Apesar da tragédia que se abateu sobre o Museu Nacional, a Comissão Organizadora do IV SBPI reforça que o evento será realizado na data e local previstos. Ressaltamos que a entrada no Horto Botânico do Museu Nacional está sendo controlada e que todos os participantes precisarão se identificar e comunicar aos seguranças que irão participar do IV SBPI.


Sejam todos bem vindos!

O Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional solicita a colaboração de todos pesquisadores e alunos que tenham fotografias do acervo do DGP para que entrem em contato para nos repassar. Estas fotografias serão de importância crucial nas atividades de resgate, para identificação das amostras e recuperação de suas informações. Mandar email para museunacional.ufrj.br/memoria porém com cópia para schefflersm@mn.ufrj.br tudo que for referente ao DGP. Desde já agradecemos a colaboração.


APRESENTAÇÃO

O Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) têm a satisfação de informar que no período de 08 a 10 de outubro de 2018 será realizado, em suas dependências, o IV Simpósio Brasileiro de Paleoinvertebrados – SBPI 2018.

O Museu Nacional é a mais antiga instituição de pesquisa do país, abrigando a maior coleção de paleoinvertebrados da América do Sul. A implantação e a consolidação das ciências naturais no Brasil se confundem com sua própria história. Por isso, será uma honra sediar o IV SBPI, justamente no ano em que esta importante casa da ciência brasileira completa 200 anos. O evento faz parte oficialmente do calendário de suas comemorações.

Entre as instituições organizadoras do IV SBPI, com longa tradição em pesquisas paleontológicas, estão o Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional e o Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O evento contará com palestras diárias, apresentações orais e em pôsteres, mesas redondas e reuniões com o intuito de manter discussões sobre a temática geral dos paleoinvertebrados, atualizando os profissionais da área e os alunos em formação sobre o que vem sendo feito no Brasil.

Nesta edição o SBPI receberá também a II Reunião de Ostracodólogos do Brasil (ROB), que agregará ainda mais importância ao evento. Organizada pela Dra. Cláudia Pinto Machado (UCS) e Dra. Enelise Katia Piovesan (UFPE), a reunião tem o objetivo de agregar os pesquisadores das diferentes áreas da Ostracodologia, visando integrar os estudos desenvolvidos no Brasil.

Além disso, entre os dias 8 e 10/10 pretende-se realizar minicursos com duração de uma hora. Também está sendo organizada uma saída de campo posterior ao evento, nos dias 11 e 12/10. O período de submissão de resumos é até 15 junho de 2018.

A Comissão Organizadora se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e desde já agradece o interesse de profissionais e alunos em participar do evento, assim como de empresas e agências financiadoras em apoiá-lo.