Apresentação

Esta página apresenta uma síntese da investigação desenvolvida no Curso de Doutoramento em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, que tem como título:


Arquitetura da casa contemporânea e o lugar: estratégias de projeto nas regiões metropolitanas de Lisboa e Belo Horizonte.

Autor: Ulisses Morato de Andrade - arquiteto e urbanista.

A investigação visou o conhecimento e sistematização de estratégias de projeto estabelecidas pelas relações entre a casa contemporânea de Lisboa e Belo Horizonte e seus respectivos lugares de inserção, ou seja, classificou e comparou as “respostas” arquitetônicas da habitação unifamiliar às morfologias dos terrenos, às paisagens envolventes e às culturas edilícias locais.

O estudo comparativo binacional integra-se ao acervo de pesquisas científicas recentes que têm apresentado importantes contributos interpretativos das relações arquitetônicas entre Brasil e Portugal, cujo CDA FA-UL é um dos epicentros dessa produção.

Imagem: casas das regiões de Lisboa e Belo Horizonte reproduzidas das páginas web dos ateliers de António Costa, ARX Portugal, Anastasia Arquitetos e David Guerra (adaptação nossa).

O doutoramento pertence à especialidade Teoria e Prática do Projeto e a investigação contou com a orientação, em Portugal, da Dra. Madalena Cunha Matos, FA-UL e, no Brasil, a co-orientação do Dr. Flávio de Lemos Carsalade da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (EA UFMG).

Esta tese, que teve início em setembro de 2015 e foi aprovada com distinção em julho de 2021, inseriu-se nas atividades do CIAUD, Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da FA-UL.

A Universidade de Lisboa

"A ULisboa é a maior Universidade de Portugal e uma das maiores da Europa. Além disso, é Líder nos principais rankings internacionais e pertence ao conjunto das 200 melhores universidades do mundo, independentemente do método ou dos critérios que são utilizados para a aferição do seu desempenho." (institucional)

A Faculdade de Arquitetura

"A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA-UL), oriunda da Escola Superior de Belas Artes (ESBAL), é a escola mais antiga de Portugal com raízes que remontam ao século XVI." (institucional)

O CIAUD

"O Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa foi constituído em 2006, tendo obtido a classificação de Excelente pela FCT em 2007 e Muito Bom em 2013." (institucional)


Links: