Covid-19

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
DÚVIDAS FREQUENTES:

A vacina contra a Covid-19 é segura para crianças? 

SIM. A pandemia de Covid-19 desencadeou uma corrida da ciência mundial por vacinas seguras e eficazes contra a doença. Foram registrados diversos estudos na Organização Mundial da Saúde (OMS). Destaca-se que as pesquisas prévias para a elaboração de vacinas contra outros coronavírus, como o SARS-CoV (2002) e o MERS (2012), e os vultosos investimentos realizados por governos dos países desenvolvidos, por organizações privadas e multilaterais e por empresas farmacêuticas multinacionais possibilitaram e foram determinantes para acelerar o processo. Para que qualquer vacina, inclusive as de covid, seja liberada para uso da população , é necessário que a literatura científica e a experiência internacional demonstrem que são seguros e eficazes. 

A Vacinação contra COVID-19 é obrigatória para maiores de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias? 

SIM! O Brasil dispõe de ao menos dois dispositivos legais que estabelecem a obrigatoriedade da vacinação de menores de 18 anos:

Existe risco de adquirir a COVID-19 tomando a vacina? 

NÃO. Não há a menor possibilidade de você adquirir Covid-19 por meio das vacinas. São vacinas inativadas, incapazes de se replicar no organismo.

Quais os documentos que são necessários levar no dia da vacinação? 

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).  

Será permitida a presença do responsável no dia da vacinação na escola? 

SIM. Não só é permitida, como Muito bem-vinda! 

As crianças que não estiverem com o Termo de Consentimento preenchido serão vacinadas? 

Não. Somente as crianças que estiverem com a Autorização devidamente preenchida serão vacinadas.

As crianças serão forçadas a tomar a vacina mesmo que demonstrem resistência? 

Não! As crianças cuja a equipe encontre dificuldade para vacinar, principalmente na ausência do responsável, não serão forçadas ou contidas. 

Meu filho está apresentando sintomas de gripe no dia da vacinação. Deverá ser vacinado mesmo assim? 

Não. Comunique o Gestor / professor para que o mesmo não seja vacinado neste dia, pois é mais seguro que a vacinação ocorra em crianças que se encontram em bom estado de saúde.

Se meu filho já teve Covid, ainda precisa se vacinar? 

Sim. A vacinação é recomendada para todas as pessoas aptas a receber o imunizante, inclusive as que já tiveram COVID-19. Embora a maioria das pessoas que tiveram COVID-19 tenham gerado resposta imune, nem sempre essa resposta é protetora e/ou duradoura. Portanto, as pessoas que tiveram COVID-19 deverão receber a vacina. Entretanto, recomenda-se o adiamento da vacinação nas pessoas com sintomas respiratórios até a recuperação clínica total - pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou quatro semanas a partir do primeiro resultado positivo do exame, mesmo que a pessoa estivesse assintomática (sem sintomas).

Quais as possíveis reações / efeitos adversos após a vacinação? 

Os eventos adversos pós-vacinação podem ocorrer com qualquer imunizante e não devem causar medo ou a ausência da imunização, uma vez que os benefícios de se vacinar são superiores aos riscos, em geral. Diante de qualquer alteração na sua saúde após se vacinar, é importante procurar um serviço de saúde para avaliação médica e para que os profissionais notifiquem às autoridades de Vigilância para monitoramento do seu quadro e da campanha em geral. Exemplos: dor no local da aplicação, eritema (vermelhidão na pele), edema (inchaço), prurido (coceira) ou hematoma (mancha arroxeada na pele). Também pode ocorrer mialgia (dor muscular), cefaleia (dor de cabeça), náusea, perda de apetite, diarreia e febre. Eventos graves que requeiram atendimento hospitalar são raros em qualquer tipo de vacina disponível na rede pública de saúde.

Se meu filho teve reação à primeira dose da vacina, poderá tomar a segunda dose? 

Diante de um evento adversos pós-vacinação, classificado como leve (não grave),a segunda dose da vacina contra COVID-19 poderá ser administrada normalmente. 

Caso minha criança não possa ser vacinada na escola por algum motivo, como devo proceder? 

O responsável deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima para atualizar o cartão vacinal.

Turma da Monica Vacina.pdf

Vacinação, Vida e Saúde de montão!!

Com Mauricio de Sousa

livreto coronavirus.pdf

O vírus malvadão  e as crianças poderosas!!!

Para ter acesso ao conteúdo em Libras e Audiodescrição clique aqui

cartilha-coronavamosnosprogeter.pdf

Novo Coronavírus Vamos nos Proteger!

Para ter acesso ao vídeo da cartilha  clique aqui

guia-unicef-msp-cuidados-na-escola.pdf

Cuidados na Escola

A UNICEF fez um guia para nos ajudar!

Dúvidas Frequentes

Como estive em contato com alguém doente, como saber se me infectei?

Os dias de maior transmissão são 2 dias antes dos sintomas, o próprio dia do início dos sintomas e dois dias depois. Se você esteve próximo e sem máscara dessa pessoa nesse período, há grandes chances de ter sido infectado. É aconselhável manter isolamento social por 14 dias a partir do dia que você acredita ter se infectado. Nesse período, caso tenha sintomas, procure atendimento específico para COVID-19.


É possível infectar outras pessoas mesmo sem ter sintomas da COVID-19? 

Sim. Se você for portador do vírus pode infectar outras pessoas mesmo sem apresentar  sintomas.



Nunca tive sintomas, mas fiz um teste rápido que mostrou Anticorpos para COVID-19. O que isso significa?

Pode ser que você tenha tido uma forma assintomática da doença. Contudo, os testes rápidos, têm uma probabilidade elevada de darem resultados falso-positivos. Nesse caso é melhor comprovar sua resposta imune  através de outros exames sorológicos.



Se eu tive uma doença leve (confirmada por PCR) preciso fazer outro teste para voltar às atividades rotineiras?

Não é necessário fazer outro teste. Apenas respeitar o período de 14 dias de isolamento sendo que nos últimos  3 dias deve estar totalmente assintomática. Porém, mesmo retornando ao trabalho as medidas de higiene e distanciamento social devem ser mantidas.

Se eu estiver ao ar livre, posso retirar a máscara?

Embora a caminhada ao ar livre seja uma prática saudável, não é aconselhável circular sem máscara pois ela lhe protege e protege os demais, caso você esteja infectado e não saiba.

Se alguém que mora comigo tiver sintomas de COVID-19 e for confirmado com PCR positivo, como devo proceder para evitar de me infectar?

Ambos devem praticar isolamento, uso de máscara e lavagem de mãos com frequência. Não façam refeições juntos, não compartilhem talheres, copos, toalhas ou roupas de cama e nem fiquem em lugar fechado sem máscaras. Esses cuidados devem ser tomados por 14 dias a partir da data dos primeiros sintomas. Importante procurar assistência médica e fazer o PCR.


As vacinas contra COVID-19 são seguras?

Para qualquer vacina ser liberada, é necessário que antes sejam feitos testes de segurança e eficácia, sendo assim as vacinas contra COVID-19 estão sendo rigorosamente testadas, através de ensaios clínicos controlados, com milhares de voluntários em todo o mundo, incluindo aqui no Brasil, tendo se mostrado seguras.


Quem tiver sido vacinado poderá retomar normalmente suas atividades, sem     proteção (uso de máscaras e distanciamento social)?

Mesmo com uma vacina que tenha a  eficácia de 95%, 5 em cada 100 pessoas não estarão protegidas. Até existir um número suficientemente grande de pessoas imunizadas para reduzir a circulação do vírus, é necessário manter as medidas de proteção.

  Eu já tive COVID-19. 

Estou protegido? 

Ainda não se sabe exatamente se todos que tiveram a doença estão necessariamente protegidos ou por quanto tempo dura a proteção em quem foi infectado. Muitos estudos estão sendo realizados para investigar o assunto, e no momento , é mais seguro não presumir que a infecção pelo vírus da COVID-19 gere memória protetora e eficaz em todas as pessoas.

Os efeitos colaterais que podem aparecer após a vacinação para a COVID-19 são perigosos e podem me deixar doente? 

Não. É normal surgirem algumas reações como fadiga, dor de cabeça, dores musculares, febre baixa , mas são sinais da resposta imune se formando e desaparecerão em poucos dias. Porém isso não significa que você foi infectado pelo coronavírus ou está desenvolvendo a doença.

As vacinas são seguras e não causam a COVID-19.

Existe um medicamento específico e totalmente eficaz para a COVID-19?

Não. Atualmente não há nenhum tratamento antiviral específico e totalmente eficaz contra a COVID-19, tampouco terapia precoce que previna o desenvolvimento da doença.

É importante o acompanhamento médico precoce e o monitoramento diário e atento dos sintomas que podem indicar evolução da gravidade da doença.

  Devo usar os kits de prevenção ou tratamento da COVID-19?    

Não existe tratamento precoce para a COVID-19. Além disso, a ingestão de uma mistura de medicamentos pode trazer risco para sua saúde. A melhor prevenção é adotar os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e lavagem frequente das mãos.

Ca

Educação continuada - COVID-19

No dia 24/05/21 foram realizadas capacitações em 2 períodos (manhã e tarde) sobre prevenção, protocolos e ações escolar, da SMS, PSE e SME. Dando continuação as ações de prevenção de coronavírus no ambiente escolar. 

CORONAVIRUS ED.avi

Capacitação Coronavírus 

 A Vigilância Epidemiológica ,representada por Dra. Tathiana Pojar e a Coordenação da Saúde da Criança, por Dra. Natália C. Pontes, apresentaram a Capacitação em Dezembro de 2020. O público alvo foram os  profissionais da SME com o provável retorno às aulas. A apresentação foi remota e gravada para estar sempre disponível.