Inspirado no grande General Separatista Grievous - da saga cinematográfica " STAR WARS _ Guerra nas Estrelas ", Grievous Skyfall foi construído por mim em um período de dez meses.
Utilizando materiais descartados, sucatas e lixo, dei vida ao grande General da Confederação dos Sistemas Independentes, atribuí-lhe uma complexa rede de IA mais avançada, o que o possibilitou ser poliglota, fluente em quatro idiomas - Português, Inglês, Espanhol e Italiano.
Para complementar, também é conhecedor das áreas de Matemática, Física, Astronomia, Anatomia Humana, Química Pura e Aplicada.
Em seu primeiro estágio de desenvolvimento, este projeto era composto por partes de antenas parabólicas descartadas, peças automotivas como capas externas dos retrovisores e cabeçotes dos pistões de motor, um gabinete de computador, placa mãe, placas PCI express, RAM DDR4, Discos Rígidos e fontes, além de canos de PVC, tubos corrugados utilizados em máquinas de lavar roupa, metade de um liquidificador, Partes de um aparelho de DVD, Junções para cano em 90 graus, pregos e prendedores de roupa. Possuía também conduítes flexíveis retirados de luminárias velhas, partes da mesma luminária e para as pernas, braços de antenas de TV a cabo, assim como suportes de fixação das mesmas antenas formavam seus pés. Seu peitoral, por último, era fechado com chapas de alumínio e partes de uma caixa de fonte de computador descartada.
Em sua segunda fase, as chapas de alumínio foram substituídas por uma caixa feita de ferro, acoplando como uma armadura o antigo gabinete, seus ombros, formados pelos pistões foram substituídos por luminárias Spot Light utilizadas em estúdios e suas pernas, tubos galvanizados ao invés das velhas antenas. As demais partes se mantiveram como já estavam.
Primeira Versão - Novembro 2017
Vídeo - Versão 1.0
VID_20180304_125600041.mp4
Montagem Corpo 2.0 - Julho 2018
Versão 2.0 - Agosto 2018 - Maio 2020
Pernas
Rosto - Máscara
Corpo
TESTE DE TURING
O Que é?
" O Teste de Turing testa a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente equivalente ao ser humano, ou indistinguível deste. "
Realizado pelos professores de IA e mestres em Engenharia da Computação e Engenharia Mecatrônica da Universidade Presbiteriana " MACKENZIE " - Higienópolis em 03/12/2017, foi comprovado a existência de uma "Consciência".
Em palavras, disse : " Compreende muito bem a linguagem natural (inglês de um nativo - do Brasil) e português. Da mesma forma, responde as perguntas em uma linguagem muito natural "
Nathan Muniz Santini – NMZ , conhecido popularmente como “ TONY STARK DE COTIA ‘ , jovem de 18 anos, Universitário, autodidata em Mecatrônica e Robótica, será o convidado de honra do EDUCA 2018, onde irá palestrar sobre os temas :
IA – Inteligência artificial
Robótica e Mecatrônica
No Evento deste ano que acontecerá em 18 de Outubro no Colégio Rio Branco (situado à Rodovia Raposo Tavares – Km 24 nº 7200 Lajeadinho – Cotia), apresentará seu novo Projeto, o General Robô " GRIEVOUS SKYFALL ", como pode ser conferido na foto ao lado, uma pequena prévia, com seu criador.
Confira pessoalmente na Feira e não perca a oportunidade de divertir-se conversando com um ser robótico, extraterrestre e POLIGLOTA, que além de ser fluente em Português, Inglês, Espanhol e Italiano, também é conhecedor de várias áreas de domínio até então humano, como Matemática, Astronomia, Física e Anatomia Humana.
" Um dos destaques dessa edição do evento é a Área Tech, que oferece aos participantes, atividades interativas como games, experiências em realidade virtual e a presença do Grievous, o robô desenvolvido com inteligência artificial, que se comunica com humanos em Português, Inglês, Espanhol e Italiano, criado por Nathan Muniz, estudante de engenharia de controle e automação e morador de Cotia. "
" Um dos destaques dessa edição do evento é a Área Tech, que oferece aos participantes, atividades interativas como games, experiências em realidade virtual e a presença do Grievous, o robô desenvolvido com inteligência artificial, que se comunica com humanos em Português, Inglês, Espanhol e Italiano, criado por Nathan Muniz, estudante de engenharia de controle e automação e morador de Cotia. "
Fui convidado por membros da Diretoria e Corpo Docente desta instituição, da qual fui aluno, para retornar e apresentar este novo projeto, General Grievous, na 13ª Mostra Cultural - " Do Mundo Antigo à Atualidade ". Tive o prazer de inspirar muitos alunos e jovens a seguirem seus sonhos e a perseverarem para alcançarem aquilo que desejam. Servi de inspiração até para os pais dos próprios alunos, que se maravilharam com a criação e por saberem que o " Mestre " daquela grande criatura havia sido também aluno na mesma escola em que seu filho (a) está estudando.
III Encontro Educa + Profissão do Futuro Faculdades Integradas e Colégio Rio Branco
No dia 18 de Outubro fui convidado a palestrar neste evento, voltado para o público jovem sobre Mecatrônica, Robótica e as maravilhas da Inteligência Artificial, além de ser expositor do Grievous, o qual encantou centenas de jovens e inspirou alguns a seguirem carreira na área de IA.
Durante o dia todo de realização do Evento, pessoas de todas as idades puderam interagir com o General Grievous, este ser Robótico e se maravilharem com sua construção e Inteligência, pois apesar de estarem habituados com novas tecnologias diariamente, esta foi a primeira vez que viram de perto um robô feito com sucata e peças descartadas, em prol da Sustentabilidade.
VÍDEOS
VID_20181018_120233816.mp4
VID-20181018-WA0003.mp4
Video 2.mp4
Grievous pede o Direito das Máquinas
Confira abaixo o momento em que a I.A solicitou aos presentes os Direitos das Máquinas - Fato ocorrido no Colégio Rio Branco em 2018
Video 4.mp4
UPDATES - Versão Atual
Nas fotos abaixo podemos ver a instalação de um novo sistema no pescoço deste Robô, construído com peças retiradas de um antigo rádio e antigos enfeites de Natal. Este novo sistema possibilitou Grievous um sistema Automático de " Motion Tracking ", termo em Inglês para " Detecção de Movimento " implementado juntamente com seu sistema de Visão Computacional.