CURSO DE LIVRE ESCOLHA
Segundo o Marco Referencial da rede municipal de ensino de Sorocaba (2016), a formação continuada deve dialogar com os princípios éticos, estéticos e políticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013) e ainda devem pautar-se nos seguintes princípios:
Formação profissional como parte do processo de constituição do sujeito, que se dá a qualquer tempo e em qualquer circunstância, nas relações do sujeito consigo, com o outro e com o conhecimento; Profissional da educação como produtor de conhecimento e de cultura, como coautor do próprio processo formativo; Instituição Educacional como o principal lócus do processo formativo, local onde se dá a práxis e de onde se deve partir a reflexão entre a teoria e a prática para a construção de novos conhecimentos sobre essa práxis; Formação Continuada, aquela que ocorre após a formação inicial. Segundo Imbernón (2010), considera-se o profissional também como sujeito de sua aprendizagem enquanto atua com as crianças, sendo possível contribuir para a (res) significação dos saberes e viabilizar um novo sentido à prática educativa (SOROCABA, 2016, p. 158 - 159, grifos nossos).
Dessa forma, ainda segundo o Marco Referencial, as formações propostas na rede apresentam-se nas seguintes dimensões: Formação em contexto; Formação de "livre escolha” e Formação em rede, sendo formação em contexto a que ocorre na instituição escolar, a formação de livre escolha caracterizada pela "oferta de propostas formativas que consideram cursos de extensão e especialização aos profissionais, bem como a participação em congressos, seminários, etc [...]" (SOROCABA, 2016, p. 159), onde cada profissional pode escolher os cursos que frequenta de acordo com seus interesses entre os cursos ofertados pela secretaria ou por instituições externas. Já os cursos de formação em rede são compostas de "[...] propostas formativas que consideram os projetos instituídos pela secretaria da educação, no âmbito Federal, Estadual e Municipal, e necessitam da participação presencial, por meio de convocação ou adesão" (Op Cit., p. 159).
Nesse sentido, apresentam-se aqui, neste site, tanto as propostas de formação em rede, quanto as de formação de livre escolha, pautadas na análise das Avaliações Institucionais e o pelo diálogo com as Equipes Escolares do município de Sorocaba
NOSSOS PROGRAMAS E PROJETOS 2022
[Em construção]
Acompanhe nosso Canal Oficial - SEDU Sorocaba
Video-Aulas
Tutoriais
Cursos
Encontros ao Vivo
Palestras
Comunicados