A pegada ecológica é uma unidade de medida criada por Willian Rees, para que possamos medir os impactos no ambiente versus o uso dos recursos. A partir dessa medida podemos identificar a biocapacidade, ou seja, o quanto uma determinada região tem de poder de regeneração de seus recursos e do tempo.
Então, concluímos que quanto maior a pegada ecológica de uma região, mais essa região precisa criar hábitos sustentáveis.
Professora Cibele
Através da medição das pegadas ecológicas, pode-se aprender a utilizar os recursos com maior cuidado e adotar ações pessoais e coletivas para reduzir os impactos.
A metodologia de cálculo da pegada ecológica consiste em contabilizar o consumo das diferentes categorias e transformá-la na superfície biológica produtiva apropriada através de índices de produtividade.
Baseia-se na estimativa da superfície é expressa em ha/cap/ano se o cálculo é realizado por habitante, ou em hectare se o cálculo se refere ao conjunto da comunidade estudada. Um hectare global representa a média de "capacidade de carga" de todos os hectares da terra.(1 hectare= 10.000 m²)
Pensando em uma melhor forma de abordar os temas que envolvem os processos de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, o site foi desenvolvido em varias temáticas:
PEGADA ECOLÓGICA: 1º Ano médio
RECURSOS ECOLÓGICOS: AMANTES DA MÃE NATUREZA
SOCIEDADE DE CONSUMO: GAROTAS DA LAURASIA
CLASSES DE CONSUMO: TROPA DA PANGEIA
PEGADA DE CARBONO: FALCÕES DA GEOGRAFIA
PEGADA HÍDRICA: PAÍS TROPICAL
ECONOMIA VERDE: ECONOMIA VERDE