APRESENTAÇÃO
A VI Feira Regional de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública de Ensino de Santa Catarina (VI FECITEC/CRE – BLUMENAU) é uma atividade de Iniciação Científica, que permite estabelecer interação e troca de experiências entre estudantes, professores e comunidade, a partir da exposição das produções científicas e culturais realizadas no contexto educativo.
Os objetivos da FECITEC são:
Fomentar o conhecimento científico e tecnológico no âmbito da Educação Básica e Profissional.
Incentivar as atividades de iniciação científica na Educação Básica e Profissional, a partir da pesquisa de forma integrada em todas as áreas do conhecimento.
Incentivar a iniciação científica baseada nos princípios do método científico.
Despertar nos estudantes a curiosidade científica, orientando-os na utilização da metodologia científica, estimulando-os a formular problemáticas baseadas na realidade cotidiana.
Promover o desenvolvimento do conhecimento científico, a partir da oportunidade de intercâmbio entre estudantes pesquisadores, professores orientadores e os visitantes da feira.
Socializar as experiências vivenciadas pelos estudantes e professores da Educação Básica e Profissional.
Divulgar o avanço científico tecnológico educacional alcançado pelas unidades escolares no que se refere às atitudes investigadoras.
Fortalecer os vínculos entre a Escola, a Comunidade e as Instituições de Ensino Superior, promovendo o trabalho em equipe.
Proporcionar a elaboração e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento.
A VII FECITEC traz como tema geral "EXPLORANDO FRONTEIRAS: CIÊNCIAS SEM LIMITES". Para desenvolver tal temática, tendo a tecnologia como tópico central, os trabalhos devem ser construídos levando em consideração seis eixos temáticos principais:
Inclusão Social, Bem-estar comunitário.
Sustentabilidade ambiental e conservação de recursos.
Redução da desigualdade social.
Tecnologia para cidades inteligentes e sustentáveis.
Inovação tecnológica para o desenvolvimento rural sustentável.
Educação para o Desenvolvimento Sustentáve
A participação de trabalhos de iniciação científica, elaborados por estudantes da Educação Básica - Anos Finais (6o ao 9o) do Ensino Fundamental, bem como Ensino Médio e da Educação Profissional, orientados por professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina.