SERVIÇOS

Tecnologias

A Meliponina utiliza diversas tecnologias próprias para a obtenção de produtos de excelentes qualidades sanitárias e gastronômicas. Para isto conta com a participação direta dos produtores, em todas as etapas de produção, os quais recebem todos os aparatos necessários


Técnica de maturação

A tecnica de maturação surgiu a partir da observação do comportamento do mel de abelhas nativas, quando estocado nas comunidades rurais onde o mesmo era obtido. O mel dessas abelhas, pelo fato de conter um teor elevado de água (28% a 30%), tende naturalmente a fermentar, quando o mesmo não é estocado à frio, pasteurizado ou desidratado. Na maturação, esta fermentação é controlada, de modo que após esta fase, o mesmo pode ser guardado e consumido naturalmente.

Extração de mel

Para que o mel possa ser maturado adequadamente, ele é extraído pela Meliponina utilizando técnicas e equipamentos especiais. Utiliza-se em primeiro lugar de um extrator próprio que evita o borbulhamento o mel. O mel extraído é mantido em frascos de pequeno volume para a maturação, evitando-se assim a formação de misturas (blend), e tendo-se melhor controle sobre o processo fermentativo. O resultado é um produto de qualidade única, originário de uma única colônia ou assembléia de abelhas.

Desidratação do pólen à frio

A desidratação do pólen é feita de forma simples. Primeiramente, o pólen colhido não é congelado, mas guardado em geladeira. Mantido na geladeira ele passa por um processo controlado de dessecamento à 5º C, por um periodo que varia de 40 a 45 dias. Após esta fase o mesmo, é envasado a seco, em embalagem hermeticamente fechada.


Tenda de extração

Todos os produtos são trabalhados sob rígido controle de qualidade sanitária, sob a supervisão de um técnico. Além do uso de máscaras, toucas, luvas e avental a extração é feita sob uma cobertura móvel, denominada de tenda de extração, que mantem o espaço de extração protegido de poeira e do ataque de abelhas africanizadas, muito comum nesta etapa.