A Escola de Educação Básica Romildo Czepanhik, localizada na Rua Emílio Allet, Bairro Veneza, no início de 2023 desenvolveu o programa chamado Pare. Um projeto coordenado pelo governo de Santa Catarina e pela Secretaria de Estado da Educação. Neste projeto os alunos têm mais conhecimento da cultura brasileira e eles têm capacidade de desenvolver as atividades práticas .
O projeto, intitulado "Pare", tem como objetivo principal de acolher os estrangeiros e ensinar a Língua Portuguesa .
Nestas aulas a professora Camile tem 21 alunos estrangeiros onde eles aprendem, vocabulário português e inglês, ela ensina a fazer sabonete, comida típica da Venezuela (como arepa) e também tapioca, comida típica do Brasil. Na semana da pátria os alunos fizeram um tambor que contém a bandeira do Brasil eles escreveram uma frase onde explicam como o Brasil é um país maravilhoso que gosta de acolher os estrangeiros.
Nas aulas de Pare os alunos não aprendem somente a Língua Portuguesa, a professora Camile os aconselha. Eles contam a história sobre o País de origem deles. É uma aula normal, só que um pouquinho diferente você aprende, ri, e faz brincadeiras com os vocabulários do português e Inglês.
As nossas fontes para produzir essa matéria são as entrevistas com o professora Camile Brzostek que faz parte da organização do projeto Pare este texto foi escrito pelos estudantes Angeline Autilien, Brayan Ruiz Rodriguez e José Jimenez, dentro da trilha de Aprofundamento Integrada: Linguagens Tecnológicas para as sociedades em Rede , sob a orientação do Professor Mario Harres.