16. Shopping Sorocaba

O terceiro Shopping inaugurado no Brasil: Sorocaba Shopping 

Situado na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 1700/1766, entre o Centro e o Trujillo, em uma área de aproximadamente 90 mil metros quadrados, o Sorocaba Shopping Center - o primeiro shopping na cidade e o terceiro no Brasil -, completou ontem três décadas de existência. Inaugurado em 19 de março 1981 - e aberto ao público no dia 20 -, esse centro comercial mudaria, a partir daquela época, o hábito dos sorocabanos e de muitos moradores da região, abrindo um portão para o progresso. Conforme dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o primeiro shopping inaugurado no país foi o Iguatemi, em São Paulo, em 1966.


Depois foi o Shopping Ibirapuera, em 1976, também em São Paulo, e, cinco anos depois, nascia o terceiro centro de comprar no Brasil: o Sorocaba Shopping Center. Na década de 70, sete novos empreendimentos haviam começado a ser construídos, entre eles, o de Sorocaba. Contudo, a partir de 1990, é que houve o maior número de construções, registrando-se, em meados de 2000, a existência de 230 unidades no país. Atualmente, são mais de 600 em funcionamento.


Com 121 lojas, oito salas de cinema - sendo duas em 3D e uma mista: cinema e teatro -, e estacionamento para mais de 1.200 veículos, o Sorocaba Shopping é um marco na história da cidade. E, embora tenha ascendência síria-libanesa, o proprietário do shopping é sorocabano. Nascido em 15 de julho de 1932, portanto com 78 anos de idade, o empresário Elias Antônio José era chamado pelos amigos de "doido" por investir em um centro de compras que, segundo aqueles amigos, não seria um bom negócio. Ele apostou e o Sorocaba Shopping é um dos empreendimentos mais visitados e conhecidos da população.


Filho de Antônio José e Salima Salum José (aí, explica-se o nome do hotel criado por ele: Salima"s Hotel Park), Elias José é um entre 16 irmãos, porém, vivos, somente ele e mais cinco irmãs. Aos 6 anos, o empresário começou a trabalhar em uma loja de tecidos. Com o passar dos anos, foi engraxate e catador de ferro-velho, mas gostava mesmo era de vender tecidos. "Naquela época tudo era muito difícil, havia muita miséria. Só tínhamos a Santa Casa de Misericórdia e um médico que era conhecido na cidade. Era uma época, para você ter uma ideia, em que chamávamos gerente de banco de doutor", lembra. Conta que aos 18 anos continuava a luta, mas foi quando começou a ter, também, sorte e passou a ganhar dinheiro. "Em 1952, estava bem de vida, com um bom capital", comemora.


Ele começou a vender tecidos para os Scarpa. "Ganhei uma boa comissão, coloquei mais dinheiro e assim comprei o Peladão dos Scarpa, onde está o Sorocaba Shopping." Parte desse terreno, cerca de seis mil metros quadrados, foi doada por Elias José à Prefeitura de Sorocaba que pretendia construir a avenida, mas não tinha dinheiro para pagar. O empresário pensou em montar um shopping, pois queria que as pessoas pudessem comprar tudo de que precisavam em um único espaço, sem a necessidade de ficar andando longas distâncias. "Eu tinha uma loja no Centro, aí eu vi o Ibirapuera sendo construído, resolvi arriscar e decidi construir o meu shopping. No começo, usei apenas 30 mil metros quadrados da área, pois achava que dava; depois a coisa foi crescendo tanto que tive de ir ampliando", relata Elias José.


Para ele, o Sorocaba Shopping é sinônimo de sucesso: "Tudo o que eu faço é bem-feito. Pode andar por aqui e você não vai encontrar nenhuma trinca. O shopping é tranquilo, não tem problemas, mudou o hábito do sorocabano. Aqui, você tem cinema, refeição, o lugar é seguro, tem onde as crianças brincarem e ainda compra produtos", afirma o empresário, que fez uma revelação curiosa: "Quando inaugurei o shopping, eu pedia a amigos e parentes que deixassem os carros no estacionamento, para dar a ideia de que havia movimento". Funcionou em termos, pois naquela época havia poucos carros e as pessoas diziam o shopping era muito longe do Centro. Será?


De fato, o Sorocaba Shopping Center congrega uma variedade de lojas e opções de compra e lazer aos sorocabanos e às pessoas que vêm de outras cidades. São ao todo 121 lojas. Funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 13h às 19h (lojas), e das 10h às 22h a parte de lazer e refeição.


Dividido em quatro pisos e piso inferior, o Shopping da Afonso Vergueiro (como é conhecido pela sociedade) traz uma academia; loja de acessórios femininos; agência de turismo; artigos esportivos; bolsas e bijuterias; banca de jornal; calçados; cafeteria; cinemas; doceria; equipamentos eletrônicos e musicais; farmácias; games e informática; flores e cestas; joalheria; lanchonetes; livraria; lotérica; ótica; padaria; papelaria; chaveiro; pastelaria; perfumaria e cosméticos; salão de beleza; salão de festas; sorveteria; telefonia; variedades; vestuário e acessórios em geral; quiosques de sorvete e churros; parque e jogos; restaurantes; caixas eletrônicos do Bradesco, Itaú, Banco 24 horas; e uma agência do Banco do Brasil; magazines; loja de material de construção; e até uma loja dos Correios. As lojas-âncora são as Casas Bahia e a Casa & Construção. E tem, também, a sucursal do jornal Cruzeiro do Sul.

Endereço: Vila Trujillo, Sorocaba - SP

Horas: Aberto ⋅ Fecha às 22:00

Telefone: (15) 3232-2757

Pesquisa realizadno site: https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/279468/sorocaba-shopping-completa-30-anos-de-sucesso