Elisabeth Roudinesco

(em romeno: Rudinescu; nascida em 10 de setembro de 1944) é historiadora e psicanalista francesa, uma reconhecida intelectual na área da história e da psicanálise, com presença ativa em publicações científicas e na imprensa. Filha de Jeanne Aubry, uma das pioneiras da psicanálise infantil na França, é graduada pela Sorbonne, com especialização em linguística, e com mestrado e doutorado pela Universidade Paris VII. Pesquisadora afiliada em história na Universidade Paris Diderot, no grupo "Identités-Cultures-Territoires". Mantém um seminário sobre a história da psicanálise na École Normale Supérieure Considerada uma das maiores especialistas em história da psicanálise, transformou a complexa doutrina freudiana em matéria-prima para best-sellers, como a História da Psicanálise na França.

Discípula de Gilles Deleuze, Michel Foucault e Tzvetan Todorov, é autora de diversos livros sobre psicanálise, Revolução Francesa, filosofia e judaísmo. Na década de 1970, publicou trabalhos de crítica literária, mesclando a trajetória de vida e a obra de autores como Raymond Roussel, Bertolt Brecht e Louis-Ferdinand Céline. A partir destes escritos, demonstrou como a literatura do século XX foi influenciada pela psicanálise. Em 1993, publicou a biografia de Jacques Lacan. E, em 2014, a biografia de Sigmund Freud – obra que será lançada no Brasil quando de sua presença no Fronteiras –, na qual defende que a percepção da obra do médico austríaco não pode ser isolada do contexto de sua época.

Desde 2007, é presidente da Sociedade Internacional da História da Psiquiatria e da Psicanálise, sediada na França, e membro da Sociedade Francesa da História da Medicina. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade de Paris VII, com uma significativa produção de artigos para diversos periódicos científicos. E, desde 1996, é colaboradora do jornal Le Monde.

Roudinesco acredita que a psicanálise deve evoluir no mesmo ritmo das mudanças que transformam o mundo. Em 2013, foi agraciada com a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra, concedida pelo presidente da França François Hollande. E, pela biografia de Freud, recebeu as premiações literárias Prêmio Décembre e Prix des Prix Littéraires, publicada pela Harvard University Press. Seu trabalho foi traduzido para trinta idiomas.

Carmen C. Mion

*Membro Efetivo, Supervisora e Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), e docente no Instituto da SBPSP.

*Exerce a função de Presidente da SBPSP desde novembro de 2020.

*Membro da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), da Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA).

*Membro da Comissão de Ensino do Instituto da SBPSP durante seis anos e da Diretoria do Instituto como Secretária Geral de 2006 a 2008.

*Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Formação da Diretoria Científica da SBPSP 2013-2020.

*Membro do Comitté de Educacion da FEPAL, 2008-2012.

*Membro do Education and Oversight Committee da IPA 2012-2017.

*Membro da IPA Task Force para Avaliação das Relações entre IPA e as Sociedades Componentes e os Grupos de Estudos 2015-2017.

*Formação em Medicina pela FMUSP e Especialização em Neurologia pelo HCFMUSP, onde trabalhou como professora assistente por dez anos.

*Pós-graduação no Mental Health Clinical Research Center do Departamento de Psiquiatria da University of Iowa College of Medicine com a Prof. Nancy Andreason.

*Docente no Curso de Pós-graduação em “Psicoterapia Psicanalítica”, na Disciplina “Contribuições de W. Bion à Psicanálise” na UNIPE São Paulo 2013-2019.

*Trabalhos publicados na “Revistas Brasileira de Psicanálise”, no “Jornal de Psicanálise” e no “International Journal of Psychoanalysis”, assim como diversos capítulos de livros nacionais e internacionais.

*Atende pacientes adolescentes e adultos em Consultório de Psicanálise Particular desde 1980, onde também coordena grupos de estudo sobre a obra de Sigmund Freud e Wilfred Bion, assim como supervisões.

Yone Vittorello Castelo

Sociológa e Psicóloga

Mestre em Ciências Sociais

Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Co-Coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Paulo César Sandler

Psicanalista didata da SBPSP

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP,

Psiquiatra no Instituto de Reabilitação de Medicina Física do Hospital das Clínicas da USP,

Membro, International Journal of Psycho-Analysis College

Sócio Honorário da Academia Lancisiana de Medicina de Roma

Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (por serviços voluntários de dinâmica de grupo)

Luciano Marcondes Godoy

Médico.

Analista Didata da SBPSP.

Docente do Instituto de Psicanálise da SBPSP.

Autor do livro Espelhos, Reflexos, Reflexões .

Maria Cecília Andreucci

Membro efetivo, Analista Didata da SBPSP e Coordenadora do Instituto "Durval Marcondes"

Regina Lacorte Gianesi

Historiadora e Psicóloga

Psicanalista, Membro Associado da SBPSP.

Coordenadora do CDM (Centro de Documentação e Memória da SBPSP)

Integrante do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Psicanalise.

Thaís Szterling Rosenthal

Psicóloga formada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; membro associado da SBPSP; diretora administrativa da diretoria vigente da SBPSP, tendo feito parte da equipe do Jornal de Psicanálise do Instituto Durval Marcondes de 1983-1984; do corpo editorial da Revista Brasileira de Psicanálise de 1991 a 1997; participado da equipe da Diretoria Científica da SBPSP de 2005-2006, e de 2015-2016; do Conselho Consultivo da SBPSP de 2016-2018.

Cibele Maria Moraes di Battista Brandão

Cibele Maria Moraes di Battista Brandão nasceu e reside em Marilia-SP.

Graduou-se em Psicologia 1975, pela USP de Ribeirão Preto.

Formação no Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo entre 1986 e 1994.

Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo em novembro de 1994.

Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo em fevereiro de 1999.

Membro da IPA – International Psychoanalytical Association, da SBPSP – Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, desde 1999.

Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, desde novembro de 2008.

Docente do Instituto de Psicanálise Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo desde abril de 1999.

Secretária de Currículo do Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo 2009 a 2010.

Membro da CQAD – Comissão de Qualificação de Analistas Didatas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo de 2011 a 2013.

Coordenadora da Comissão de Ética da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo de março de 2015 a novembro de 2016.

Coordenadora da CQAD – Comissão de Qualificação de Analista Didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo de março de 2014 até a março de 2015.

Coordenou junto com Carmen Mion um Grupo de Estudos sobre Formação Psicanalítica com membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo de 2013 a 2016.

Secretária Geral do Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo nas gestões 2017-2018 e 2019 – 2020.

Membro da CQAD da Sociedade Brasileira de Psicanálise de SP – eleita pela CE do Instituto Durval Marcondes dia 01-03-2021.

Presidente do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região entre 2005/2006 e 2021/2022.

Atualmente é Presidente do Núcleo de Psicanálise de Marília e Região.

COORDENADORA / ORGANIZADORA DO EVENTO:

Ana Maria Stucchi Vannucchi

Psicóloga e Mestre em Psicologia Social pela USP.

Psicanalista. Membro Efetivo e Analista Didata da SBPSP.

Atual Diretora Cientifica da SBPSP.

Docente do Instituto “Durval Marcondes”.

COORDENADORA / ORGANIZADORA DO EVENTO:

Marta Foster

Psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP / IPA). Docente do Instituto de Psicanálise Durval Marcondes da SBPSP, foi Diretora do Serviço de Atendimento do Instituto de Psicanálise Durval Marcondes, participou na SBPSP da Comissão de Ensino, Conselho Consultivo, Diretoria Científica, Comissão de Seleção, Sub-Comissão de Qualificação de Membros Efetivos e Didatas da SBPSP, atual Coordenadora do Grupo de estudos sobre Formação (GEF) da SBPSP, Coordenadora de grupos de estudos de Freud, Klein e Bion, desde 1995. Autora de artigos publicados na Revista Brasileira de Psicanálise, no Jornal de Psicanálise e no livro Pesquisando com o método psicanalítico, editora Casa do Psicólogo, 2004, Secretária Geral da SBPSP atual gestão.