Sobre o Programa

O Programa Gira Mundo Professores é uma ação do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), desenvolvida com o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica no Estado mediante a formação de professores e gestores da Rede Estadual de Ensino em instituições de ensino superior internacionais com excelência reconhecida em diferentes áreas do conhecimento.

Em 2020, as atividades do Gira Mundo Professores se articulam com as formações remotas desenvolvidas pela SEECT/PB no âmbito do Regime Especial de Ensino, por meio da oferta de cursos de formação continuada, palestras virtuais e ações desenvolvidas pelos professores em suas unidades de trabalho.


Histórico

O programa Gira Mundo Professores teve início em 2016, com o envio de 20 professores para capacitação profissional em áreas de cunho pedagógico na Universidade de Ciências Aplicadas de Hame (HAMK), na Finlândia. Posteriormente, teve sua expansão para mais uma universidade finlandesa, também de Ciências Aplicadas, mas com trabalho mais voltado à área do empreendedorismo educacional, a TAMK; além de uma nova abrangência da proposta formativa, incluindo novas áreas de trabalho, como a parceria com os Kibbutz Lotan e Ketura, em Israel, com temas voltados ao desenvolvimento do semiárido e a Universidade de Mondragon, na Espanha, propondo trabalhos desenvolvidos na área do Cooperativismo Social e Educacional. Até o ano de 2020 foram enviados para capacitação 270 professores, em 16 grupos diferentes.

O programa tem uma forte influência no desenvolvimento educacional da rede, com projetos que, através de suas ações de sucesso, tornaram-se políticas públicas da educação Estadual, como a Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba, que oferece cursos de formação na modalidade da Educação à Distância (EaD), o Centro de Referência em Inovação da Aprendizagem (CRIA), a disciplina Colabore e Inove, o Ouse Criar e diversos outros projetos com grande impacto na rede Estadual de ensino.

EcoCampus at Kibbutz Lotan | Photo by Kibbutz Lotan Center for Creative Ecology

Universidade de Mondragon - Espanha

Edital / Cursos

Processo de Seleção Simplificado de cursistas para participação em Curso de Formação Continuada ofertado pelo Programa Gira Mundo.

Monitoramento Sistemático na Educação

Qual a importância do monitoramento? Quais os resultados positivos? A cultura de monitoramento de dados na educação é recente, mas vem apresentado resultados positivos de forma significativa, corroborando com a aprendizagem dos estudantes.

EnglishLab (Laboratório em Língua Inglesa)

EnglishLab - É uma plataforma que servirá de ambiente para a prática das habilidades linguísticas da língua inglesa hospedada no Google Classroom..

Educação STEAM como Modelo Pedagógico para o Ensino Inovador

STEAM é uma abordagem de ensino e aprendizagem que integra conteúdos curriculares e as habilidades científicas, tecnológicas, de engenharia, artísticas e matemáticas

Resultado Final

Cursos de Formação do Gira Mundo Professores

Classificação Final - CURSO 1 - Monitoramento Sistemático na Educação

Classificação Final - CURSO 2- EnglishLab (Laboratório de Língua Inglesa)

Classificação Final - CURSO 3 - Educação Steam como modelo pedagógico para o Ensino Inovador

Resultado Preliminar

Cursos de Formação do Gira Mundo Professores

Classificação Preliminar - CURSO 1 - Monitoramento Sistemático na Educação

Classificação Preliminar - CURSO 2- EnglishLab (Laboratório de Língua Inglesa)

Classificação Preliminar - CURSO 3 - Educação Steam como modelo pedagógico para o Ensino Inovador

Palestras Formativas

Programa Gira Mundo Professores realiza Webnários que vão discutir experiências do ensino remoto

Formação de Formadores

TAMK e HAMK

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), por meio do Programa Gira Mundo Professores vai realizar uma série de Webinários com o objetivo de promover discussões sobre as experiências, desafios e soluções encontradas no ensino remoto adotado durante a pandemia da COVID – 19, a partir da perspectiva dos professores que participam da formação internacional desenvolvida em cooperação com as universidades finlandesas de TAMK e HAMK.

A ação será aberta ao público e ocorrerá no canal no youtube da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia nos dias 24, 25 e 28 de agosto, e 01, 02 e 04 de setembro, a partir das 17h.

Dentre os temas estão: ‘Webinário como ferramenta para a intervenção pedagógica e formação continuada’, ‘Metodologias Ativas da Aprendizagem no Ensino Remoto’; ‘Disciplinas Empreendedoras, protagonismo e dinamicidade no Ensino Remoto: Um Projeto de Vida’; ‘Saúde Emocional’ e Bem estar da Equipe Escolar no Ensino Remoto’, ‘Ferramentas digitais para o ensino híbrido’ e ‘Avaliação Por Competências e a Prática de Feedbacks na Sala de Aula’.

Programção

Projetos em Desenvolvimento

Editais 2019/2020

ESPANHA – MONDRAGON

Atividade: Mini Curso de Educação Cooperativa e Formação Continuada.

Número de vagas: 20 (10 por turma)

Resumo: Curso para a implementação de práticas pedagógicas voltadas à educação cooperativa e constituição de uma equipe de formação continuada na escola.

Data: do dia 20 de agosto a 29 de Outubro (20 h/a)

Dia: Todas as Quintas Feiras

Hora: 14:00h-16:00h e

16:00h-18h

Plataforma: Google Meet e Classroom

Professor Convidado: Robson Benício (Giramundo Espanha 2019 – ECIT Nenzinha Cunha Lima)

Programação

Módulo I: Projeto Giramundo Professor Espanha, A Experiência Cooperativa de Mondragon;

Módulo II: Modelo educacional basco e o Modelo educacional paraibano;

Módulo III: Equipe de Formação Continuada;

Módulo IV: Aprendizado Baseado em Problemas e Sistema Aprender para Cooperar/ Cooperar para Aprender.