A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922 em São Paulo. Ela é de grande importância para a cultura brasileira, pois foi através desse movimento artístico que conseguimos entender uma das escolas literárias mais inovadoras e importantes da história da literatura brasileira: o Modernismo.
Sua primeira exposição, como vimos pelos estudos realizados, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo e teve a participação de vários artistas cariocas e paulistas. Considerado por muitos estudiosos da literatura como um divisor de águas na cultura brasileira, o evento provocou grandes e profundas transformações nas artes de nosso país. A partir daquele momento, romperiam definitivamente com a cultura da
Europa ao propor a cultura brasileira nas artes plásticas, na música e na literatura.
Os alunos dos 7º Anos do Ensino Fundamental II escolheram subtema “A presença do negro na Semana de Arte Moderna até nos dias atuais”. Como os negros trouxeram grandes contribuições para a cultura brasileira através da música, das artes plásticas, ao samba e outras festas nacionais tais como o afoxé, maracatu, congada, capoeira entre outras. Por isso, a importância de mostrar e preservar essas práticas e rituais desses povos africanos, bem como sua religião, vocabulário, culinária e diferentes ritmos.
Graças à Semana de Arte Moderna, encontramos as diferentes características da nossa identidade social, cultural e artística, através da mistura de várias culturas e costumes presentes no nosso país. Portanto,esse trabalho engradece e enaltece os artistas negros brasileiros que contribuem para a nossa brasilidade.
Entre e prestigie esses artistas que enriquecem o Brasil com as suas artes.