Crianças e Adolescentes precisam da brincadeira e do jogo, assim como os adultos. Dias de isolamento em casa são uma ótima oportunidade de compartilharmos momentos lúdicos, e ainda aprendermos muito. Se o local em que a família mora possui quintal ou varanda (e que não haja contato com vizinhos), é importante que todos os dias as pessoas passem tempo ao ar livre. O sol, o ar livre e a amplitude de movimentos são muito úteis para fortalecer a saúde. Se este não for o caso, mesmo assim será muito importante manter cortinas e janelas abertas. Mas o principal é manter o corpo em movimento. Para isso, temos tantas opções de atividades: desde os trabalhos manuais até jogos de tabuleiro e aquelas brincadeiras antigas, do tempo dos pais ou avós. Os links a seguir trazem diversas opções. E o ideal é que, a cada dia, parte do tempo seja dedicado às brincadeiras, não apenas durante este período de isolamento, mas por toda a vida.

JOGOS DA CULTURA AFRICANA

AMARELINHA AFRICANA TECA TECA - ORIGINAL E VARIAÇÕES

Muito tem se falado de jogos de matriz africana. Nesse vídeo você encontra uma opção supertop: Amarelinha Africana Teca Teca! Fora do Brasil, o pessoal dá um show fazendo criandomovimentos e coreografias diferentes. Diverta-se jogando e criando novas formas de jogo!

MANCALA - JOGO DE TABULEIRO DE ORIGEM AFRICANA

E aí galera! Olha o vídeo com o jogo de tabuleiro MANCALA. Existem várias formas de jogar,mas trouxemos um jeito muito simples para quem está começando a aprender sobre aMancala. Jogado na África do Sul, Gana, Argélia, Nigéria e vários outros países do continenteafricano. Cada lugar um nome diferente e um jeito único de jogar, esse jogo com mais de 2.000anos de história.
Episódio do programa Nova África (TV Brasil), exibido em 2017. Aborda o Futebol emCamarões, a luta Lamn no Senegal e o Rugby na África do Sul.

Músicas para aprender sobre o corpo humano

Uma coletânea montada pela professora Tiandra Quaresma, da EBM Virgílio dos Reis Várzea, em que as crianças brincam com músicas que falam sobre as partes do corpo humano. (1º e 2º Anos)
Jogos de mão são brincadeiras tradicionais da cultura das crianças. Nessa playlist podemos aprender diversos tipos!

UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL 

O curta conta histórias da infância do Rei do Futebol. Zuza, companheiro de pelada, relembra as façanhas do menino Pelé nos campos de terra de Bauru. Curta metragem de Paulo Machline (1998). 

A ESCOLA DE ENSINO FENOMENAL 

Na Escola de Ensino Fenomenal as ideias das crianças são levadas à sério. Diretor FIFI é um mestre das brincadeiras e não mede esforços para apoiar os alunos em suas aventuras lúdicas. Uma grande festa está por acontecer! Curta metragem muito divertido! 

AUÊ – 1ª TEMPORADA 

Em formato de série audiovisual documental, AUÊ promove uma incursão ao imaginário de crianças brasileiras pertencentes a distintos contextos socioculturais. A cada vídeo, uma nova brincadeira é apresentada ao telespectador. A série reúne na primeira temporada 27 episódios com duração de dois minutos cada e envolveu alunos de escolas públicas. 

O FIM DO RECREIO 

No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Este curta-metragem participou da 12ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (2012). 

PLAYLIST - A BOLA 

A BOLA é uma série documental de 5 episódios que revela o fascínio universal da mais simples e perfeita das brincadeiras do homem. Quando não havia sequer o Brasil, muito menos o futebol, a bola já rolava nos pés de diversos povos do planeta. Passando por Myanmar, Tailândia, Alemanha, Irlanda e Brasil, a série celebra a união de distintas culturas em torno de uma só paixão. Com 15 minutos de duração, cada episódio busca a origem da bola para apresentar toda a tradição de um país ao redor do jogo. 

PLAYLIST – PARALYMPIC SPORTS 

Você conhece os esportes paralímpicos, aqueles que são praticados pelas pessoas com deficiência? Esta série de pequenos vídeos mostra as diversas modalidades que fizeram parte dos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012. 

Brincadeiras e jogos para fazer em casa

Para quem já está com saudade do futebol

Um dos museus mais visitados do país, fica no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e disponibiliza diversas exposições online, todas gratuitas, com temas diversos: a história do futebol no Brasil, da seleção brasileira, da participação das mulheres e dos negros no esporte, etc. 

E para quem gosta de circo, vale a pena conhecer o Cirque du Soleil

Especial de 60 minutos com momentos inspiradores de seus shows icônicos KURIOS - Cabinet of Curiosities, '' O '' e LUZIA. 
O Cirque du Soleil (Circo do Sol) é a maior companhia circense do mundo, sediada no Canadá e fazendo shows por todo o planeta. Conta inclusive com diversos artistas brasileiros. Seus espetáculos são cheios de movimento, cores, luzes e música. Nesta página é possível assistir trechos de apresentações, ouvir as músicas e também acompanhar a rotina de treinos, maquiagem e viagem dos artistas. 

Que tal conhecer algumas brincadeiras?

O Mapa do Brincar é uma iniciativa da "Folhinha", suplemento infantil do jornal Folha de São Paulo. O site reúne hoje 750 brincadeiras de todo o país. Cada brincadeira registrada neste site traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade em que mora o participante que mandou a brincadeira. É possível inclusive enviar novas brincadeiras ou memórias das brincadeiras dos tempos passados, através do e-mail: mapadobrincar@uol.com.br
O projeto catalogou brincadeiras de todo o Brasil, através de visitas a comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Na aba “Brincadeiras” é possível conhecer jogos e brinquedos, inclusive com tutoriais. Na aba “Série Infantil” é possível assistir mini-documentários que retratam brincadeiras dos lugares mais diversos do Brasil. 
Disque Quilombola - Documentário, 13" - Crianças do Espírito Santo conversam de um jeito divertido sobre como é a vida em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma genuína brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças. Dirigido por David Reeks.

SUGESTÕES PARA BRINCADEIRAS EM CASA

Diversas sugestões do site “Tempo Junto” para atividades divertidas neste tempo em casa: 

Você gosta de jogar em seu celular? Os jogos abaixo são sugestões do Prof. Alexsandro Fernandes, da EBM Mâncio Costa – Escola do Futuro. Todos os aplicativos são gratuitos. 

Dança e coreografias

Você precisará de um celular e também de uma televisão, para dançar (de verdade!) em diversos ritmos. 

Dança

O GoNoodles é uma plataforma de vídeos para crianças (de 4 a 10 anos), com mais de 300 vídeos que apresentam músicas infantis, dança, ioga, alongamento, foco, respiração profunda, etc. A proposta é trazer movimento ao cotidiano das crianças. 

Xadrez

Atividades Físicas

Aplicativo desenvolvido pela American Heart Association (Associação Americana do Coração), uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que providencia cuidados cardíacos no sentido de reduzir lesões e mortes causadas por doenças cardiovasculares e AVC. O aplicativo estimula que as crianças pratiquem atividades físicas diariamente e usa como tema o Campeonato de Futebol Americano dos Estados Unidos, a NFL. 

Yoga

Este aplicativo propõe exercícios de yoga voltados às crianças (e outras pessoas iniciantes nesta prática), com as poses ilustradas e explicadas (em inglês). 10 exercícios por dia! 

Cai e Seleciona - Esportes