Gravidez na Adolescência

Jovem Mãe

Tem como objetivo oferecer acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo planejamento familiar, informação e educação bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias de programas municipais, reduzir taxa de mortalidade materno infantil no município de Santana de Parnaíba.



Além das mudanças físicas e emocionais que ocorrem naturalmente durante a fase de adolescência a gravidez nessa idade é acrescida de questões psicossociais e, consequentemente, pode resultar  numa experiência traumática originando um problema de saúde pública e fator promotor de exclusão social.


A adolescente necessitará buscar uma rede de apoio com a finalidade de adquirir conhecimentos sobre a maternidade e todas  as implicações desse novo estado de vida  por isso deverá ser inserida em programa de pré-natal adequado às suas necessidades.


Ações e Resultados

Foram encaminhadas 107 gestantes para iniciar o acompanhamentos com adesão de 75 (70%) e destas, 48 ( 64%) completaram o ciclo de encontros proposto, totalizando 15 encontros no decorrer do exercício de 2019. Elas foram convidadas a responder um questionário que foi respondido por 45 adolescentes ( 93,7% do total que encerrou o ciclo ).

Entre as 29 adolescentes que tiveram parto no decorrer do ano, foi observado:

Gravidez na Adolescência

Você pode evitar!!!

Quando se trata de uma adolescente, às mudanças emocionais e físicas, são acrescidas questões de ordem psicossocial e ainda de falta de apoio, as quais podem tornar a gravidez numa experiência traumática, num problema emocional e de saúde, e de promotor de exclusão social. A adolescente deverá possuir conhecimento que lhe permita compreender a maternidade e aceitar as mudanças corporais inerentes. Para isso, deverá ser inserida em um programa de cuidados pré-natais adequados. 


Estou grávida, e agora?

Ao suspeitar de uma gravidez, procure uma unidade de Saúde e faça o teste!

Seja Transparente!


Converse com seus pais ou responsável sobre o assunto!

Inicie o Pré Natal!

Acompanhe os desenvolvimento do seu bebê. Procure a ajuda de profissionais da área de psicologia e assistência social para lidar com a nova situação

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS 

Atenção: É muito importante que haja o acompanhamento periódico com Ginecologista!!!