Curso 100% online e assíncrono
O curso ocorreu originalmente entre os dias 04 a 07 de julho/2022.
Certificado de 20h, válido como formação profissional e acadêmica
Palestrantes qualificados
Sala de aula virtual com material exclusivo
Investimento: R$ 15,90
Rafael Freitas (CHAE)
(04/7 19h)
Tema: Movimento sindical
Membro fundador e permanente do Grupo de Estudos Americanista Cipriano Barata (GEACB, link: http://geaciprianobarata.blogspot.com/), coletivo de professores voltado para a produção de conhecimento e socialização da História das Américas. Educador Popular, com histórico de fundação e coordenação de cursinhos comunitários, preparatórios para vestibulares e ENEM. Coordenador das bibliotecas populares Luis Carlos Solim e Alceu Barra. Participação com artigos e produção de fontes primárias de pesquisa utilizando a metodologia de História Oral em livros sobre História de Alvorada, Viamão e Gravataí, bem como no livro “Alvorada tradicionalista”. Graduado em licenciatura plena em História na FAPA (Faculdades Porto-Alegrenses), desde 2014.
Ivori A. de Moraes
(SEDUC/RS)
(05/7 19h)
Tema: Movimento dos trabalhadores sem terra
Professor estadual, formado em Pedagogia (UNIJUI-RS) e Especialização em Educação, trabalho e Movimentos Sociais (FIOCRUZ-RJ). Foi Membro da Coordenação do Comite Gaúcho do Forum Social Mundial. Atualmente é membro do Coletivo Estadual de Educação do MST e da AEDOC-RS.
Gislaine Borba
(SMED/Viamão)
(06/7 - 19h)
Tema: Racismo estrutural
Mestre em História pela UFRGS e doutoranda pela UFPEL, é diretora de escola na rede municipal de educação de Viamão. É Autora da pesquisa: A presença negra em Viamão: escravidão e liberdade nas últimas décadas do século XIX e do livro: Discursos de liberdade - Partido Liberal e abolicionismo em Porto Alegre (1870 - 1888).
Fani Tesseler (UERGS)
(07/7 19h)
Tema: Educação popular
Graduação em História (1979), mestrado em Educação (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade Alegrete, tendo trabalhado no MEC/UERGS\ PARFOR em São Luis Gonzaga/Uergs e Pedagogia PARFOR/ Uergs em Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial de professores. Experiência em Educação Profissional de Servidores Públicos de 1994 à 2011 na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos/RS, na Universidade de Caxias do Sul de 1996 até 2006 e na Faculdades Porto Alegrense de 2004 até 2011 no curso de História, em Supervisão de Estágios. Na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul coordenou o curso de Pedagogia em Alegrete por dois anos e trabalha em Fundamentos da Educação e Supervisão de Estágio em Educação de Jovens de Adultos/EJA, bem como com Educação Quilombola e Indígena. Docente no curso de Letras desde 2016 e coordena o curso de Pedagogia em Alegrete atualmente
Especificações
Movimentos sociais: Rumos e desafios no século XXI
É mais um curso desenvolvido e executado pelo Mauá. O curso conta a participação de alguns dos mais renomados professores e pesquisadores sobre o tema, com a supervisão e coordenação do Prof. Dr. Michel de Almeida.
Objetivos do curso:
Ofertar um curso de extensão aberto a toda a comunidade, com certificado válido, tendo como temática os os desafios para os movimentos sociais no século XXI.
Difundir conhecimentos diversos dos movimentos sociais.
Estrutura do curso:
Curso dividido em 4 módulos com aulas ministradas através de recursos online (videoconferências).
Os professores poderão disponibilizar materiais didáticos complementares na sala de aula do curso.
Todas as palestras ocorrem ao vivo, entretanto, estarão sendo gravadas e disponibilizadas na sala de aula do curso
Curso 100% online e assíncrono
O curso ocorreu originalmente entre os dias 04 a 07 de julho/2022.
Certificado de 20h, válido como formação profissional e acadêmica
Palestrantes qualificados
Sala de aula virtual com material exclusivo
Investimento: R$ 15,90