Seja bem vindo a fase de elaboração do Plano de Ação de nosso Campus para o ano de 2022, sua participação é muito importante!

Somos da equipe de Desenvolvimento Institucional e estamos aqui para auxiliar você na elaboração de seu Plano de Ação para 2022! Suas ações vão compor o planejamento de nosso Campus e estamos todos comprometidos para cumprir nossa missão de ofertar educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade!

Mas antes de tudo precisamos relembrar que Nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um planejamento criado para o período de 5 anos (2019-2023) e é nele que precisamos nos guiar para planejar nossas ações. No PDI foram definidas quatro perspectivas ou dimensões, e para cada dimensão respectivos objetivos estratégicos. Vamos construir nossas ações para 2022 olhando para cada dimensão e propondo ações específicas de acordo com o objetivo.

Tudo pronto? Então vamos lá!

Escolha por qual dimensão você quer começar, clique no link da sua área, preencha os dados sobre suas ações e lembre-se de acessar as 4 dimensões para checar onde suas ações se encaixam . Abaixo você encontrará exemplos de ações que podem ser propostas em cada objetivo.

Um ótimo trabalho! Obrigada pela contribuição!


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PLANO DE AÇÃO 2022

  • Período de coleta de dados: 10/08 até 30/08

  • Consolidação das Ações: 23/08 a 10/09

  • Envio do Plano de Ação ao Conselho de Campus: 15/09

  • Envio do Plano de Ação aprovado pelo Conselho de Campus à PRODI: 17/09

Resgate do Plano de Ação de 2021.

Sabemos que em virtude das restrições orçamentárias e todo contexto vivido nos últimos meses nem todas as ações previstas no plano de ação de 2021 foram passíveis de execução. Assim queremos auxiliar você a resgatar as ações que planejou ano passado e nos contar se elas ainda fazem sentido para você.

Se você deseja resgatar as ações do ano passado clique abaixo, por favor.


DIMENSÕES DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO IFRS

Resultados Institucionais

Nesta perspectiva, temos os objetivos estratégicos abaixo, junto com alguns exemplos de ações que podem ser propostas.

R1 - Promover verticalização entre os diferentes níveis, formas e modalidades de ensino.

Exemplos de ações deste objetivo: divulgar cursos existentes; promover integração com a comunidade acadêmica; propor cursos nos eixos existentes (verticalização).

R2 - Fomentar a integração entre ensino, pesquisa e extensão .

Exemplos de ações deste objetivo: realização de feiras, mostras e seminários; editais de fomento para projetos indissociáveis; criar grupos de trabalho interdisciplinares; criar cursos e projetos vinculados aos cursos regulares.

R3 - Promover ações de formação para a cidadania .

Exemplos de ações deste objetivo: eventos e palestras direcionados à cidadania; envolver a comunidade em debates sobre o tema.

R4 - Promover ações que visem o desenvolvimento social, econômico, ambiental, cultural e político da comunidade.

Exemplos de ações deste objetivo: fomentar incubadoras tecnológicas; comunicar e divulgar ações existentes; observatórios da comunidade/mundo do trabalho.

Processos

Nesta perspectiva, temos os objetivos estratégicos abaixo, junto com alguns exemplos de ações que podem ser propostas.

P1 - Aperfeiçoar critério para criação de cursos e vagas.

Exemplos de ações deste objetivo: pesquisas de demanda com a comunidade regional; estabelecer eixos / cursos de atuação do Campus; ferramentas de avaliação dos cursos (ciclo de vida do curso); ofertas de cursos EAD.

P2 - Aprimorar e consolidar a política de sustentabilidade ambiental.

Exemplos de ações deste objetivo: sensibilizar comunidade interna e externa sobre o tema; gerenciamento de resíduos; captação de energias renováveis; estimular projetos indissociáveis sobre o tema; envolver-se em programas existentes no município.

P3 - Aperfeiçoar os mecanismos para captação de recursos externos.

Exemplos de ações deste objetivo: parcerias com outras instituições; convênios; participar de editais de fomento externo; estimular prestação de serviço; registro de patentes.

P4 - Aprimorar e fortalecer a tecnologia da informação e a comunicação institucional.

Exemplos de ações deste objetivo: ações de divulgação do campus; infraestrutura de TI; melhorar canais de comunicação com a comunidade interna e externa; sistematização de fluxos de trabalho.

P5 - Fortalecer núcleos de ações afirmativas e AE.

Exemplos de ações deste objetivo: simplificar diretrizes para uso dos recursos das Ações Universais; dar espaço para que os núcleos possam agir de forma assertiva; desenvolver o amplo sentido do trabalho da assistência estudantil; capacitar servidores nessas áreas.

Pessoas e Conhecimento

Nesta perspectiva, temos os objetivos estratégicos abaixo, junto com alguns exemplos de ações que podem ser propostas.

PC1 - Incentivar parcerias interinstitucionais públicas ou privadas.

Exemplos de ações deste objetivo: busca ativa de parcerias; capacitar comunidade acadêmica sobre as possibilidades de parcerias; fomentar projetos cooperados; elaborar portfólio de capacidades/potencialidades; visitar empresas e instituições da região; banco de currículos de estudantes e egressos.

PC2 - Promover integração intercampi.

Exemplos de ações deste objetivo: promover feiras temáticas, eventos culturais e competições técnicas para integração; organizar eventos intercampi; fomentar mobilidade estudantil.

PC3 - Promover a capacitação/qualificação dos servidores com foco nos objetivos estratégicos institucionais.

Exemplos de ações deste objetivo: ações que promovam o sentido de pertencimento e comprometimento; cursos de ambientação, integração e atualização para servidores; cursos de formação pedagógica; participação em capacitações em geral;

PC4 - Promover e incentivar a qualidade de vida dos servidores.

Exemplos de ações deste objetivo: ações de integração dos servidores; espaços de convivência; ações de comunicação interna; capacitação de gestores; pesquisa de clima organizacional.

Orçamento

Nesta perspectiva, temos os objetivos estratégicos abaixo, junto com alguns exemplos de ações que podem ser propostas.

O1 - Fomentar infraestrutura adequada a todas unidades do IFRS.

Exemplos de ações deste objetivo: criação de checklist da estrutura mínima dos cursos em funcionamento conforme catálogo do MEC; levantamento de estrutura de salas de aula, laboratórios, espaços comuns - de equipamentos e materiais para consolidação dos cursos existentes; apoio e desenvolvimento de empresas juniores.

O2 - Ampliar captação de recursos extraorçamentários.

Exemplos de ações deste objetivo: promover que cada curso tenhas projetos de captação de recursos condizentes com sua área; concorrência em editais; parcerias parlamentares; desenvolvimento de tecnologias; capacitações na área.

O3 - Desenvolver meios de economicidade.

Exemplos de ações deste objetivo: campanhas de conscientização; descrição dos fluxos de trabalho; dimensionamento adequado para as compras; gestão de resíduos.

Plano de Ação 2022

Dicas

Dúvidas Frequentes