EITA LABS RECIFE - Uma cidade aberta para inovação

O Living Labs Recife, apelidado de EITA Labs, é mais uma iniciativa do E.I.T.A! Recife.

Tem como principal objetivo criar um ambiente de experimentação, onde teremos um cenário de laboratório vivo, desburocratizando e permitindo ações de inovações que possam ser testadas e construídas com participação ativa dos atores da região e fora dela.


O EITA Labs permitirá que o Recife se torne uma cidade aberta e conectada, por meio de cocriações de espaços públicos, possibilitando experimentações de soluções inovadoras a partir de uma rede conectada que busca impacto social, bem-estar e soluções digitais.


PRÉ-SELEÇÃO DE PROPOSTAS

Etapa voltada ao recebimento das propostas, com uma avaliação conforme critérios mínimos de elegibilidade. A partir dessas avaliações, o Comitê Técnico e o Conselho Gestor realizarão uma pré-seleção das proponentes. A ideia é que essa etapa ocorra em ciclos de 4 meses.

INSCRIÇÃO, CARÁTER ELIMINATÓRIO, DIVULGAÇÃO

ENCONTRO COM AS PROPONENTES

Reunião técnica dos especialistas com as proponentes pré-selecionadas para entendimento completo da solução e refinamento das propostas. Após decisão dos Comitês, haverá a publicação das propostas que foram selecionadas e consideradas aptas a se instalarem no ambiente do Programa EITA Labs.

CARÁTER ELIMINATÓRIO, DIVULGAÇÃO

CONTRATO E IMPLANTAÇÃO

Etapa de encaminhamento da documentação e elaboração dos contratos para implantação das soluções.Período dedicado à inserção das soluções para Cidades Inteligentes no Ambiente do EITALabs.

FORMALIZAÇÃO E IMPLANTAÇÃO


NEGÓCIOS

Experimentações da solução em ambientes reais da cidade com menos burocracia; Conexão com o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Parques Tecnológicos; Acesso das empresas selecionadas aos eventos organizados pelo Programa EITA Labs; Possibilidade de contatos com equipe especializada para consultoria em negócios e inovação; Disponibilização de equipe especializada da prefeitura de acordo com a área de negócio da solução proposta; Aproximação com parceiros e potenciais clientes, através de divulgações na página do programa e redes sociais; Disponibilização no portfólio de soluções da Expo EITA Labs.

VISIBILIDADE E ESCALABILIDADE

Divulgação das soluções em materiais e matérias jornalísticas e de publicidade relacionadas à temática de Cidades Inteligentes da qual a Prefeitura do Recife seja convidada a participar; Divulgações em ações de comunicação do Programa EITA Labs em suas redes sociais e nas mídias dos parceiros locais, regionais e nacionais; Organização de um Meetup anual sobre a temática alvo deste edital, que envolverá as empresas selecionadas, instituições de ensino, poder público, setor privado e sociedade civil organizada; Veiculação da marca das empresas selecionadas nas publicidades dos espaços digitais e físicos do Programa EITA Labs; Recepção de comitivas e visitas de instituições públicas e privadas interessadas em adquirir tecnologias e soluções voltadas à temática de cidades inteligentes; Ampla divulgação do Índice de Sucesso do Usuário (ISU); Possibilidade de replicação da solução em outras cidades.


FLEXIBILIZAÇÃO REGULATÓRIA

No âmbito do Programa, o Conselho Gestor poderá autorizar, durante o período destinado à realização dos testes e experimentações temáticas, a superação das barreiras legislativas e regulatórias com a suspensão da eficácia específica da legislação municipal, em matéria fiscal, econômica, urbanística ou outras; Acompanhamento pela Equipe Técnica EITA Labs para percepção das lacunas regulatórias e obsolescência da legislação, fornecendo informações sobre o ambiente legal e regulatório de cidades inteligentes e consequentemente estimular a propagação e flexibilização da legislação em outros ambientes.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Pessoas físicas ou jurídicas, isoladamente ou em consórcio, para o teste de soluções inovadoras por elas desenvolvidas ou a ser desenvolvidas, com ou sem risco tecnológico, a ser experimentadas em região delimitada na cidade do Recife por meio de edital divulgado conforme estabelecida no Decreto Municipal Nº 35511 do Sandbox Regulatório (LC 182).




O ambiente de experimentação do EITA Labs foi definido conforme o Anexo único do Decreto Municipal N° 35511 de 01/04/2022, sendo inicialmente delimitado na área demonstrada na figura abaixo:


Cinema do Porto Digital, 16º Andar

Cais do Apolo 222, Recife, PE

Evento presencial