Adolescência

Vamos conversar sobre o uso de telas? 

USO DE TELAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Caderneta de Saúde do Adolescente

Atender questões médicas e agravos de saúde de adolescentes é uma tarefa que impõe boa sintonia com pessoas dessa faixa etária, desenvolver empatia de forma refinada – tanto com os jovens quanto com os familiares – obter conhecimento técnico sobre exame físico e as peculiaridades do desenvolvimento e do comportamento e se manter atualizado com os avanços sociais que ocorrem ao longo do tempo.

Caderneta de Saúde do Adolescente é um instrumento que segue as normas da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde do país, cuja finalidade é facilitar os cuidados em saúde da população entre 10 e 19 anos.

Aborda então os principais itens do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) permitindo que os adolescentes conheçam seus deveres, respaldados pela Constituição Brasileira vigente desde 1988.

 Apresenta também sugestões de alimentação saudável, cuidados de higiene com o corpo que está em desenvolvimento por ação neuroendócrina, esclarece e incentiva práticas de esportes e sobre situações de risco com drogas, incluindo tabaco e álcool. Aborda ainda hábitos e amizades saudáveis, dispõe sobre a saúde oral, cuidado com escovação e dentes e outros dados a serem avaliados.

A Caderneta possui duas versões, a de garotos e das garotas, contendo as respectivas especificidades no crescimento e desenvolvimento puberal. Para isso, representa as imagens das fases do estadiamento puberal definidas por estudos de pesquisador britânico reconhecido mundialmente, Tanner, desde a década de 1960. É a partir dessas imagens que o pediatra pode avaliar se está frente a uma puberdade saudável, atrasada ou precoce, ou ainda antecipada, considerando o relato da história clínica e os dados avaliados no exame físico completo.

 Um dos itens essenciais na abordagem da adolescência, preconizados pelo Sistema Único de Saúde, respaldado pelo ECA e pelas Sociedades de Pediatria – Brasileira e Estaduais, Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento Científico de Adolescência , além dos órgãos formadores de profissionais da saúde, é o direito que adolescentes e jovens possuem quanto à importância de conhecer seu próprio corpo e receber informações e cuidados adequados à saúde reprodutiva. Essas ações contribuem para prevenir uma gravidez não planejada, obter orientação no tocante ao planejamento familiar e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Pesquisas nacionais e internacionais demonstram que quanto mais bem informados são os adolescentes, mais postergam a iniciação sexual, cultuam o respeito aos outros e buscam projetos de vida. Indo ao encontro desses objetivos, a CADERNETA oferece o resumo de métodos contraceptivos, incluindo o uso correto do preservativo masculino, um dos mais utilizados nessa fase, que oferece dupla proteção – gravidez e infecções sexuais.

 Conhecer os métodos contraceptivos e as repercussões de uma gravidez nessa fase, permite aos adolescentes refletir e postergar o início de suas atividades sexuais e formação de nova família em fases mais distantes, ficando mais bem preparados para a parentalidade responsável. 

Direitos do Adolescente 

Direito a liberdade e a Dignidade

Direito a  educação

Direito a saúde

Direito a saúde sexual e reprodutiva

Direito a Cultura

Direito a ter direitos

Deveres do Adolescente

Compromisso de respeitar as pessoas e as leis sociais

Compromisso de estudar e zelar pela escola

Compromisso de cuidar e conhecer seu corpo, cuidar da sua saúde, adotar uma boa alimentação e cuidado com a higiene

Compromisso de se cuidar e de se prevenir usando a camisinha em todas as relações sexuais

Compromisso de zelar e cuidar dos patrimônios e locais públicos

Compromisso de conhecer, exercer e lutar pela garantia de seus direitos e efetivação das políticas públicas

O Adolescente

A vida é tão bela que chega a dar medo.  Não o medo que paralisa e gela,  estátua súbita, mas  esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz  o jovem felino seguir para a frente farejando o vento  ao sair, pela primeira vez da gruta. Medo que ofusca: luz, Cumplicemente as folhas contam-te um segredo  velho como o mundo.

Adolescente, olha! A vida é nova!  A vida é nova e anda nua  vestida apenas com o teu desejo! 

                               Mário Quintana

 EU SOU ÚNICO

Minha idade não define minha maturidade, minhas notas não definem minha inteligência e as fofocas que fazem de mim não definem quem eu sou. 


Acne!! Site.pdf

Gravidez na Adolescência

Você pode evitar!

Quando se trata de uma adolescente, às mudanças emocionais e físicas, são acrescidas questões de ordem psicossocial e ainda de falta de apoio, as quais podem tornar a gravidez numa experiência traumática, num problema emocional e de saúde, e de promotor de exclusão social. A adolescente deverá possuir conhecimento que lhe permita compreender a maternidade e aceitar as mudanças corporais inerentes. Para isso, deverá ser inserida em um programa de cuidados pré-natais adequados. 

e saiba mais sobre as ações do PSE acerca do tema e também informações de saúde para as adolescentes durante esse período.