Sobre o PSE

História

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. O PSE tem por objetivo desenvolver ações de promoção de saúde e empoderar os jovens de conhecimentos para a redução de agravos frente às situações de vulnerabilidade, para que os jovens possam fazer escolhas mais conscientes.

O Ministério da Saúde compreende que o período escolar é fundamental para se trabalhar a saúde na perspectiva de sua promoção, desenvolvendo ações para a prevenção de doenças e para o fortalecimento dos fatores de proteção. 

Por outro lado, reconhece que, além da escola ter uma função pedagógica específica, tem uma função social e política voltada para a transformação da sociedade, relacionada ao exercício da cidadania e ao acesso às oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem, razões que justificam ações voltadas para a comunidade escolar para dar concretude às propostas de promoção da saúde.

 As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós! 

Parceria das Secretarias de Saúde e Educação

Dr. José Carlos Misorelli 

Secretario de Saúde

Rua Professor Edgar de Moraes, Nº 868 - Jardim Frediani.

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

(11) 4622-8850.

sms@santanadeparnaiba.sp.gov.br.

Profª Carla Alves

Secretaria de Educação

Rua Prof. Edgard De Moraes, 880 - Bairro Campo da Vila.

Horário de funcionamento: 8h às 17h.

(11) 4622-8600.

sme@edu.santanadeparnaiba.sp.gov.br.

Ações do PSE

AÇÕES DO PSE 


As ações a serem realizadas são pactuadas, em conjunto, no momento da adesão. Não é possível alterar ou excluir nenhuma dessas ações ao longo do ciclo. Porém, se a partir do diagnóstico local a gestão do município definir que outras ações adicionais devem ser realizadas, essas poderão ser informadas na plataforma e-Gestor APS em campo aberto no processo de adesão. As ações do PSE para este ciclo são:

 I. Saúde Ambiental; 

II. Promoção da atividade física; 

III. Alimentação saudável e prevenção da obesidade; 

IV. Promoção da cultura de paz e direitos humanos; 

V. Prevenção das violências e dos acidentes; 

VI. Prevenção de doenças negligenciadas; 

VII. Verificação da situação vacinal; VIII. Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; 

IX. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas; 

X. Saúde bucal; 

XI. Saúde auditiva;

 XII. Saúde ocular; 

XIII. Prevenção à Covid-19.