SEMANA MUNICIPAL DO LIVRO INFANTIL 2024

Semana Municipal do Livro Infantil chega a 15 anos de história

Secretaria de Educação da Capital  promoverá o evento de 12 a 19 de abril em diversos espaços da cidade


A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, promove de 12 a 19 de abril a Semana Municipal do Livro Infantil. Serão comemorados 15 anos  de evento com atividades espalhadas por toda cidade. Haverá lançamentos de livros, exposição de obras, rodas de conversa com escritores, troca-troca de livros, teatro, contação de histórias, visita a museu e oficinas literárias e de histórias em quadrinhos. 


A abertura da  Semana ocorrerá  no dia 12, às 14 horas,  no auditório  do Cinema do Centro Integrado de Cultura.  A partir das 15 horas, será realizado o lançamento do livro “Aldeias Reais”, de Marlete Cardoso, bem como acontecerá a exposição de obras com temática Indígena e Africana, pela Editora Paulus. O espetáculo “A Rendeira e a Tartaruga”, da Companhia Vibrata, será encenado às 16 horas. 

 

A Semana Municipal do Livro Infantil visa estimular o gosto pela leitura e escrita. Busca também ampliar o repertório sobre a literatura catarinense entre crianças, estudantes, profissionais  da educação e público em geral. 

 

O evento foi instituído em 2010 pela Lei Municipal n. 8.125. Ocorre sempre no período de comemoração do Dia Nacional do Livro e a data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, 18 de abril.

 

Em 11 espaços serão desenvolvidas atividades, assim como em escolas e núcleos de educação infantil. Haverá atividades no Centro Integrado de Cultura, Sesc Prainha, Museu  Hassis, Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação, sedes do Bairro Educador, Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil), Fundação Cultural Badesc, Hospital Infantil João de Gusmão e Shopping Vila Romana  (por intermédio da Marte Cultural).

FESTIVAL ESCOLAR DA CANÇÃO 2024

O Festival Escolar da Canção, da Prefeitura  Municipal de Florianópolis (PMF), está de volta. Na segunda edição do evento, as inscrições poderão ser feitas até 18 de abril, via formulário que será disponibilizado online no site da PMF e nas redes sociais: @pmfeduca e @festivaldacancaopmf.  

   

Com realização da Secretaria Municipal de Educação (SME),  haverá três etapas regionais e uma etapa final, sendo a primeira no mês de maio enquanto as demais ocorrerão  em junho.  

 

Conforme a secretária de Educação, o festival tem como principais artistas e cantores os próprios estudantes e profissionais da rede municipal de ensino.  “Almejamos  revelar as vozes e talentos em nossas unidades educativas”, diz Fabricia Luiz Souza.

 

 “No festival, não há restrições em relação aos gêneros musicais escolhidos.  Incentivamos  a diversidade e a expressão individual dos participantes”, complementa. 

 

No ano passado o homenageado foi o poeta Zininho, autor do Rancho do Amor à Ilha. Dessa vez o festival leva o nome de Neide Mariarrosa, que foi uma das principais cantoras de Santa Catarina.

TEM NOVIDADE

 Poderão participar do festival todas as crianças a partir de  5 anos de idade  matriculadas na educação infantil, bem como os estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, incluindo a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA).

 Além disso, serão aceitas inscrições dos estudantes do Bairro Educador e das unidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação. 

A novidade é a inclusão da categoria “Profissionais da Educação”, que reunirá quem atua nas mais diversas áreas da rede de ensino  e das conveniadas. 

 

 CATEGORIAS

 PICHUCO - para crianças matriculadas do G6 ao 2º ano do ensino fundamental. 

 PIMPOLHO- para estudantes matriculados do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. 

 JUVENIL – para  estudantes matriculados do 6º ao 9º ano  do Ensino Fundamental. 

 VETERANO- para estudantes matriculados na EJA. 

 PROFISSIONAIS – para servidores aqueles que atuam na educação dos Neims, escolas básicas, EJA, conveniadas e no órgão central.

 

 PERFIL DE NEIDE 

 Florianopolitana, Neide nasceu em 11 de abril de 1936, começando  sua carreira no rádio, aos 13 anos de idade, como cantora. 

A partir de um concurso que venceu, começou a trabalhar na Rádio Guarujá e em seguida  na Rádio Diário da Manhã, onde era cantora, radioatriz e locutora, nas décadas de 1950 e 1960. 

 

Neide Mariarrosa teve seu talento reconhecido por Elizeth Cardoso, cantora de renome e sucesso nacional, que, após conhecer Neide durante a passagem para um show em Florianópolis, em 1962, convenceu a catarinense a ir tentar a carreira no Rio de Janeiro. 

 

Em 1963, a bordo de um Ford 51 guiado pelo amigo Claudio Alvim Barbosa, o Zininho, partiu para a considerada Cidade Maravilhosa. 

 

Na capital fluminense, Neide gravou seu primeiro compacto e morou na casa de Elizeth Cardoso entre 1964 e 1970, quando teve a oportunidade de conhecer grandes nomes da música como Baden Powell, Elis Regina e Jacob do Bandolim. 

 

Apesar de todo o sucesso em shows e festivais, em 1970, Neide voltou para Florianópolis. O que era para ser apenas uma visita de Natal à família, transformou-se em um retorno definitivo à cidade. 

 

Sobre essa volta, as opiniões de parentes e amigos são diversas. Há quem diga que Neide teve um grande desgosto no Rio de Janeiro e por isso resolveu voltar, há quem diga que foi saudade.  Faleceu aos 58 anos, no dia 4 de setembro de 1994, em Florianópolis.

 

 FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI.

DIVISÃO DE PROJETOS ESPECIAIS

Escola do Mar


Informações: https://sites.google.com/sme.pmf.sc.gov.br/escoladomar


Inscrições de projetos para agendar saídas de estudos complementares com a Escola do Mar poderão ser feitas de 26/02/2024 a 30/04/2024. 

Contato: escoladomar@sme.pmf.sc.gov.br  | 32662954 

Contos e Causos na Educação | Solicitação de apresentação

Projeto desenvolvido pela Divisão de Projetos Especiais 

Contos e Causos na Educação conta com os personagens Vô Zeca, Dona Mocotinha e Palhaço Tortelini.

Para solicitar a apresentação dos personagens, preencha o formulário clicando aqui!

Outras Informações:  projetos.especiais@sme.pmf.sc.gov.br


-------------------------------------------------

“Era uma vez com Vô Zeca” é um convite para as crianças de todas as idades viajarem no mundo da imaginação através da literatura infantil.  

Ele é um simpático senhor que mora dentro de uma biblioteca e decide sair por aí com suas histórias, nos encantando com lindos contos infantis e claro, sempre acompanhado do nosso Boi de Mamão. 

Ao longo do tempo, Vô Zeca vêm conquistando o coração da nossa rede abordando temas importantes e que fazem parte do nosso cotidiano.

Não perca tempo, faça o convite e se prepare para viver uma aventura inesquecível ao lado deste querido vô.

--------------------------------------------------

Dona Mocotinha

Ô seu Istepô... 

Quer conhecer um pouco mais sobre a cultura da Ilha, de forma divertida e cheia de informações?

A Mocotinha é uma simpática manezinha que adora conversar e contar "causos", trazendo muita cultura e histórias da Ilha, abordando temas como as heranças culturais deixadas pelos indígenas e açorianos. 

Mas cuidado, Bruxas, Lobisomens e outros seres mitológicos podem aparecer…

Ela adora um café com rosca e uma boa conversa. 

Não deixe de convidar e conhecer esta querida...

Vocês vão se apaixonar!

----------------------------------------------------------

Palhaço Tortelini - Pescador Doca

Quer tirar as crianças do lugar comum?

Quer levar alegria, diversão e construir momentos de felicidade?

Então chama o Palhaço Tortelini e tenha um dia diferente, onde a festa e a brincadeira serão os carros chefes da descoberta da palhaçaria e a figura do palhaço como um personagem que leva amor, ingenuidade e carinho para sua Unidade.

Um espetáculo para estimular a alegria e o bom humor para o público infantil.

Prepare-se para rir e se divertir!

Obs.: espetáculo para Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) e educação infantil.

FORMAÇÃO EM PALHAÇARIA:  Palestra sobre o Circo Brasileiro e sua importância cultural; Oficina de Palhaçaria. 

- Para Professores(as) e Alunos do ensino Fundamental (6 ao 9 Anos).

- Professores (as) da Educação Infantil. 

O PESCADOR DOCA é um pescador da Barra da Lagoa que gosta muito de contar histórias de pescador. 

Sujeito meio ladino, faceiro, mas muito desconfiado. Quem gosta de ouvir causos inacreditáveis e bem humorados, não deixe de conhecer esse personagem manezinho da Ilha.

Fala sobre a pesca , as dificuldades de ontem e hoje, os peixes da Ilha , as épocas de pesca, os tipos de embarcações.

----------------------------------------------------------

NA CASA DA MOCOTINHA (proposta para eventos com famílias, festas culturais ou grandes grupos, preferencialmente) 

O que tem na casa da Mocotinha???

Na casa da Mocotinha tem comida saborosa, muita renda de bilro, decoração açoriana, diversão e prosa. 

Quer conhecer a casa dela?

Então faça o convite e conheça um pouco mais sobre a A CASA DA MOCOTINHA, que junto ao Vô Zeca e o Pescador Doca, trazem muita diversão pra todos vocês.

Eles levam muita cultura e informação, abordando questões da pesca e das lendas da ilha. Pra finalizar este grande momento, todos os “vizinhos” são convidados para uma grande roda de boi de mamão!

Não percam a oportunidade de participar deste grande momento!

----------------------------------------------------------

VÔ ZECA CONTA HISTÓRIAS DE LOBO

Parece impossível em tão pouco tempo querer distância de alguém e depois se apaixonar???

É exatamente isso que acontece quando o vô Zeca resolve contar histórias de lobo mau (nem tão mau assim).

O que no começo parecia tão distante, no final se torna muito real… 

E as crianças???

As crianças ficam encantadas e apaixonadas pela “fera”.

Pode acreditar. Convide o vô Zeca para esta aventura e veja o impossível acontecer…

Ah, não contem pra ninguém, mas vocês vão conhecer outro lado do lobo que gosta de dançar e fazer caretas…

O resto só vendo pessoalmente!

Prevenção | Solicitação

Projetos na área de Prevenção desenvolvidos pela Divisão de Projetos Especiais e coordenados por Charles Schonorr


1) Bombeiro Mirim

2) Vigilante Mirim

3) Formação e Prevenção em Primeiros Socorros

4) PROERD

5) Grupo de abandono em situações de emergência

6) Rede Vida no trânsito

7) #tamojunto

8) Rede de atenção às violências sexuais

9) Educação de Verão


Para solicitar Projetos na área de Prevenção, preencha o formulário clicando aqui!


Outras Informações:  projetos.especiais@sme.pmf.sc.gov.br

Ladrilhando com Mosaico | Solicitação

No projeto Ladrilhando com Mosaico, são produzidos mosaicos a partir de objetos e itens descartáveis, com  objetivo de incentivar as práticas sustentáveis. 

Projeto desenvolvido pela Divisão de Projetos Especiais 

Para solicitar a criação de mosaicos, preencha o formulário clicando aqui!


Outras Informações:  projetos.especiais@sme.pmf.sc.gov.br

Memórias Unidades Educativas 02.pdf

Certo dia a Professora Lélia Nunes Pires (Vice Presidente do Conselho Municipal de Educação) me ligou perguntando quem era Beatriz de Souza Brito, que dá nome a uma de nossas Escolas. Eu não sabia e não tinha a informação na hora ! Levei 1h30 para conseguir a informação! Daí nasceu a ideia de criamos uma livro contando um pouco da história dos Patronos e Patronesses de nossas Creches e Escolas!  Aproveite 


Maurício Fernandes PereiraSecretário de Educação