Este repositório disponibiliza a coleção do Xerete!, boletim interno dos Cursos Noturnos do Colégio Santa Cruz.
As primeiras edições datam de 1983/84, quando educadores(as) do então curso supletivo passaram a publicar relatos das reuniões pedagógicas na forma de um boletim intitulado Sem nome, que também trazia notícias do curso e textos relacionados à educação. A publicação, que nunca teve periodicidade regular, ganharia o atual nome de Xerete! em 1990.
Segundo o dicionário Houaiss, “xeretar” significa investigar, participar ou intervir de maneira indiscreta ou inconveniente. Embora pudesse soar como um paradoxo, o pedido dos autores do boletim – manifesto em letras garrafais, no alto da primeira página – para que os colegas de equipe bisbilhotassem ou se intrometessem no trabalho alheio correspondia a um dos traços indispensáveis da ação educacional: seu caráter de construção coletiva.
As páginas do Xerete! guardam registros de discussões de temas da educação de jovens e adultos e testemunham o modo como eles tomam corpo no currículo deste projeto que, em 2024, completará cinquenta anos de existência.
Este repositório disponibiliza a coleção do Xerete!, organizada, no primeiro momento, pela Profa. Sylvia Xavier, autora da dissertação Currículo xeretado (Mestrado em Educação pela PUC-SP, 2015), complementada com as edições posteriores. Alguns números não puderam ser encontrados.
As edições aqui reunidas podem ser acessadas pela década/ano de sua publicação ou pelo tipo de conteúdo.
Ao digitalizar este acervo, o Colégio Santa Cruz almeja contribuir para o debate no campo da educação de adultos, ao mesmo tempo em que pretende preservar a memória de sua EJA e de educadores que estampam, como autores e personagens, as edições do Xerete!.