II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas - SECLAM

"Educação, linguagem e ensino: a (re)construção do papel educador da Antiguidade aos nossos dias"

30 maio a 02 de junho de 2018 - Manaus-AM

Inscrições até 09 de abril para comunicadores e apresentadores de banner e até 15 de abril para ouvintes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em 19/07/2018 - Chamada para publicação nos Anais da II SECLAM

A comissão organizadora da II SECLAM informa sobre a alteração nos prazos para envio dos artigos para a publicação dos anais da II SECLAM. O novo prazo é até o dia 10 de agosto de 2018. Após a avaliação, os artigos serão devolvidos, caso seja necessário, para correção.

Por favor, leiam as informações sobre todos os prazos e orientação para formatação do artigo no documento ao lado.

ANAIS_II SECLAM_FORMATAÇÃO.pdf

Em 07/06/2018 - Fim das atividades da II SECLAM

A comissão organizadora da II SECLAM agradece imensamente a participação de todos os inscritos, alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e demais convidados que fizeram o evento se tornar um grande sucesso. Finalizamos os trabalhos com grande alegria e satisfação e esperamos que todos tenham aproveitado ao máximo tudo o que foi preparado com muito carinho para o brilhantismo desta Semana.

Em breve, daremos informações acerca dos Anais e das atividades futuras.

Os certificados estarão nos próximos dias disponíveis no site da UEA (cf. a 3a. circular). Também prestaremos todas as informações por e-mail.

Em 28/05/2018 - Alteração na palestra de abertura

A comissão organizadora da II SECLAM lamenta informar que o prof. Paulo Sérgio de Vasconcellos, que faria a palestra de abertura do evento, adoeceu repentinamente no dia de hoje, ficando impossibilitado de viajar para Manaus. O professor Paulo pediu imensas desculpas pelo imprevisto e colocou à disposição desta comissão o texto de sua fala, o qual apresentaremos resumidamente no mesmo horário em que ele a proferiria

Em seu lugar, muito gentilmente, aceitou proferir a conferência do dia 30/05, à noite, o prof. Dr. José Amarante, renomado estudioso de métodos de ensino de latim, ele mesmo autor de um dos mais recentes importantes livros didáticos sobre a língua latina, que, por sinal, será lançado na mesma ocasião: "Latinitas. Leitura de textos em língua latina" (volume único).

O tema da palestra do prof. Amarante será "Ars docendi Latinum: onde e como podem aprender a ser professores os jovens estudantes de latim? Notas sobre o projeto 'A Extensão Pesquisa o Ensino'".

Pedimos desculpas pela inesperada alteração, mas acreditamos que a contribuição do prof. Amarante em nada desmerecerá a alta qualidade do exposição proposta.

Em 24/05/2018 - Fórum dos professores de latim durante a II SECLAM

Durante a II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas terá lugar também o Fórum da ABPL (Associação Brasileira dos Professores de Latim), no dia 30 de de maio às 13:00h na Escola Normal Superior da Universidade Estadual do Amazonas. Nessa ocasião serão discutidos, entre outros pontos, a organização do próximo Encontro Nacional da ABPL que deverá ocorrer ainda este ano na Universidade Federal de Juiz de Fora. Estão convidados a participarem do Fórum todos professores cadastrados na Associação Brasileira dos Professores de Latim, bem como todos os interessados em fazer parte da ABPL.

Segue CONVITE do prof. Dr. Renato Ambrósio, Presidente da ABPL, à diretoria da Associação.

Em 21/05/2018 - Lançamento do livro "Latinitas. Leitura de textos em língua latina" (volume único), do prof. Dr. José Amarante (UFBA).

Informamos que inserimos uma nova atividade em nossa programação. No dia 30 de maio, às 18h, no Auditório da Reitoria, logo antes da conferência de abertura do evento, o prof. Dr. José Amarante (UFBA) fará o lançamento de seu método de latim intitulado "Latinitas. Leitura de textos em língua latina" (volume único). O autor estará à disposição para venda e autógrafo de seu livro.

Em 17/05/2018 - Alteração na conferência de encerramento

A comissão organizadora da II SECLAM vem informar que o professor Evanildo Bechara, infelizmente, não mais poderá se fazer presente em nosso evento. Prof. Bechara nos enviou e-mail há pouco tempo lamentando profundamente o imprevisto e explicou que sua esposa, de idade avançada, sob recomendação médica, está impedida de viajar nos próximos meses e, como o ilustre mestre somente viaja em sua companhia, visto que ele mesmo, já com 90 anos, também tem restrições com longas viagens, ele achou por bem cancelar sua participação, mas não sem antes pedir infinitas desculpas a todos os envolvidos na Semana e agradecer pelo convite. Sabemos da imensa lacuna que a ausência do prof. Bechara acarretará ao evento, mas entendemos sua decisão e contamos com a compreensão de todos os participantes.

Apenas agora divulgamos essa notícia, pois estávamos empenhados em confirmar a participação para a conferência de encerramento da ilustre profa. Dra. MARIA HELENA DE MOURA NEVES, que gentilmente aceitou nosso convite e fará sua contribuição à SECLAM. Temos certeza de que a vasta experiência e enorme produção acadêmica que elevaram a professora Maria Helena a uma das maiores autoridades do mundo em termos de gramática e ensino manterão o patamar de alta qualidade que esperamos com o evento. Sentimo-nos honrados com sua participação e estamos seguros de sua palestra será um grande acontecimento para a Universidade do Estado do Amazonas.

Conheça um pouco mais da professora Maria Helena aqui.

Em 13/05/2018 - Prorrogação do prazo para reserva na atividade cultural

Você ainda pode fazer sua reserva para participar da atividade cultural do dia 02/06 clicando aqui. O prazo foi prorrogado para o dia 25 de maio. Aproveite! Há poucas vagas!

Em 07/05/2018 - Lista de inscritos como ouvintes e nos minicursos

Já estão disponíveis, para conferência e confirmação, as listas de inscritos como ouvintes e nos minicursos. Reiteramos que aqueles que preencheram o formulário de inscrição, mas não procederam ao pagamento no prazo estipulado ou que não enviaram o comprovante de pagamento, não estão efetivamente inscritos e, por isso, não constam nas listas disponibilizadas. Caso você tenha pago e enviado o comprovante, mas não encontra seu nome, entre imediatamente em contato com a organização pelo e-mail temasclassicos@gmail.com. Não serão aceitas novas inscrições, nem novos pagamentos, nem alteração nos minicursos.

Em 05/05/2018 - Sessões temáticas disponíveis

Já estão disponíveis as sessões temáticas da II SECLAM. Confiram aqui o dia, horário e local de sua comunicação oral. Bom evento a todos!

Em 03/05/2018 - Alteração do local das atividades do dia 30/05, à noite.

Em decorrência do alto número de inscrições, a comissão organizadora da II SECLAM decidiu alterar o local das atividades do final da tarde e da parte da noite do primeiro dia do evento. Assim, a abertura oficial e a primeira conferência acontecerão NÃO mais no Palácio do Rio Negro, como estava planejado, e sim no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UEA (confira a programação geral). Infelizmente, o espaço restrito do Palácio não permitirá a acolhida da forma que gostaríamos à quantidade de inscritos que recebemos. De qualquer modo, recomendamos fortemente uma visita ao Centro Cultural Palácio do Rio Negro durante sua estada em Manaus. O lugar vale a pena ser conhecido. Agradecemos pela compreensão de todos.

Terceira circular circular - Sobre as comunicações orais, certificados e publicação nos anais do evento

Terceira-circular.pdf

Em 10/04/2018 - Inscrição para comunicadores e banner encerrada.

As inscrições para comunicação oral e apresentadores de banner estão encerradas. Os participantes que já tiveram seus textos aprovados devem proceder ao pagamento até o dia 15/04, sob risco de não ter sua inscrição efetivada. Para ouvintes apenas, as inscrições vão até o dia 15/04. Nesse caso, o pagamento já deve ser feito de imediato.

Em 28/03/2018 - Inscrições para comunicação oral e banner prorrogadas.

Os interessados em submeter trabalhos para comunicação oral e banner podem enviar seus resumos até o dia 09/04, mantendo-se a data final para pagamento no dia 15/05. Apenas para essas modalidades (comunicação oral e banner) ainda será possível se inscrever nos minicursos (cf. a programação geral). O pedido de inscrição nos minicursos deve ser feito DEPOIS de preencher o formulário on-line. Após isso, o participante deve informar POR E-MAIL (temasclassicos@gmail.com) em qual ou quais minicursos deseja se inscrever. Mas lembre-se que alguns minicursos são concomitantes.

Segunda circular - Detalhes sobre o evento e informações sobre Manaus

Segunda-circular.pdf

Primeira circular - Sobre o evento

Primeira-circular.pdf