo de ensino/aprendizagem.

Com a introdução das modernas tecnologias e de novas propostas de apropriação da informação, essas novas formas de conceber o conhecimento trazem importantes mudanças que podem propiciar inúmeras possibilidades de compreensão e atuação do aluno na sociedade contemporânea. Assim, estão posto os desafios de se criar uma prática docente que saiba lidar com o novo e produzir com qualidade, os conhecimentos geográficos, tornando o ensino de geografia mais significativo para os alunos, o que ocorre quando eles se apropriam de seus conteúdos para a vida.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Rodrigo Da Silva


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Smartphone, Notebook ou computador.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Iremos utilizar o App Sapientia edu como plataforma gamificada nas aulas de geografia.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Participar das aulas síncronas;

  • Requisito 2: Utilizar o App Sapientia Edu; Requisito 3: Participar dos desafios que serão lançados durante o curso.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Uma roda de conversa sobre a Gamificação no ensino de geografia.



Categoria: Finanças e Contabilidade

Planejando Meu Futuro Financeiro


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO Turma com lotação máxima

TEMA

Finanças E Contabilidade


TÍTULO

Planejando Meu Futuro Financeiro


OBJETIVO

Fazer com que os jovens consigam entender a diferença entre liberdade financeira e independência financeira, mostrando a eles as diferentes possibilidades de investimentos para que consigam ter um futuro financeiramente organizado. Mostrando, ainda, que o dinheiro não é um fim, mas um meio para alcançar objetivos. Para isso, eles aprenderam a diferença entre renda fixa, variada, onde alocar dinheiro para cada tipo de meta, além de saber diferenciar ofertas de Bancos de Corretoras de valores, conseguindo fazer um planejamento para, no mínimo, seus próximos 10 anos. Assim, contribuiremos para que tenhamos jovens financeiramente saudáveis.


JUSTIFICATIVA

De acordo com o SPC, 47% dos jovens entre 18 e 25 anos de idade não possuem controle financeiro dos seus gastos. Analisando aulas de Colabore e Inove, através da temática de Educação Financeira, foi percebido que os alunos não conseguem diferenciar gastos essenciais de gastos ocasionais. Enquanto nos Estados Unidos 65% da população investe em Bolsa de Valores, de acordo com o site Informoney, no Brasil apenas 0,29% da população costuma pensar no futuro financeiro. Em um país onde se criou o hábito de esperar pela aposentadoria governamental, é importante ensinar os jovens a criar seus próprios objetivos para que possam trabalhar até onde eles estejam satisfeitos, tendo a liberdade de alcançar objetivos.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Gilberto Batista Dos Santos


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

1 celular, tablet ou notebook com acesso a internet. // Folhas de papel ofício. // Canetas coloridas. // Lápis. // Régua (opcional).


PRODUTO FINAL ESPERADO

O aluno deverá produzir uma planilha com um planejamento de um orçamento pessoal, com objetivo de demonstrar de que maneira ele conseguirá montantes financeiros para atingir objetivos (viagens, bens materiais, aposentadoria, etc.).


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Dominar o uso de planilhas.

  • Requisito 2: Diferenciar os tipos de investimentos (fixos e variáveis). ○ Requisito 3: Montar uma planilha de orçamento pessoal para os próximos 10 anos.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Arquivo de planilha (Plataforma Office ou Google Docs).



Educação Fiscal, Protagonismo e Cidadania: Da Escola às Redes Sociais

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Finanças E Contabilidade


TÍTULO

EDUCAÇÃO FISCAL, PROTAGONISMO E CIDADANIA: DA ESCOLA ÀS REDES SOCIAIS


OBJETIVO

Formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, possibilitando assim perceber a importância da aplicação dos recursos públicos e de seu acompanhamento, motivando-os assim para o exercício da cidadania plena.


JUSTIFICATIVA

A Educação Fiscal é de extrema importância para a população, pois é capaz de formar cidadãos conscientes da função socioeconômica dos tributos e quais os benefícios destinados a sociedade. Além de compreender também o papel do Estado, como realiza e financia as atividades essenciais, o funcionamento da administração pública, e um dos pontos mais importantes, qual o seu papel como cidadão acerca de tudo isso. A escola é formada por um conjunto não apenas de alunos, mas também cidadãos, que tem o direito de obter conhecimento para exercer sua cidadania de forma consciente. No decorrer das aulas, é perceptível que os alunos não possuem conhecimento de como funciona o Estado, de como exercer e cobrar seus direitos, e até mesmo percebe-se que muitos alunos, mesmo com a idade permitida, não possuem nem sequer título de eleitor, sendo uma das formas mais básicas de exercer sua cidadania. Durante outras disciplinas são debatidas essas temáticas de forma bem geral, acarretando muito interesse dos alunos e participação, porém não existe uma oportunidade de trabalhar mais a fundo esse conteúdo dentro de outra disciplina, devido ao tempo. Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental na garantia de um futuro sustentável a todos, onde educando os estudantes, permite que estes tenham a oportunidade de uma formação crítica, com condições de entender contextos históricos, sociais e econômicos, de forma consciente e responsável. É comum encontrar uma educação mais focada em disciplinas “tradicionais”, porém o projeto pretende trabalhar de forma transversal, perpassando por vários componentes curriculares ações educativas que devem promover cidadania e interesses coletivos construindo valores e indivíduos socialmente responsáveis, voltados para a justiça fiscal, com vista ao bem comum, à melhoria da qualidade de vida e à sustentabilidade da democracia.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Fernanda Beatryz Rolim Tavares


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Todos os materiais e instrumentos utilizados serão digitais e repassados pelo Google Classroom.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao final, os alunos irão se dividir em grupos e preparar um material digital (post, banner, vídeos, etc) a livre escolha, a qual possa ser compartilhado com a sociedade em geral através de redes sociais. Esse material deve conter informações importantes para o conhecimento do cidadão e que aprenderam no decorrer do curso. Cada grupo irá montar uma temática diferente. Exemplo: o passo a passo de como tirar o seu título de eleitor online; definição de algum tributo e para que ele serve, etc.




REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Imagem: conter informações suficientes da temática escolhida, está legível e atrativa para chamar atenção do público.

  • Requisito 2: Vídeo: Deve estar com áudio e imagens bons para compreensão. Deve tomar cuidado com imagens de outras pessoas sem autorização.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

A finalização será por meio da divulgação das redes sociais, com a intenção de colaborar para a disseminação de conhecimento. Para os alunos que não possuam ou não queiram realizar postagens, a entrega será feita pelo classroom. O formato pode ser a escolha do aluno: imagem, link de vídeo no youtube, link de vídeo instagram ou outras redes sociais, Podcast, ou outro meio que possa ser solicitado e combinado em sala de aula previamente.



Categoria: Marketing e negócios

Marketing Digital: O Diferencial em um Mundo Movido pelas Redes Sociais

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO Turma com lotação máxima

TEMA

Marketing


TÍTULO

MARKETING DIGITAL: O DIFERENCIAL EM UM MUNDO MOVIDO PELAS REDES SOCIAIS


OBJETIVO

Capacitar o estudante na elaboração e gerenciamento de plano de marketing digital e manipulação das mais diversas mídias digitais, produção e edição de imagens e vídeos, para redes sociais.


JUSTIFICATIVA

Com a instauração da pandemia do Covid-19, as primeiras ações dos governos foram de isolamento social, distanciamento social, determinação do fechamento do comércio e abertura apenas dos estabelecimentos caracterizados como serviços essenciais, entre outras. Inicialmente, mais de 90% dos comércios fecharam suas portas, pois não podiam receber os clientes em seus estabelecimentos. Em um levantamento realizado junto a Prefeitura Municipal de Juazeirinho, no âmbito da disciplina de Intervenção Comunitária, foi destacado que mais de 90% dos comerciantes informais encerraram seus negócios e/ou fecharam seus estabelecimentos por mais de 1 ano. Uma alternativa encontrada, em nível global, para sair dessa situação de inatividade, foi o uso das redes sociais. Mas, o problema continua para aqueles empreendedores “minúsculos” e informais, tais como: feirantes, fiteiros, mercearias, mercadinhos, barbeiros, cabeleireiros, salões de beleza, manicures e etc, pois não sabem manipular as mídias digitais, não acreditam que o serviço se adequa ao seu tipo de comércio ou o custo se apresenta alto. Frente ao exposto, temos os estudantes que por sua natureza e geração tecnológica, se apresentam com facilidade em manipular os dispositivos eletrônicos e falar, entender e navegar com extrema desenvoltura pelas redes sociais e mídias digitais. Outro ponto a ser destacado, refere-se ao fato de muitos jovens necessitarem de ajudar financeiramente seus pais nesse período de pandemia e, como o ensino estava em modo remoto, usaram esse tempo para ajudar em atividades aleatórias que surgiram. A demanda colocada pelo comércio/sistema econômico está posta e permanecerá ativa por muito tempo. A atividade de social mídia pode ser realizada em casa e horário compatível com o da escola. Quem estiver capacitado será o ocupante das vagas e nichos surgidos. Muitos empreendedores já reconhecem os efeitos positivos que as redes sociais causam em seus comércios, mas não sabem manipular de forma correta e outros acham que o custo deve ser alto. A elaboração de um plano de marketing digital, seguido do gerenciamento da vida digital dos empreendedores informais, possibilita um aprendizado prático-real constante ao estudante, bem como uma possibilidade de diferencial no mercado de trabalho, concomitante a permitir alavancar e intervir positivamente no comércio local.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Márcio Amorim De Medeiros Vital


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Celular e computador


PRODUTO FINAL ESPERADO

Plano de marketing digital simplificado para ser oferecido a pequenos comerciantes/empreendedores: feirantes, barbeiros, salões de beleza, manicure, sacoleiras e etc. Bem como destacar as mídias sociais que serão atendidas e as artes (imagem e/ou vídeo) a serem publicadas.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Plano de marketing digital;

  • Requisito 2: Artes (imagem e/ou vídeo) constante no plano de marketing digital


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Documento construído no microsoft Word, contendo a estrutura do plano de marketing e prints, imagens ou vídeos das artes relacionadas ao referido plano.



Criative-se e Realize

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Negócios


TÍTULO

CRIATIVE-SE E REALIZE


OBJETIVO

Pretende-se incentivar que os estudantes tornem-se protagonistas de suas escolhas, por isso o curso de férias Criative-se e Realize é interligada diretamente aos seus projetos de vida, e estimular a criatividade e a busca de soluções para a transformação de suas vidas, das pessoas ao seu redor, da comunidade, do planeta, de modo que trará ao debate os objetivos de desenvolvimento sustentável.


JUSTIFICATIVA

O ensino brasileiro, a partir da BNCC, torna-se um ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências para os cidadãos do século XXI. Mais especificamente, temos 10 competências gerais, competências específicas por área de conhecimento e as respectivas habilidades. A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB) promove o nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática por meio de habilidades específicas. Este curso nasce com o intuito de consolidar essas habilidades e competências usando metodologias ativas em 100% das aulas e com todas as abordagens centradas nos estudantes. Ele será totalmente fundamentado na ferramenta design thinking e trará a aprendizagem baseada em projetos como alicerce. Outro fundamento que justifica a criação do curso Criative-se e Realize é a percepção dos próprios estudantes da escola sobre a necessidade de tratar o empreendedorismo, que em parcela significativa citou como sonho se tornar empreendedor(a) em enquete promovida pela SEECT/PB no acolhimento inicial chamada de Link dos Sonhos (em substituição ao Varal dos Sonhos que ocorre em regime presencial). Nesse sentido, a disciplina compreende esse tema como algo vital para que os jovens superem os desafios deste século, e se preparem da melhor maneira para o mundo do trabalho e para a vida. Além disso, temos como base o espelho em outros sistemas educacionais bem sucedidos, como o finlandês, que usa estratégias empreendedoras na rotina escolar, não esquecendo, a Colabore e Inove, o Programa Ouse Criar e o Programa Celso Furtado, que são ferramentas estaduais de notória relevância voltadas para esse tema. A proposta é estimular o debate acerca dos sonhos pessoais e profissionais, buscando fortalecer a autoconfiança e o protagonismo, evidenciando o planejamento e estabelecimento de metas, pautados na ética e cidadania, casando com as políticas das Escolas Cidadãs Integrais (e Técnicas). Esta disciplina promove a formação cidadã plena, proporcionando ao estudante a ampliação da visão de mundo e a apropriação do uso de tecnologias para solução de problemas sociais.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Luiz Cordeiro De Lima Neto


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

instrumentos digitais (computador, tablet ou celular); Papel, Tesura, régua e canetas coloridas


PRODUTO FINAL ESPERADO

Empreendimento com marca, logotipo, plataformas de lançamento e divulgação em redes sociais


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Seguir todas as etapas formativas de forma criativa

FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Feira tecnológica



Categoria: Ti e Software

Desenvolvimento Web - Crie sites do zero!


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO Turma com lotação máxima

TEMA

Ti E Software


TÍTULO

Curso de Desenvolvimento Web - Crie sites do zero!


OBJETIVO

Desenvolver projetos reais na prática, exercitando assim habilidades de lógica de programação e matemática. Incrementando tais habilidades e despertando para uma nova carreira.


JUSTIFICATIVA

Diante da crescente demanda por profissionais de TI qualificados no uso das diferentes tecnologias disponíveis no mercado de trabalho, faz-se necessário o desenvolvimento de habilidades em lógica de programação e matemática, bem como as especificidades da comunidade escolar que justificam este curso.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Gilvonaldo Alves Da Silva Cavalcanti


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

É necessário cada aluno possuir um computador com acesso a internet.


PRODUTO FINAL ESPERADO

O produto final será a apresentação dos cinco projetos desenvolvidos durante o curso, onde os mesmos deverão estar disponíveis em um repositório pessoal do Github do aluno.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Apresentação do projeto 1 (Currículo Pessoal);

  • Requisito 2: Apresentação do projeto 2 (Meu Escritório);

  • Requisito 3: Apresentação do projeto 3 (Memorizador de Tabuada);

  • Requisito 4: Apresentação do projeto 4 (Um clone da Netflix);

  • Requisito 5: Apresentação do projeto 5 (Meu Portifólio).


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Apresentação individual dos projetos desenvolvidos durante o curso (vídeo)



Categoria: Gastronomia

Bê-á-bá da Cozinha (Habilidades Básicas)

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Outra


TÍTULO

Bê-á-bá da Cozinha (Habilidades Básicas)


OBJETIVO

O objetivo deste curso de férias é abordar tópicos acerca das práticas básicas dentro do ambiente de cozinha, oferecendo uma base sólida a fim de que o discente ao término desta formação, consiga assumir uma função de base dentro dos mais diversos estabelecimentos bem como atuar com mais segurança no ambiente de cozinha doméstico.


JUSTIFICATIVA

O contexto do setor produtivo, no qual a escola onde atuo está inserida geograficamente, e cidades circunvizinhas, tem sinalizado uma demanda de profissionais capacitados no setor de alimentos. São bares, restaurantes, hotéis e pousadas, realizando suas retomadas de atividades, com isso, novos postos de trabalho surgem e a necessidade de mão de obra qualificada também.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Julio Cesar Bezerra Vilar Da Silva


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Não se faz necessária a aquisição de materiais para execução desta proposta tendo em vista que os utensílios básicos de cozinha domésticos serão úteis no processo de ensino e aprendizagem.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Ao término do curso os alunos deverão produzir um podcast colaborativo no intuito de divulgar informações à sociedade, contribuindo com o repasse dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo formativo.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Planejamento de ideias

  • Requisito 2: Estudo de viabilidade

  • Requisito 3: Execução

  • Requisito 4: Lançamento em plataforma e acompanhamento


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Podcast informativo em plataforma digital (conhecimentos úteis relacionados a cozinha)



Categoria: Outras

“Eu me remexo muito” - O corpo que se move na Cultura Corporal do Movimento: historicidade, linguagem, estereótipos, preconceitos, aspectos energéticos e esportivização

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Outra


TÍTULO

“Eu me remexo muito” - O corpo que se move na Cultura Corporal do Movimento: historicidade, linguagem, estereótipos, preconceitos, aspectos energéticos e esportivização.


OBJETIVO

Refletir sobre o corpo na Cultura Corporal de Movimento: historicidade, linguagem, estereótipos, preconceitos, aspectos energéticos e esportivização.


JUSTIFICATIVA

Com a pandemia da Covid-19, diversas questões ganharam destaque nas discussões. Entre elas, o corpo. Os alunos incessantemente faziam perguntas, principalmente curiosos em saber o quanto os exercícios poderiam minimizar os efeitos das doenças, melhorando resistência e imunidade, e também preocupados com os quilos ganhos durante o isolamento social. Além disso, o PV de vários alunos da escola mostra que as profissões ligadas ao corpo - como Educação Física, Fisioterapia e Nutrição - são muito procuradas pelos estudantes, que se motivam diante delas e de suas possibilidades. Além disso, através das palestras de Pós-Médio que envolviam profissionais ligados ao trabalho com o corpo, notamos que os discentes se motivavam, se interessavam e faziam debates e reflexões cada vez mais interessantes. Sendo assim, pensando no interesse que o tema gera, e em como geralmente ele é prazeroso nos debates, nos indagamos: Como adaptar o conhecimento sobre o corpo, como cultura corporal de movimento, para um curso de férias? Chegamos, então, a este produto, que une um pouco da história, das visões estereotipadas de corpo, que geram preconceitos, bullying e padrões, além de refletir as questões energéticas e alimentares, esportivização, unidades temáticas, entre outras.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

José Ânderson Ferreira Da Silva


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Este curso não necessita da compra de nenhum material, sendo necessário apenas um celular ou computador com acesso à internet e às ferramentas sugeridas para a realização das aulas síncronas e assíncronas.


PRODUTO FINAL ESPERADO

Para uso da criatividade e autonomia do aluno, ele poderá escolher os seguintes produtos:

  • Possibilidade 1: Uma redação sobre o curso;

  • Possibilidade 2: A criação e postagem de um vídeo sobre o curso;

  • Possibilidade 3: Outra forma de demonstração da aprendizagem, que exija do aluno planejamento, execução e apresentação.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Redação:

  • Requisito 1: mínimo de 20 e máximo 30 linhas

  • Requisito 2: texto dissertativo-argumentativo

  • Requisito 3: Deve expor todo conhecimento adquirido durante o curso.

Vídeo:

  • Requisito 1: mínimo de 2 minutos e máximo de 5 minutos;

  • Requisito 2: Deve ser criativo e/ou bem contextualizado

  • Requisito 3: Deve expor todo conhecimento adquirido durante o curso.

Criatividade do aluno:

  • Requisito 1: exija do aluno planejamento, execução e apresentação.

  • Requisito 2: Deve expor todo conhecimento adquirido durante o curso.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

  • Possibilidade 1: Redação pode ser entregue por e-mail, whatsapp ou dentro do Google Class Room.

  • Possibilidade 2: Compartilhamento de link do vídeo.

  • Possibilidade 3: Pode ser entregue por e-mail, whatsapp ou dentro do Google Class Room.



Se tornando um Recepcionista de Luxo


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Outra


TÍTULO

Se tornando um Recepcionista de Luxo


OBJETIVO

  • Enfatizar a importância das relações interpessoais e interação social nas diversas áreas de atuação do indivíduo;

  • Propiciar entendimento acerca da importância do autoconhecimento, da auto aceitação e da autoestima para o aluno;

  • Proporcionar ao aluno a percepção da necessidade de se trabalhar em equipe;

  • Proporcionar uma mudança de postura e hábitos adequados para estar apto ao mercado de trabalho;

  • Desenvolver atitude de autoconfiança e naturalidade nas diversas situações da vida social ou profissional;

  • Compreender a importância e a centralidade da comunicação na sociedade contemporânea.


JUSTIFICATIVA

Atualmente no mundo do trabalho existe uma busca por profissionais de excelência, profissionais diferenciados que possam proporcionar um atendimento exclusivo com padrão de luxo e requinte, profissionais que saibam demonstrar segurança, firmeza, educação, postura e empatia, qualidade no atendimento. Aprendendo como portar-se diante de situações inesperadas ter as noções básicas de etiqueta, entender a comunicação através da imagem e a formas adequadas de apresentação pessoal e linguagem requerida ao profissional da área de recepção


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Jessica Pessoa De Melo


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Acesso a internet


PRODUTO FINAL ESPERADO

Deverá solucionar uma problemática fazendo com que o estudante seja mais autônomo e tenha discussões críticas, relacionando vivências com as possíveis soluções do problema que lhes foi apresentado.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

Requisito 1: Gerar Soluções para os problemas apresentados

Requisito 2: Compartilhar sua ideia com a turma pelo padlet.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Google Forms, Padlet.



Conexões Territoriais: refugiados no Brasil e o direito à cidadania


CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Outra


TÍTULO

Conexões Territoriais: refugiados no Brasil e o direito à cidadania


OBJETIVO

Promover uma reflexão sobre sujeitos em situação de refúgio na trama das migrações internacionais, destacando o cenário do Brasil e da Paraíba, entendendo os desafios dessa crise humanitária, os limites das políticas públicas para a garantia da cidadania a esses sujeitos, desenvolvendo propostas de intervenção a serem lideradas e desenvolvidas pelos estudantes nas escolas estaduais.


JUSTIFICATIVA

As questões relacionadas às migrações internacionais e aos sujeitos em situação de refúgio são cada vez mais emergentes na sociedade contemporânea. A migração forçada de milhões de pessoas ao redor do mundo e a necessidade de pedidos de asilo têm demonstrado-se uma das principais crises humanitárias. Segundo o Ministério da Justiça, no ano de 2021 havia cerca de 60 mil refugiados no Brasil. Mas, a dimensão desse cenário é muito maior, tendo em vista o elevado número de pessoas que ainda se encontram ilegais ou à espera de concessão de refúgio/asilo. A maioria são sujeitos vindos da Venezuela, do Haiti e de países do Oriente Médio. Aderindo ao programa de interiorização do Governo Federal, o estado da Paraíba tem recebido pessoas refugiadas nos últimos anos. As dores dos refugiados vão muito além de deixar forçosamente seus países de origem. Muitos levam anos para conseguir se restabelecer no país que os recebem, já que sofrem com condições de vulnerabilidade econômica, social, preconceito e xenofobia. Nesse sentido, este curso justifica-se por dois motivos: a) por inserir o debate do tema dos refugiados no Brasil e na Paraíba no interior das escolas públicas do estado. A temática é atual, muito cobrada em vestibulares e no Enem. Desse modo, debater o tema leva os estudantes a conhecer essa realidade, suas questões mais urgentes, preparando-os para futuros exames de seleção. Além disso, justifica-se b) por criar um espaço para proposição de ações, ideias por parte dos estudantes, voltadas aos sujeitos em situação de refúgio na Paraíba, inserido as escolas enquanto instituições eficazes e parceiras do Estado e das políticas públicas para garantir o direito à cidadania e ao acolhimento a essas pessoas em nosso país.


CARGA HORÁRIA

45h


PROFESSOR

Hamilton Matos Cardoso Júnior


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Computador, Tablet ou Celular com sistema Android ou IOS;

  • Pacote Word ou Libre Office;

  • Acesso à Internet;

  • Caderneta para anotações (se julgar necessário).


PRODUTO FINAL ESPERADO

Em grupos de 3 a 5 integrantes, os cursistas deverão construir uma proposta de ação de intervenção em contextos de sujeitos refugiados no estado da Paraíba, que possam ser desenvolvidas nas escolas e tenham como foco contribuir com a garantia à cidadania e a superação da vulnerabilidade desses sujeitos.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Atenção à formatação: deverá atender à formatação do trabalho final conforme modelo com apresentação de todos os itens necessários à proposta.

  • Qualidade da escrita: deverá demonstrar capacidade de argumentação e organização coerente da escrita articulando os itens da proposta de intervenção.

  • Relevância dos resultados esperados: deverá apresentar resultados esperados, viáveis e relevantes para a problemática abordada.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

O produto final deverá ser elaborado de acordo com o modelo disponível para os cursistas. A versão final deverá ser entregue no formato PDF.



Eu e você conectados pelo mundo

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Outra


TÍTULO

Eu e você conectados pelo mundo


OBJETIVO

O objetivo do curso é alinhar estratégias e o uso de ferramentas digitais e plataformas disponibilizadas pela Rede Estadual, a partir das várias conexões, interações e influências do fenômeno linguístico Estrangeirismos no contexto brasileiro e internacional.


JUSTIFICATIVA

Justificamos nosso Curso de Férias intitulado “Eu e você conectados pelo mundo”, a partir das necessidades de aprendizagem dos estudantes, tendo em vista o momento de pandemia que ainda estamos vivendo, cansados físico, mental e emocionalmente falando. O ritmo de aprendizagem dos alunos não é mais o mesmo, concentração para realizar atividades da escola? Muito pouco engajamento! O tempo urge. A pandemia da inércia não mais! O comportamento das pessoas e do mundo têm mudado. O mundo conectado não é coisa do passado, comunicar-se e manter-se conectados com o mundo em plena pandemia nos mostrou o quão importante as tecnologias digitais tem sido neste processo de inovação e quebra de paradigmas. Em um mundo que está mais conectado e globalizado do que nunca, alinhar estratégias, e uso de ferramentas digitais nos auxilia na compreensão, comunicação e interação com pessoas ao redor do mundo. Conectar, (des) construir, transformar, transformar-se em um universo de interações dinâmicas em contextos brasileiros e internacionais.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Ketlen Oliveira Estevam Da Silva


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • 1 unidade de fita crepe;

  • Lápis, canetas, e borrachas para os alunos tomaram notas

  • 1 pacote de folha A4

  • 1 bloco de post-it colorido

  • Notebook

  • Smartphones para realização da atividade prática de gravação do vídeo


PRODUTO FINAL ESPERADO

Criar um vídeo com a produção de pequenos diálogos ou textos motivacionais curtos, claros e objetivos, com originalidade e criatividade, utilizando os conteúdos trabalhados no Curso de Férias, alinhando estratégias e o uso de ferramentas digitais a partir das várias influências do fenômeno linguístico Estrangeirismos no contexto brasileiro e internacional.


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Escolher o conteúdo e a categoria que se encaixa o vídeo;

  • Requisito 2: Escrever o script e/ou roteiro de falas interessantes para o vídeo;

  • Requisito 3: Gravar e editar o conteúdo;

  • Requisito 4: Fazer o upload e/ou link compartilhável da atividade do “Curso de Férias” na plataforma Google Sala de Aula.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Fazer o upload da produção do vídeo no Google Sala de Aula na seção Módulo 3 - produto gerado;

  • Para aqueles alunos que já têm familiaridades quanto ao uso das redes sociais, podem realizar a produção de vídeos nas plataformas digitais Youtube, Tiktok ou até mesmo Instagram a partir do reels, cujo espaço de criação de vídeos é em até 30 segundos. Disponibilizar o link compartilhável para que a professora e a Coordenação do programa tenham acesso.

Fato ou fake? O poder da veracidade jornalística

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO


TEMA

Outra


TÍTULO

Fato ou fake? O poder da veracidade jornalística


OBJETIVO

Proporcionar aos estudantes protagonistas da rede conhecimentos e vivências sobre a ciência do jornalismo, atentando para a comprovação dos fatos diante de tantas informações presentes em nossa sociedade globalizada.


JUSTIFICATIVA

A turma de férias se justifica por trabalhar conhecimentos muito significativos no mundo atual, porquanto as ideias relacionadas ao jornalismo, estando nossa sociedade situada em uma globalização informacional, são presentes cotidianamente. Nessa direção, trabalhar o jornalismo impresso, digital, esportista, político e cultural deverá trazer grandes contribuições nos projetos de vida de nossos protagonistas da rede, fazendo com que se reconheçam enquanto seres autônomos, solidários, competentes e atuantes no meio em que convivem. Ademais, estudar tópicos como os processos de argumentação no texto e as notícias falsas podem contribuir na construção de um senso crítico social, auxiliando na resolução dialética de problemas sociais.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Madson Bruno Soares Estevam


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

Não necessita


PRODUTO FINAL ESPERADO

O gênero multimodal vídeo tratando da temática do combate às “Fake News”


REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Produção de um vídeo a ser publicado no Youtube.

  • Requisito 2: Tratar acerca do combate às “Fake News”.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Link do vídeo publicado no Youtube.



A Ciência dos Heróis

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NESTE CURSO

TEMA

Outra


TÍTULO

A CIÊNCIA DOS HERÓIS


OBJETIVO

Compreender desde conceitos básicos que perpassam diversas áreas da ciência até fenômenos complexos de natureza biológica ou física a partir da análise científica das habilidades de alguns personagens fictícios de histórias em quadrinhos ou filmes de super-heróis.


JUSTIFICATIVA

A proposta da disciplina baseia-se em diferentes aspectos, dentre os quais destacam-se: i) a possibilidade de aprimoramento de habilidades de português e matemática em desenvolvimento pelos estudantes; ii) o conhecimento e/ou aprofundamento a respeito de temas de caráter científico pelos jovens estudantes da rede estadual de ensino; iii) a aproximação aos projetos de vida dos estudantes com vistas à atração dos mesmos para a aquisição de conhecimentos científicos. Considerando as dificuldades enfrentadas pelos professores na consolidação do desenvolvimento de habilidades básicas, evidenciadas nas avaliações diagnósticas realizadas periodicamente em caráter censitário, assume-se o desafio de utilizar estratégias diversificadas para aprimoramento do estudo de algumas competências, tanto em português quanto em matemática. Ademais, foram consideradas as profissões que os jovens costumam sinalizar em seus projetos de vida, sendo frequentemente relatadas as intenções de seguimento de carreira na área de segurança, o que remete às histórias usadas como pano de fundo para o estudo de conteúdos científicos propostos nesta disciplina. Por se tratar de uma proposta de abordagem dinâmica de conteúdos científicos, inevitavelmente serão fortalecidos os conhecimentos da área de ciências da natureza ao decorrer desta disciplina, o que poderá contribuir para o desenvolvimento de uma percepção amistosa com as disciplinas da área, que costumam ser encaradas com certa dificuldade.


CARGA HORÁRIA

30h


PROFESSOR

Francisco Robson Carvalho De Oliveira


LISTA DE MATERIAIS E INSTRUMENTOS

  • Computador ou smartphone com acesso à internet

  • Caderno de desenho (ou outro caderno qualquer)

  • Bloco de anotações

  • Caneta

  • Lápis


PRODUTO FINAL ESPERADO

No decorrer do curso os estudantes serão instigados a desenvolverem tirinhas, animações e/ou curta metragens. Estas produções serão monitoradas através do compartilhamento das mesmas em pastas no Google Drive. Ao final, cada cursista deverá fazer um compilado dos materiais na forma de vídeo, apresentando todos os produtos desenvolvidos ao longo do curso. Este material deve ser compartilhado também via Google Drive.



REQUISITOS MÍNIMOS DO PRODUTO FINAL

  • Requisito 1: Embasamento científico do conteúdo apresentado nas tirinhas e animações, com base nos conteúdos discutidos e estudados em aula;

  • Requisito 2: Criatividade na elaboração do vídeo final;

  • Requisito 3: Cumprimento com os prazos estabelecidos.


FORMA DE ENTREGA DO PRODUTO FINAL

Link para visualização do vídeo hospedado no Google Drive.